Foi no âmbito da TOP TRENDS dedicada ao tema Aeronáutica, e depois de algum tempo de uma ligação entre o ISEC Lisboa e a ANAC, e já com a Presidente Tânia Cardoso Simões como membro do Conselho de Honra do ISEC Lisboa que as duas instituições assinaram um protocolo que estreita ainda mais a relação e cooperação entre ambas.
Cristina Ventura, quis "sublinhar por um lado a enorme relevância e apreço que o ISEC Lisboa atribui a esta oficialização de uma cooperação que de resto já vinha a ser construída”, começou por dizer. “Aliás, a senhora presidente deu-nos o privilégio de integrar o nosso principal conselho de honra que tem um papel central no desenvolvimento do ISEC Lisboa neste domínio. Há um aspeto que preciso mesmo de aqui, publicamente, sublinhar: O ISEC Lisboa, para quem nos conhece, trabalha em diferentíssimas áreas de educação e atuação para além da aeronáutica e da aviação. Portanto temos que nos relacionar com outras e diferentes entidades e autoridades”, justificou. “Não é de todo verificado que autoridades nacionais que por si próprias tenham a iniciativa de se aproximarem da academia e irem à procura da eventual contribuição que a academia lhes possa trazer. No caso do ISEC Lisboa gostava de dizer que apesar dessa nossa relação com outras identidades, foi a primeira vez que isto aconteceu”, fez questão de enaltecer. “ O que se vai passar aqui hoje com a assinatura deste protocolo vem da iniciativa da ANAC o que no meu ponto de vista é absolutamente louvável e não posso deixar de agradecer não só a iniciativa em si mas a confiança que a ANAC e a Doutora Tânia simões depositam assim no ISEC Lisboa esperando, certamente, que estaremos à altura dessas expectativas. Quero dizer-lhe, senhora presidente, que poderá contar com toda a nossa disponibilidade e a dos nossos docentes, investigadores e estudantes, que vão sair certamente muito beneficiados com esta relação de parceria que hoje se aprofunda”, rematou sem esconder a satisfação que este acordo garante.
Seguiu-se o discurso de Tânia Cardoso Simões. “A senhora professora referiu a minha presença no concelho de honra e o que digo é que é uma verdadeiramente uma honra mas também um apreço muito grande partilhar a análise e colaboração estratégica que é feita nesse órgão onde posso ver a ordem, o rigor, a objetividade e a preocupação em decisões com base em dados objetivos que traçam o rumo que depois de traduz no sucesso que depois aqui se vê, com mais esta iniciativa. Esta aproximação mais formal ao ISEC Lisboa é um passo absolutamente natural. Não só porque se enquadra no projeto da ANAC na sua aproximação à academia em geral, mas também porque efetivamente o ISEC Lisboa tem tomado iniciativa destacável no que respeita a essa ligação e sobretudo em encontrar soluções práticas que respondam às necessidades do setor do nosso dia-a-dia e na formação de quadros que é aquilo que todos desejamos", frisou. "O projeto de ligação à academia e em concreto o protocolo que teremos hoje a honra de celebrar visa sobretudo colmatar o que detetámos como sendo a necessidade de reforço da comunicação da ANAC que é o principal veículo de receção de informação a todos os níveis no que respeita à aviação civil”, acrescentou ainda. “Há um conjunto de iniciativas que incluem por exemplo a participação em projetos de natureza internacional em que consideramos que, tendo um teor mais académico, precisamos deste vínculo para conseguirmos concretizar uma presença mais forte de Portugal e deste setor. Por fim, conseguirmos concretizar o nosso programa de estágios incorporando alunos do ISEC Lisboa junto da ANAC”, reforçou. “Consideramos que este protocolo marca não só uma assinatura formal mas uma postura de colaboração substantiva e material que revela aquilo que pensamos da nossa ligação à sociedade”, rematou Tânia Cardoso Simões.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil, representada pela sua presidente, a Doutora Tânia Cardoso Simões, e o ISEC Lisboa, representado pela presidente, a Professora Doutora Cristina Ventura assinaram, de seguida, a tinta de caneta, este compromisso. |