PARA SUPRIR A FALTA DE PROFESSORES, O GOVERNO PREVÊ ALARGAR AS VIAS DE ACESSO AOS MESTRADOS DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA 

O Ministério da Educação prevê a necessidade de se formarem mais de 34 mil docentes até ao final desta década, para dar resposta às necessidades do sistema educativo. O alargamento das vias de acesso a mestrados de ensino é uma medida que visa colocar mais profissionais qualificados no sistema, e implica uma revisão do regime jurídico de habilitação profissional para a docência. Dar mais autonomia a universidades e politécnicos na definição dos critérios de acesso aos mestrados, reforçar o papel dos professores cooperantes e instituir estágios remunerados são algumas das medidas a serem discutidas e aprovadas num futuro próximo.


O levantamento das necessidades de docentes até 2030/31, feito pela Nova School of Business & Economics em 2021, aponta para a necessidade de recrutar entre 25% e 35% mais docentes nos vários ciclos de ensino. O 1º ciclo do Ensino Básico é o segundo grupo em que se regista maior necessidade de recrutamento, seguido do grupo de Educação Pré-escolar. 
Cabe às instituições de ensino superior criar as condições, incentivar e apoiar alunos detentores de uma licenciatura em Educação Básica, e de outras licenciaturas a definir no novo regime de acesso, para a frequência de um mestrado de qualificação para a docência.

 O ISEC Lisboa, que aposta fortemente na oferta formativa na área da Educação, destaca assim os mestrados que conferem habilitação para a docência: 
 
 

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GCI | junho 2023

 


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