PORTAL DO DOCENTE
DOUTORA RITA BRITO
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
INVESTIGADOR ASSOCIADO |
SCOPUS |
SCOPUS |
ORCID: 0000-0002-2393-2092 |
RESEARCHER ID |
CIÊNCIA ID: EE18-8A3C-CA65 |
GOOGLE SCHOLAR |
Licenciada em Educação de Infância, Doutorada em Tecnologias Educativas.
As áreas de interesse são a utilização pedagógica de tecnologias digitais por crianças 0-6 anos; formação inicial de Educadores de Infância.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
Universidade do Minho | Pós Doutoramento | Tecnologias Educativas | 2015 |
Universidad de Málaga | Doutoramento | Tecnologias Educativas | 2010 |
Escola Superior de Educação João de Deus | Licenciatura | Educação de Infância | 2005 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Educação de Infância; Tecnologias Educativas; Formação de Educadores de Infância |
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2020/2021 | 2º | Observação e Investigação em Contextos Educativos | Licenciatura em Educação Básica |
Ana Cruz Varandas Sandrina Esteves |
2020/2021 | 1º | Modelos pedagógicos e projetos de intervenção aplicados a serviços de apoio à infância | CTeSP Apoio à Infância | Ana Runa |
2020/2021 | Anual | Intervenção em Contextos Educativos (supervisão de estágios) | Licenciatura em Educação Básica |
Ana Cruz Varandas Sandrina Esteves |
2020/2021 | 1º | Introdução à Prática Pedagógica II | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Rita Brito Ana Paramés |
ORIENTAÇÕES
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Relatório Final Mestrado | Patrícia Franco | Trabalhar as Emoções na Educação Pré-Escolar | Defendido | ISEC Lisboa | 2020 | 2020 |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | Informação | Informação |
SCOPUS | 25 |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas |
|||||||
2021 | Dias, P., & Brito, R. | Criteria for selecting Apps: Debating the Perceptions of Young Children, Parents and Industry Stakeholders |
Computers & Education
|
Educação de Qualidade | |||
2019 | Brito, R., & Dias, P. | How Families with Young Children are Solving the Dilemma between Privacy and Protection by Building Trust - A portrait from Portugal | Journal of Children and Media | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Educação de Qualidade | |
2019 | Brito, R., & Dias, P. | Technologies and children up to 8 years old: what changes in one year? | OBS - Observatório | 68-96 | Informação | Informação | Educação de Qualidade |
2018 | Brito, R., Dias, P., & Oliveira, G. | Young children, digital media and smart toys: how perceptions shape adoption and domestication | British Journal of Educational Technology | 807-820 | Informação | Informação | Educação de Qualidade |
Revistas Científicas (xx) |
|||||||
2019 |
Anca, V., Chaudron, S., Dias, P., Brito, R., Lobe, B.
|
Parental concerns regarding young children and digital technology. An exploratory qualitative investigation in three European countries |
Revista română de sociologie
|
239-256
|
Educação de Qualidade | ||
2018 | Rita Brito | Estilo Parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anos | Da Investigação às Práticas | 21-46 | - | - | Educação de Qualidade |
hAPPy kids
Com este trabalho pretendemos (i) conhecer como é feita a utilização de tecnologias digitais por famílias com crianças até 8 anos, nos seus lares, (ii) quais as aplicações móveis utilizadas pelas crianças, e (iii) compreender o papel das famílias nas suas escolhas e práticas.
O estudo foi dividido em três fases: na primeira será distribuído um questionário a famílias com filhos até 8 anos de idade, através de redes sociais, plataformas de comunicação, entre outras; na segunda fase serão entrevistadas famílias com crianças até 8 anos; na terceira serão entrevistados especialistas; e na quarta construíremos uma plataforma de avaliação de aplicações "positivas".
CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Coordenação | Mestrado em Educação Pré-Escolar | Setembro 2018 | - |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Comissão organizadora | Conferência |
1er Congreso Virtual de Buenas Prácticas em la Educación Infantil
|
Universidad de Málaga | 22 a 24 de abril de 2021 | Educação de qualidade |
Comissão organizadora | Conferência | Práticas educativas no exterior, porque não? Novos desafios e reflexões | ISEC Lisboa | 24 janeiro 2020 | Educação de qualidade |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
2021 | Edição de ebook |
Digikids, a utilização de tecnologias touchscreen por crianças até aos 6 anos
|
978-989.54719-4-2
|
2019 | Edição de ebook | Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental da escola | 978-989-8912-07-7 |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Apresentação de comunicação em conferência: The New Words Kids Hear from Translated Picturebooks. Mediation and multimodality Conference (Luisa Araújo, Sara Leite, Rita Brito e Sandrina Esteves). |
Educação de Qualidade |
Convidada a participar no Observatório para o Futuro da Educação de Infância, no painel “Formação de Educadores de Infância”, organizado pela Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 26 de maio de 2021. |
Educação de Qualidade |
Convidada, juntamente com Patrícia Dias, a realizar o webinar “Explorações com tecnologias digitais no JI”, ISEC Lisboa, 21 de maio de 2021. |
Educação de Qualidade |