O segundo dia da 2.ª edição do CISI – Congresso Internacional de Segurança Integrada teve como foco a segurança na comunidade e como potenciar a paz coletiva.
O Brigadeiro-General Duarte da Costa, Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, abriu a sessão da manhã ao lado da Doutora Cristina Ventura. Como referiu Duarte da Costa, “não há países desenvolvidos sem segurança” e foi com esse mote que se debateu sobre o sistema de Proteção Civil “Pilar Civil da Segurança Coletiva”.
O moderador do painel foi o professor Doutor Paulo Gil Martins, diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica e Coordenador da Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil do ISEC Lisboa, os oradores foram Duarte Caldeira, Presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil,
Celestino de Almeida, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e João Manso, CEO RedShift.
Durante a tarde a partilha de ideais focou a “Segurança Urbana - Políticas Integradoras”, a moderação ficou a cargo do Professor Doutor Manuel João Ribeiro, coordenador do mestrado em Riscos e Proteção Civil do ISEC Lisboa. No debate participaram: António Gameiro Marques, Diretor-Geraldo Gabinete Nacional de Segurança, Simone Tulumello, Investigador no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da ULisboa, e Paulo Caldas, Comandante da Polícia de Municipal de Lisboa – PSP.
O interesse por parte do público foi notável, comprovando o interesse e a necessidade de se debaterem estes temas. Em ambos os painéis, foram várias as intervenções do público presente que debateu com os oradores.
O segundo dia de CISI terminou com uma observação de António Gameiro Marques a respeito do trabalho desenvolvido para manter um dia-a-dia tranquilo na comunidade. “Trabalhamos em conjunto para criar confiança na sociedade.”