O Jornal Diário de Notícias publicou, no passado dia 3 de novembro, uma entrevista dada pelo Professor Doutor Rui Fonseca, diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, cujo tema principal são os problemas e soluções para a falta de profissionais no Ensino Português. O diretor da EEDH afirma que é necessário “valorizar a carreira docente, quer do ponto de vista salarial quer da imagem social do professor”. Para solucionar a falta de docentes é necessário o investimento na formação bem como a abertura de mais vagas aliado à valorização salarial bem como a imagem social do professor.

Afirma ainda ser necessário "outras medidas complementares", como "a criação de bolsas para professores deslocados e bolsas para financiar mestrados de via ensino para os licenciados que querem formar-se na docência, mas não têm condições para pagar mais um ciclo de estudos - o que permitiria, a curto prazo, ter parte do problema resolvido".

O docente salienta a importância do papel do Estado para resolver o problema de escassez de profissionais no sistema educativo. Este afirma “Para chegar a esse número, é preciso vontade política e um orçamento de Estado que invista a sério na Educação”.

 

Pode encontrar a entrevista na íntegra AQUI.

 

GCI | NOVEMBRO 2022


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS