PORTAL DO DOCENTE
DOUTORA SARA LEITE
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
INVESTIGADOR ASSOCIADO |
GABINETE |
SCOPUS |
ORCID |
RESEARCHER ID |
CIÊNCIA ID |
GOOGLE SCHOLAR |
Sara de Almeida Leite é doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês, tendo realizado toda a sua formação académica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem mais de 25 anos de experiência profissional como docente de língua e literatura portuguesa e inglesa, primeiro na FCSH e depois no ISEC Lisboa, onde trabalha a tempo inteiro desde 1996. Para além da docência e da investigação (enquanto membro do CEIA, no ISEC Lisboa, e do IELT na NOVA FCSH), exerce ainda as funções de coordenadora da Pós-Graduação Arte de Contar Estórias e de Presidente do Conselho Técnico-Científico do ISEC Lisboa. Desde 2008 que tem publicado diversos livros sobre o bom uso do português oral e escrito (Verbo, Babel, Planeta e Presença), bem como artigos científicos sobre boas práticas no ensino da literatura. É autora das coleções de ficção juvenil "O Mundo da Inês" e "Os Mega B.A.Y.T.E.S.", publicadas pela Porto Editora.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO |
TIPO | CURSO | ANO |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | Doutoramento | Estudos Portugueses | 2015 |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | Mestrado | Estudos Anglo-Portugueses |
1998
|
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | Licenciatura | Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês |
1995 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Estudos literários; ensino da literatura; ensino da língua portuguesa. |
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2020/2021 | 1.º | Inglês | CTeSP de Comunicação e Marketing | Não |
2020/2021 | 1.º | Inglês I (turma A) | Licenciatura em Gestão Hoteleira | Não |
2020/2021 | 1.º | Inglês I (turma B) | Licenciatura em Gestão Hoteleira | Não |
2020/2021 | 1.º | Literatura para a Infância e Juventude | Pós-Graduação Arte de Contar Estórias | Sim |
2020/2021 | 2.º | Literatura para a Infância e Educação Literária (turma diurna) | Licenciatura em Educação Básica | Não |
2020/2021 | 2.º | Literatura para a Infância e Educação Literária (turma pós-laboral) | Licenciatura em Educação Básica | Não |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Tese de doutoramento | Denise Araújo Estrócio | Provisório | em curso | NOVA FCSH | 2023 | 2026 |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
MQD Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Marta Quaresma | Provisório | Em curso | ISEC Lisboa | 2023 | 2024 |
MQD Educação Pré-Escolar | Filipa Franco Ferreira | A importância da Consciência Fonológica na Educação Pré-Escolar | Defendida | ISEC Lisboa | 2018 | 2019 |
MQD Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Tânia Bizarro de Matos | A Importância da Literatura no Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Defendida | ISEC Lisboa | 2016 | 2018 |
MQD Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Carla Ferreira Nunes | A Importância da literatura infantil na promoção de valores de sociabilidade na Educação Pré-Escolar | Defendida | ISEC Lisboa | 2015 | 2016 |
MQD Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | Tatiana Lourenço Antunes | Promover a Biblioteca Escolar Com o Contributo da Educação Literária | Defendida | ISEC Lisboa | 2015 | 2016 |
MQD Educação Pré-Escolar | Marisa Neves Marques | O Desenvolvimento da Linguagem no Pré-Escolar: A leitura de histórias como estímulo para o aumento do vocabulário em crianças de 5 anos | Defendida | ISEC Lisboa | 2015 | 2016 |
TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
--- | --- | --- | --- | --- | --- | --- |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | ||
SCOPUS |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2013 | Leite, S. | Repensar o ensino da literatura a propósito do Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago | Revista de Estudos Literários, 3 | 171-186 |
Revistas Científicas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2023 | Leite, S. | The Ten Rights of Literature: A Didactic Approach for Fourth Grade in Portuguese Primary Schools | Portuguese Literary & Cultural Studies, 38/39 | 80-101 | |||
2022 | Araújo, L., Leite, S., Esteves, S. & Brito, R. | The new words kids hear from translated picturebooks | L1: Educational Studies in Language and Literature, 22(1) | 1-51 | |||
2016 | Leite, S. | Literatura no Ensino Secundário para quê? | Alameda: Revista de Educação, Artes e Ciência, 2 | 64-75 | |||
2016 | Antunes, T., & Leite, S. A. | E quando os alunos não leem?: Como motivar para as leituras da biblioteca escolar | Palavras, 48-49 | 39-46 | |||
2014 | Leite, S. | O romance-ensaio: a questão do género em Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago | Revista Portuguesa de Humanidades, 18, 2 | 109-130 |
Editor de Revistas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2017 | AAVV | Alameda | Revista de Educação, Artes e Ciência | 77 |
The New Words Kids Hear from Translated Picture Books
Projeto de investigação coordenado pela Doutora Luísa Araújo, que envolve várias docentes do ISEC Lisboa (Luísa Araújo, Rita Brito, Sandrina Esteves e Sara Leite), apresentado à Direção do ISEC Lisboa em maio de 2020, sob o título "Mediação da Leitura através de Literatura Infantil: O Conhecimento do Vocabulário", iniciado a 1 de setembro de 2020 e com término previsto para 31 de dezembro de 2021. Este projeto enquadra-se na Política Científica do ISEC Lisboa – 2019/2025, no âmbito do VeDe 2 2. No âmbito desta investigação, foi apresentada uma comunicação na conferência internacional Picturebooks and Graphic Narratives in Education and Translation: Mediation and multimodality Virtual 2021 do CETAPS / Universidade NOVA de Lisboa, a 24 de junho de 2021. Foi também elaborado um artigo científico intitulado "The new words kids hear from translated picturebooks", publicado na Revista L1: Educational Studies in Language and Literature, 22.
CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Presidente do Conselho Técnico-Científico | ISEC Lisboa | 01/10/2020 | |
Coordenadora da Pós-Graduação Arte de Contar Estórias | ISEC Lisboa - EEDH | 03/2017 |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
2023 | Membro de júri, enquanto especialista | Concurso de contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa, promovido pela Porto Editora e pelo Camões, I.P. |
Apuramento dos textos vencedores nas diferentes modalidades do concurso, destinado a estudantes de Português no Estrangeiro. |
2022 | Membro de júri, enquanto especialista | Prémio Literário Maria Rosa Colaço, promovido pela Câmara Municipal de Almada |
Apresentação do texto vencedor, "Quarto Escuro", de Inês Barata Raposo, na cerimónia de entrega do Prémio, no Fórum Romeu Correia (Biblioteca Municipal de Almada). |
2021 | Ação de divulgação/sensibilização | PIPEC - Projeto de Intervenção na Promoção da Educação de Carreira (Jobshadowing) |
Sessão de esclarecimento sobre o trabalho do escritor, para alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Matosinhos. |
2021 | Ação de sensibilização | Aula aberta de Literatura Infantil e Juvenil, no ISEC Lisboa |
"A Escritora Diferente que encanta toda a gente": Encontro com a autora Manuela Castro Neves |
2021 | Ação de formação gratuita (webinar) | Ciclo Webinars de Educação do ISEC Lisboa |
"Fechados em casa: Livros para todos!" |
2020 | Ação de divulgação/sensibilização | Webinar Letras Lavadas |
"A Importância da literatura infantojuvenil no crescimento emocional" (com Margarida Fonseca Santos) |
2020 | Ação de divulgação/sensibilização | Ação escolar, para turmas do 7.º ano da Escola Básica 2 3 Cardoso Lopes |
"O Mundo da Inês" - Atividade de divulgação da coleção de ficção juvenil, da autoria da docente, bem como de sensibilização para a importância da leitura e seus benefícios. |
2020 | Ação de formação gratuita (para educadores de infância, professores do ensino básico e outros técnicos) | Ações de curta duração Academia ISEC Lisboa |
"Literatura e leitura recreativa – caminhos para a integração da experiência literária na educação estética e artística". |
2020 | Conceção e publicação de um manual académico | Plano de atividades da Escola de Educação do ISEC Lisboa |
Criação, com outras docentes da Escola de Educação, de um Guia para a Elaboração de Trabalhos Escritos e Referências Bibliográficas, para alunos da licenciatura e CTESP da Escola de Educação, disponibilizado à comunidade académica em maio de 2020. |
2020 | Ação de formação gratuita (para alunos da LEB do ISEC Lisboa) | Escola de Educação, ISEC Lisboa |
Conceção e lecionação, com outros docentes da Escola de Educação do ISEC Lisboa, de um curso de formação na área da língua portuguesa, de 16 horas, destinado a colmatar lacunas e melhorar competências básicas de expressão e comunicação em português. |
2019 | Ação de divulgação/sensibilização | Ação escolar, para turmas do 6.º ano da Escola Básica 2 3 Conde de Oeiras |
“Penso, logo escrevo” - atividade de divulgação e formação sobre o bom uso da língua portuguesa. |
2019 | Ação de formação/sensibilização (para alunos da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural) | Aula aberta de Língua Portuguesa II, na Universidade Católica Portuguesa |
“Desleixo vs brio: Subsídio para a vitória num conflito subestimado” |
2019 | Palestra inaugural | Ciclo de palestras da ESEB, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança |
“Norma e Uso: contributo para a reflexão sobre um compromisso delicado” |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica | Encontro nacional | Asas para Ler | ISEC Lisboa | anual (desde 2016) | |
Membro da Comissão Organizadora e da Comissão Científica | Encontro nacional | Colóquio "Contra a Literatura: programas (e metas) nas escolas" | ISEC Lisboa / IELT, NOVA FCSH | 20 e 21 de outubro de 2017 |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
2017 | Revisor científico | Alameda: Revista de Educação, Artes e Ciência | 1645-9946 |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro do grupo de trabalho do Projeto “Histórias de A a Z: Ler Melhor Saber Mais”, da Iniciativa Educação (Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos), a convite do Prof. Doutor Nuno Crato. | |
Membro da equipa do Projeto “Grupo de Discussão Permanente sobre Literatura e Ensino”, coordenado pelo Prof. Doutor Abel Barros Baptista (IELT, NOVA FCSH). |