PORTAL DO DOCENTE
DOUTOR MARCO FERREIRA
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
INVESTIGADOR ASSOCIADO |
GABINETE |
SCOPUS |
ORCID |
RESEARCHER ID |
CIÊNCIA ID |
GOOGLE SCHOLAR |
Marco Ferreira tem um Doutoramento e um Mestrado em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, ambos pela Universidade de Coimbra, e uma Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor de educação especial durante 15 anos, tendo começado a lecionar em instituições de ensino superior há cerca de 20 anos. Foi diretor da Escola de Educação e Presidente do Conselho Científico do ISEC Lisboa. Atualmente, é professor coordenador no ISEC Lisboa e professor convidado na Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. É peer reviewer do European Journal of Psychology of Education. A docência tem incidido em temas da psicologia educacional e do desenvolvimento humano, nomeadamente, inteligência, metacognição e comportamento adaptativo; perturbações especificas da aprendizagem e do desenvolvimento; inclusão e pedagogia diferenciada. Está envolvido em projetos internacionais de investigação nas áreas do ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano e tem várias publicações em revistas nacionais e internacionais.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO |
TIPO | CURSO | ANO |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
Doutoramento | Psicologia - especialidade Psicologia Pedagógica | 2008 |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Mestrado | Psicologia - especialidade Psicologia Pedagógica | 2001 |
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa | Licenciatura |
Educação Especial e Reabilitação |
1994 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Educação inclusiva, diferenciação pedagógica e desenvolvimento humano;ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2020/2021 | 1º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 1º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 1º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 2º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 2º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 2º | Informação | Informação | Informação |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
Nome do estudante | Título da Tese | Instituição | Ano de conclusão |
Michael Jones | Understanding the Influence of Discrimination in the Graduate Employment Market for English Language Teachers in China: Lessons for Higher Education Institutions | Universidade de Liverpool | 2021 |
Adeeba Mahmood | Assessment methods in Science in a Higher education institution described and compared with assessment methods in Science in a Secondary education institution | Universidade de Liverpool | 2021 |
Jonathan VanMelle | Developing Students’ Intercultural Sensitivity. A Technical Action Research study at an international business school in the Netherlands | Universidade de Liverpool | 2020 |
Richard VanArsdale | A Critical Examination of Student-Centred Learning Policy in the European Higher Education Area | Universidade de Liverpool | 2020 |
Helene Demirci | Extensive Reading in the English as a Second Language Classroom – Motivating and Engaging Male Emirati Students to read in English in a Higher Education Context | Universidade de Liverpool | 2019 |
Maha Abasaid | Critical Thinking Skills: A Case Study of the English Foundation Program at a higher education institution in Oman | Universidade de Liverpool | 2018 |
Nicolene Murdoch | The State of Governance in Private Higher Education in South Africa: An Interpretative Phenomenological Analysis | Universidade de Liverpool | 2018 |
Melissa Wong | Academic literacies and the Academic Pathway to Undergraduate Studies (APUS) Programme at Urban University Malaysia | Universidade de Liverpool | 2017 |
Frances Maureen Schnepfleitner | An Executive Leadership Development Programme: A Case Study Identifying Key Factors Fostering or Hindering Transformative Learning within a Qatari Organisational Context | Universidade de Liverpool | 2017 |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
Nome do estudante | Título da Tese | Instituição | Ano de conclusão |
Beatriz Ferreira Marques | Identificação de respostas educativas para pequenos génios - Um estudo qualitativo sobre o papel do professor na educação de crianças sobredotadas | ISEC Lisboa | 2020 |
Rita Alexandra Ribeiro Fernandes | Práticas de ensino e aprendizagem socioemocional | ISEC Lisboa | 2020 |
Bruno Miguel Mértola Peres | