ORTAL DO DOCENTE
DOUTORA PATRÍCIA PACHECO
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
INVESTIGADOR ASSOCIADO |
Gabinete 27 |
SCOPUS |
https://orcid.org/0000-0002-0366-617X |
ReserachGate.net |
Ciencia ID: 3A1B-13CC-57FC |
GOOGLE SCHOLAR |
Colocar aqui a nota biográfica
Patrícia Riscado de Barros Pacheco é licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), Mestre em Psicologia - Desenvolvimento Humano pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e Doutorada em Ciências da educação - ramo de Psicologia Educacional pela Universidade Aberta. Leciona na Formação inicial de Professores desde 1999 em unidades curriculares na área Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. Tem exercido função de docente na licenciatura e mestrado em Psicologia e formadora em cursos de formação profissional e contínua. É formadora acreditada pelo Conselho Científico -Pedagógico da Formação Contínua de Braga nas áreas: Psicologia/Psicossociologia, Educação e Desenvolvimento, Psicologia da Educação, Pedagogia e Desenvolvimento Social Infanto-Juvenil e Relação Pedagógica. Tem colaborado em projetos nacionais e internacionais na área da Psicologia do Desenvolvimento e Educação destinados a Educadores de Infância e Professores de Ensino Básico 1º Ciclo. Atualmente é docente, em tempo integral, no ISEC-Lisboa e coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor. É colaboradora do CIE-ISPA na linha de investigação Affective components of the learning processses and quality in Education.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO |
TIPO | CURSO | ANO |
Universidade Aberta | Doutoramento | Ciências da Educação - Psicologia Educacional | 2013 |
Universidade de Lisboa - FPCE | Mestrado | Psicologia - Desenvolvimento Humano | 2003 |
I.S.P.A | Licenciatura | Psicologia Educacional | 1997 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento: - Literacia familiar - Envolvimento Parental na Escola - Desenvolvimento da Linguagem - Bem-Estar docente |
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2021/2022 | 1º | Desenvolvimento da Língua Materna na Infância | MEPE | Não |
2021/2022 | 1º | Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Apoio à família | MEPE/1CEB | Não |
2021/2022 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento | LEB | Não |
2020/2021 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento | LEB | Não |
2020/2021 | 1º | Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Apoio à Família | MEPE | Não |
2020/2021 | 1º | Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Apoio á Família | MEPE/1CEB | Não |
2020/2021 | 1º | Psicologia do Desenvolvimento | CETESP AI | Não |
2020/2021 | 2º | Psicologia da Educação | LEB | Não |
2020/2021 | 2º | Dinâmica de Grupos e Trabalho em Equipa | CETESP AI | Não |
2020/2021 | 2º | Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem | LEB | Não |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Mestrado | Carla Alves | Informação | em curso | ISEC | 2021 | Informação |
Mestrado | Andreia Fernandes | Informação | em curso | Informação | 2021 | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Trabalho Fim Curso | Inês Eusébio | Projeto de intervenção com o 4ºano de escolaridade: Como promover o desenvolvimento sociomoral? | Concluído | ESETN | 2004 | 2005 |
Trabalho Fim de curso | Daniela Martinho | Interações sociais como estratégia pedagógica da escrita no 4º ano escolaridade, | Concluído | ESETN | 2004 | 2005 |
Trabalho Fim Curso | Sara Bucete | Concluído | ESETN | 2004 | 2005 | |
Trabalho Fim Curso | Maria João Silva | Raciocinio lógico-matemátcio no 1º ano de escolaridade: A importância do trabalho em díade. | Concluído | ESETN | 2003 | 2004 |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | Informação | Informação |
SCOPUS | Informação | Informação |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2022 | Mata, L.; Pacheco, P.; Brito, A.; Pereira, M. & Cabral, S. | Envolvimento das famílias no processo educativo - perspetiva dos futuros profissionais | Revista Portuguesa de Educação (aguarda publicação) | ODS 4 | |||
2013 | Pacheco, P. & Mata, L. | Literacia familiar - crenças de pais de crianças em idade pré-escolar e características das práticas de literacia da família | Análise Psicológica | 17 | ODS 4 | ||
2013 | Pacheco, P. & Mata, L. | Práticas e ambiente de literacia em família com crianças em idade pré-escolar. | Quid Novi? | 23 | ODS 4 | ||
2007 | Pacheco, P. & Silva, M. | O raciocínio lógico-matemático no 1º ano de escolaridade: A importância do trabalho em díade | Quid Novi? | 21 | ODS 4 | ||
2004 | Pacheco, P. & Aguiar, S. | Linguagem oral nos anos pré-escolares: Um contributo para uma avaliação desenvolvimentista. | Psicologia, Educação e Cultura | 21 | ODS 4 |
Revistas Científicas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Editor de Revistas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Projeto L.E.R: Ler, Envolver e Redescobrir (Biblioteca Municipal de Oeiras, início em 2019):
A Biblioteca como um espaço e recurso educativo privilegiado para promover a literacia emergente e a literacia familiar. Numa primeira fase o projeto desenvolveu ações de formação para pais, dando resposta a algumas questões: Ler e escrever antes da entrada para a escola. O que a crinça já sabe?; ler e escrever: Porquê e Para quê?; Ler e escrever no dia-a-dia: Como posso fazer? Ler histórias: Porque é importante?. Foram também dinamizadas atividades para famílias onde a leitura e escrita foram o pretexto para brincar, ler, escrever, dançar, interagir.
