A imensurável curiosidade pelo espaço é uma característica intrínseca da natureza humana que remonta aos primórdios da civilização. Desde que nossos antepassados olharam para o céu noturno e viram as estrelas cintilantes, a lua majestosa e os planetas misteriosos, foram cativados por esse vasto e aparentemente infinito cósmico, um que transcende culturas, gerações e fronteiras geográficas, unindo a humanidade na corrida pela busca do desconhecido. À medida que a ciência e a tecnologia avançaram, a nossa compreensão do espaço sideral expandiu-se. Telescópios poderosos, sondas espaciais e missões tripuladas permitiram-nos explorar mundos distantes. A aeronave Blériot XI foi a primeira a executar um voo bem sucedido em Portugal, em 1910, deixando os portugueses fascinados e o primeiro satélite português, o PoSAT-1, foi lançado em 1993, como forma de não ficarmos de fora da, na altura, “nova corrida espacial".
O desenvolvimento científico e tecnológico na área das ciências aeronáuticas e do espaço tem vindo a abrir inúmeras oportunidades de novas carreiras que vão surgindo nesta área em grande expansão onde a rápida e alta empregabilidade é uma garantia.
As necessidades do mercado e as condições favoráveis que Portugal já oferece nesta área e que se prevê prosperar mais ainda, já num futuro ao qual nos atrevemos a chamar de amanhã, tendo em conta, entre outras, inclusive internacionais, a Estratégia Portugal Space 2030.
No ISEC podes tirar uma licenciatura em Ciências Aeronáuticas e do Espaço e um mestrado em Gestão da Sustentabilidade do Transporte Aéreo.
GCI | outubro 23