O ISEC Lisboa realizou mais um Seminário de Gestão Autárquica, dia 6 de dezembro, desta vez com o cunho do INCoDe.2030, representado pelo Engenheiro José Pedro Antunes, o Coordenador Executivo.
O INCoDe.2030 é uma iniciativa integrada de política pública que pretende estimular e garantir o desenvolvimento de competências digitais como instrumento para a preparação de uma sociedade orientada para o futuro e para as novas oportunidades. Estimula e reforça: • Competências digitais das camadas mais jovens • Capacitação profissional da população ativa • Promoção da especialização em tecnologias digitais • Potencialização da investigação na área das tecnologias/digital • Promoção da igualdade de género , com vista ao aumento da participação das mulheres no digital • Generalização da literacia digital, nomeadamente da população sénior e de pessoas com deficiência. Esta iniciativa tem cinco eixos de ação: Educação; Formação, Qualificação e Requalificação; Inclusão; Formação Avançada e Investigação e Inovação. Promove iniciativas como o Emprego + Digital, Jovem + Digital, UPSKILL, Engenheiras por um dia, Eu sou Digital, Academias Tecnológica entre outras. O INCoDe.2030, está organizado com três grupos coordenadores: Estratégia Nacional de IA; Estratégia Nacional para os Dados e Estratégias Nacional de WEB 3.0.
Este seminário ministrado no ISEC Lisboa foi um momento importante, para os alunos e convidados, no sentido em que foi feito um enquadramento de toda a problemática de Portugal Digital e qual a importância das Autarquias na Literacia Digital e no aproveitamento dos desenvolvimentos tecnológicos.
Antes do seminário começar, o Engenheiro José Pedro Antunes teve um breve, e informal, encontro com Cristina Ventura, a presidente do ISEC Lisboa e Luís Caetano, coordenador da Licenciatura em Gestão Autárquica.
GCI | dezembro 2023