Projeto HOPEs (Happiness, Optimism, Posivity nad Ethos in Schools) - projeto integrado num Programa Erasmus + KA2 - Cooperação para a Inovação de Boas Práticas. Envolveu 5 parceiros (Chipre, Malta, Grécia, Irlanda e Portugal) - realizado entre 2016 e 2018.
Objetivo geral : Apoiar o desenvolvimento e implementação de novas abordagens no 1º Ciclo do Ensino Básico que permitam o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores.
Componentes do programa: Elaboração de um Manual (Currículo) com fundamentação teórica do projeto; Elaboração de um Guia para Professor (orientação de atividades a desenvolver em sala de aula); Elaboração de um livro de atividades para o aluno (materiais para as atividades desenvolvidas pelo professor). Tópico dos módulos: Emoções Positivas, Educação para a Cidadania, Projetos de Vida Positivos, , Coping Positivo, Relações Positivas.
CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Coordenadora de Curso | Licenciatura em Educação de Infância (ESETN) | 2002 | 2011 |
Membro do Conselho Científico | ESETN (Escola Superior de Educação de Torres Novas) | 2004 | 2015 |
Coordenadora | Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor do ISEC-Lisboa | 2020 | atual |
Membro da Comissão Técnico-Científica | Escola de Educação e Desenvolvimento Humano - ISEC-Lisboa | 2020 | |
Coordenadora da disciplina de Seminário Interdisciplinar/Projeto de Investigação | Licenciatura em Educação de Infância | 2005 | 2011 |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
2022 | Erasmus Mobility (april 2022) | Informação | Informação |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro da equipa | Seminário | Jornadas Pedagógicas | ESETN | 2002-2008 | ODS 4 |
Membro da equipa | Seminário | Encontro das ESE´s e CIFOPs | ESETN e ESE Castelo Branco | 2006 | ODS 4 |
Membro da equipa | Congresso | VII Encontro Nacional de matemática - 1º Ciclo e Pré-escolar | ESETN | 2003 | ODS 4 |
Membro da equipa | Colóquio | X Psicologia e educação | ISPA | 1997 | ODS 4 |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
2021 | revisora | Revista Interações | Informação |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Formadora |
ODS 4 Educação de Qualidade e ODS 5 Igualdade de Género: Em cursos EFA na ESETN e em Empresas com formação na área da Educação (CEDEST, ACISO, CECOA) na área da Psicologia, nomeadamente nos módulos: Fatores e Processos de Aprendizagem; Psicologia do Desenvolvimento; Avaliação das Aprendizagens, Processos de Socialização da Criança, Evolução e perspetivas da dinâmica familiar. |
Psicóloga Educacional |
ODS 4 Educação de Qualidade: Membro da equipa do Projeto "Eu e os Outros" com escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vila Velha de Rodão, dinamizado pelo CENTA. |
Docente |
ODS 4 Educação de Qualidade: Colaboradora no ISPA do Mestrado Integrado em Psicologia nas Unidades Curriculares: Psicologia da Linguagem, Aprendizagem e Motivação; Psicologia Educação I. |