No passado dia 12 de dezembro decorreu, no auditório Hélder Pita no Campus do Lumiar, o Seminário “Bebés a Ler” promovido pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa.
A sessão de abertura ficou a cargo do Diretor da EEDH do ISEC Lisboa, Rui Fonseca, que demonstrou o seu apreço pelo trabalho desenvolvido no âmbito do processo de iniciação à prática pedagógica em contextos de educação pré-escolar. Realçou também que estas iniciativas pretendem promover e debater a importância da leitura na infância.
A primeira oradora do painel de convidados foi Dora Batalim, especialista em livros infantis e docente no curso de Educação do ISPA. O tema da sua apresentação foi “Na Infância o verbo ler é imenso" e centrou-se no papel da leitura na infância. A oradora presenteou a audiência com poemas, livros e canções.
De seguida, em formato on-line, Marisa Gomes, atual Mediadora da Leitura na Biblioteca Municipal d Porto de Mós, partilhou o projeto “Miminhos de Leitura”, do qual é responsável. Este nasceu devido à falta de informação sobre como introduzir a leitura na infância.
A terceira oradora, Silvana Coelho, ex-aluna da Pós-graduação em Arte de Contar Estórias do ISEC Lisboa e enfermeira na Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, abordou o tema da leitura no contexto médico. Deu a conhecer o programa "Ler Dá + Saúde", cujo principal objetivo é promover a saúde dos mais jovens através do aconselhamento da leitura em família por profissionais de saúde.
A fechar o painel de oradores, a Professora Doutora Luísa Araújo abordou a importância dos e-books (livros digitais) e a compatibilidade dos mesmos com a aprendizagem da linguagem. A docente do ISEC Lisboa falou sobre como os e-books são adaptados para os mais pequenos e sobre os elementos interativos que facilitam a aquisição de vocabulário e a compreensão da história. Revelou ainda, os efeitos positivos da implementação dos e-books na rotina de leitura afirmando “ebooks com histórias acompanhadas de animações, música e/ou sons que ilustram a história podem ajudar as crianças a compreender o texto e o vocabulário” e acrescentou que “E-books bem desenhados podem ser bons recursos de aprendizagem e levar as crianças a criar o gosto pela leitura.”
As docentes Rita Brito, coordenadora-adjunta do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Sandrina Esteves, coordenadora da Pós-Graduação de Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor do ISEC Lisboa, foram as mediadoras do Evento.
A Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa agradece a todos os presentes.
|
GCI | Dezembro |