No dia 13 de dezembro, decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (AEPS), a ação de curta duração “Ponte de Sor: A Cidade que Educa e Transforma: Desafios de Cidadania e Participação Ativa dos Cidadãos”. Esta ação dinamizada, em parceria com o município, o AEPS e o Centro de Formação Prof’Sor, contou com a presença da Doutora Isabel Baltazar, Coordenadora da Cátedra. 

Tendo este sido o primeiro município do país a formalizar esta integração constituiu-se como um momento privilegiado para firmar a importância da inclusão num projeto como a Cátedra UNESCO “A Cidade que Educa e Transforma” liderada pelo ISEC Lisboa.

Com esta parceria o Município de Ponte de Sor compromete-se a difundir os objetivos deste projeto, nomeadamente:

  • a promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;
  • a Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias;
  • a criação de uma rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;
  • a  cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.
  • formações de curta duração para professores e de ações de sensibilização nas escolas, bem como nos municípios, para uma cidadania ativa e sustentável.

 

 GCI | janeiro 2024


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