Promovido pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa este seminário tem como tema: "Provas de Aferição & PIRLS: Avaliar o quê, como e para quê no 1.º Ciclo?" – e terá lugar no dia 17 de junho de 2023. Este seminário é híbrido, sendo a participação presencial – na sala D5, no Campus do Lumiar do ISEC Lisboa ou remota, via YouTube.

Todo o debate em torno da realização de provas de aferição no 1º ciclo e sobre o modo como estas estão a ocorrer, tem suscitado posições extremadas e nem sempre esclarecedoras, na arena política e social. Também os últimos resultados emergentes do PIRLS, deixam muitas dúvidas sobre a evolução da educação em Portugal. De facto, parece existir muito ruído social e político, em torno de temas tão relevantes para o futuro da educação e da sociedade portuguesa, não permitindo uma visão clara sobre estas questões.

Com os convidados de excelência que trazemos a este seminário, dirigido sobretudo a professores, educadores, estudantes, decisores e a todos aqueles que têm na educação a sua atividade ou foco de reflexão e preocupação, pretendemos refletir sobre estas duas temáticas, contribuindo para uma visão mais racional e menos ideológica das mesmas.

Porque urge realizar esta discussão de forma serena e clara, convidamo-los a juntarem-se a nós.

Inscrições Encerradas.

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   PROGRAMA   

11h00  | Abertura - Cristina Ventura - Presidente do ISEC Lisboa

Rui Fonseca, Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano

11h20  | "Análise dos resultados do PIRLS" - João Marôco

Moderação: Luísa Araújo

12H00 | "Provas de Aferição e Exames - A digitalização das provas" - David Justino

Moderador: Patrícia Costa

12H30 | DISCUSSÃO - Sessão de perguntas/respostas da plateia
13H00  | Encerramento
     
     

   ORADORES   

     
  João Marôco é professor catedrático do ISPA - Instituto Universitário e consultor do Banco Mundial em Avaliação e da Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos em Estatísticas da Educação. Entre 2014 e 2018 foi vogal do conselho diretivo do IAVE, I.P. onde coordenou os estudos de avaliação em larga escala (PISA, TIMSS, PIRLS, ICILS) e o projeto piloto de e-assessment. É autor de quatro livros sobre Análise Estatística, Análise de Equações,  Estruturais e Avaliação Psicométrica e de mais de 400 artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica. De acordo com o Google Scholar, o seu trabalho académico foi citado mais de 40.500 vezes e segundo o AD Scientific Index pertence ao Top 2% dos académicos mais citados.
     
  David Justino é professor catedrático jubilado da  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi presidente do Conselho Nacional de Educação e Ministro da Educação, entre 2002-2004. Em 2016, foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e em 2023 foi agraciado com o grau de Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Do seu pensamento sobre a educação, destacam-se as obras Difícil é Educá-los e, mais recentemente, Ensaios sobre o Dia Seguinte: O Mundo, Portugal e a Educação.
     
  Luísa Araújo é docente do ISEC Lisboa. Completou o seu doutoramento na Universidade de Delaware e tem desenvolvido atividades científicas sobre o desenvolvimento da leitura e sobre a aprendizagem de línguas. Possui certificação como professora de Inglês (ESL) e lecionou Escrita Científica no centro de línguas da Universidade Nova de Lisboa. É autora de vários artigos científicos sobre a compreensão da leitura, avaliação de níveis de literacia e comunicação escrita.
     
  Patrícia Costa é docente do ISEC Lisboa e é atualmente investigadora no CEMAPRE. É detentora do doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas com tese na área da estatística/psicometria. Tem ainda licenciatura e mestrado na área da Matemática. Possui larga experiência em estatística aplicada à educação, adquirida em projetos de Investigação e no trabalho que desenvolveu como agente contratual/ investigadora no Joint Research Centre da Comissão Europeia. É autora/coautora de inúmeros artigos científicos em revistas internacionais, de capítulos de livros e de relatórios técnicos.
     
     
Comissão Científica: Organização:  
Luísa Araújo
Patrícia Costa
Rui Fonseca
Escola de Educação e Desenvolvimento Humano

 

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS