O segundo dia do Symposium Grafica, a 7 de setembro, contou com a participação dos investigadores do TGRAF, o centro investigação em tecnologias gráficas do ISEC Lisboa, que integram o corpo docente da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), que apresentaram os seus temas sob a orientação de Rafael Pozo, diretor do centro de investigação TGRAF.

A sessão da manhã foi iniciada pelos docentes Ana do Carmo e Fernando Coelho, com o tema: Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas. Segundo os professores, a tipografia é um veículo de comunicação, através desta podemos influenciar como o leitor se vai sentir ao ler uma determinada mensagem. "A expressividade que o desenho da letra transmite é um fator importante na escolha de um tipo”, reforçou a professora Ana do Carmo, uma vez que a investigação apresentada se foca, essencialmente, na expressão tipográfica e nos elementos que a constituem. 

A segunda comunicação do dia coube às docentes Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço que apresentaram os resultados do projeto que implementaram na Unidade Curricular: Projeto da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Design de Comunicação Cultural: uma abordagem sistémica foi o tema apresentado e resultou devido à lacuna sentida pelas docentes nas áreas artísticas e culturais. O principal objetivo era aproximar duas realidades distintas: o design e a cultura. "O principal objetivo deste ensaio foi estudar os aspetos mais relevantes no desenvolvimento de uma identidade visual para um espaço cultural, onde fosse aplicada a compreensão do conceito de sistema, o seu desenvolvimento e aplicação na identidade de um espaço cultural, polivalente, que acolhesse eventos em áreas como o cinema, o teatro, a música e exposições, situado nas imediações da faculdade", justificou Mónica Lameiro.

Por sua vez, a docente Fátima Caiado introduziu um tema interligando o design e as artes plásticas - How can creation occour by imitating others artwork? Drawing from Masters Drawings in Undergraduate Graphic Design Courses - a proposal. Fernando Miguel Marques, também docente da ECAIC, abordou o tema Elaboração de uma Encadernação de um Livro em Branco. Explica que, em contexto de aula, a encadernação, embora seja uma habilidade que os alunos devessem desempenhar com alguma facilidade, a falta de prática de trabalhos manuais dificulta todo o processo de aprendizagem e execução. Dando continuidade à segunda mesa de investigação, o docente António Bajanca, com a sua apresentação: La realización de Paper Pop-up como habilidad tridimensional, explica os princípios do processo de um pop-up de papel, as características e objetivos do mesmo. Para aproximar a audiência ao seu tema, distribuiu pela mesma um pop-up de papel, elaborado pelo próprio, do Farol de Cacilhas situado em Almada.

Com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, a professora Maria Inês Lourenço fez uma distinção entre os conceitos de arte pública e design gráfico. A docente defendeu que "a palavra design tem muitos significados, existindo algo comum, isto é, a ideia de serviço. Os designers estão geralmente envolvidos na prestação de serviços, o resultado do trabalho por estes produzido vai ao encontro das necessidades humanas, com um papel de importância crescente nas vivências individuais e comunitárias. O design oferece um conjunto de ferramentas que ajudam neste percurso de melhoramento das condições vivenciais. Portanto, o design apresenta-se como um processo.  A arte pública é vista como um meio para envolver a comunidade e celebrar a diversidade cultural e social. É uma forma de intervenção artística que procura transformar o ambiente urbano e promover a reflexão sobre o espaço e a identidade coletiva. Através da utilização de diversos elementos artísticos, como esculturas, murais, instalações e performances, tornando-se uma ferramenta poderosa para a criação de espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e inclusivos", referiu.  

Na última intervenção deste dia, a professora Manuela Maia abordou o tema - Escolas de Design como sistemas sociais e culturais de criatividade e inovação. A docente focou-se no papel da criatividade em contexto escolar como um fator crucial "para a criatividade ser, efetivamente, desenvolvida como uma competência de primeira linha na profissão de designer" e defendeu ainda, que "as escolas de design precisam constituir-se como sistemas criativos, assumindo um compromisso mais aprofundado com os sistemas sociais e culturais”. Referindo o estudo de Mihaly Csikszentmihalyi - Implications of a systems perspective for the study of creativity (1999), que tem enfoque na importância de uma visão sistémica da criatividade e na defesa em como esta depende de três fatores cruciais: a sociedade, o background pessoal e a cultura.

GCI | setembro 2023 


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