Após a intervenção do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, seguiu-se a apresentação do Cluster “Cidades Sustentáveis, Hospitalidade e Turismo", sob a responsabilidade de Manuel João Ribeiro e Ana Paula Oliveira, do ISEC Lisboa, uma ação que que engloba as área da Hotelaria e Restauração, Sustentabilidade, Ambiente e Gestão das Cidades. 

 

Já o tema da discussão sobre Sustentabilidade do Capital Humano na Hospitalidade foi lançado pela Professora Ana Pereira Neto, coordenadora da licenciatura em Gestão Hoteleira, num desafio ao painel de distintos convidados, parceiros do ISEC LISBOA: Carla Silva, do Minor Hotels Portugal, Diogo Fonseca e Silva do Altis Hotel, João Vieira do Corinthia Hotel e  Nuno Fernandes, do Grupo Pestana. Para moderar esta discussão contámos com a presença de Marta Sotto-Mayor, Formadora e Consultora Internacional na área da Hotelaria, Turismo e Restauração. Carla Silva, em resposta à pergunta “o que precisam saber/ter os alunos no estágio profissional” sublinhou: “inteligência emocional, saber gerir prioridades e o stress” e deixou uma dica aos alunos. “É importante que no destino turístico onde estiverem a trabalhar saibam o que esse destino pode oferecer fora do hotel. Os alunos também estão ali para vender experiências. É bom serem proativos e interessados pelos locais onde o hotel se insere”. Já Diogo Fonseca e Silva incentivou os alunos a terem empregos em part-time antes da conclusão da formação académica para reunirem experiências diversificadas e poderem perceber onde mais gostam de trabalhar. “Seria interessante conseguir atrair alunos para trabalhar em restaurantes e bares", disse. João Vieira chamou à atenção para a importância da escuta ativa e elogiou os candidatos a estágios que criem relações humanizadas com os clientes. “Queremos que as pessoas que trabalham connosco queiram melhorar as vida dos outros. Valorizamos esta faceta dos nossos funcionários”. Para Nuno Fernandes, que considera que as empresas contratam mais que formação, contratam personalidades e por isso deixou o deixou o seguinte conselho aos alunos: “Vivam, tenham experiências, abram-se ao mundo. Tenham empregos de verão, façam parte de grupos sociais, de solidariedade ou outros. As empresas estão a contratar a vossa personalidade. Terem competências técnicas, serem assíduos e pontuais não vos distingue de ninguém”. 

 

Durante esta ação, foi atribuído o prémio Best Partner ISEC Lisboa a um dos nossos parceiros - o Hotel Penha Longa como forma de reconhecimento de uma relação de sucesso.


A manhã terminou com uma reunião com todos os parceiros com várias mesas redondas (numa reunião de trabalho) onde se discutiram dois temas pertinentes: Win Win: O que queremos desta parceria? e Oferta Formativa. O ISEC Lisboa agradece, desde já, a disponibilidade, presença e participação de todos os nossos parceiros nesta iniciativa - TOP Trends. 

GCI | Janeiro 2023

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS