No dia de 20 de Janeiro teve lugar nas instalações do ISEC Lisboa a Conferência Final do Projeto Europeu KA3 Teaching To Be (T2B), um projeto que envolveu 8 países da União Europeia. Esta iniciativa reuniu no mesmo espaço todos os docentes que colaboraram nas diferentes fases do projeto nos últimos três anos, bem como a equipa de investigadores do ISEC Lisboa que tornou tudo isso possível.

Ao longo do dia, tivemos a oportunidade de refletir e discutir sobre o bem-estar docente, os seus fatores promotores e inibidores, contando para isso com oradores convidados especialistas nesta temática, como o Professor Doutor Leonel Oliveira, investigador na Universidade do Minho, o Professor Doutor José Castro Silva, docente e investigador no ISPA e o Professor Doutor Fernando Alexandre, da Direção-Geral da Administração Escolar.

Procurou-se, deste modo, dar uma perspetiva multidimensional do bem-estar docente, que salienta a complexidade de variáveis associadas aos professores, alunos, famílias, políticas educativas e que podem contribuir para a melhoria do bem-estar docente em Portugal e na Europa. Por fim, a equipa de investigadores do ISEC Lisboa teve a oportunidade de apresentar o projeto e a respetiva metodologia, bem como os resultados nacionais obtidos ao longo destes 3 anos.
Reforçamos um especial agradecimento a todos os que puderam marcar presença, aos professores que aceitaram fazer parte deste estudo, e aos vários parceiros que contribuíram para o sucesso do T2B.

 

GCI | janeiro 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS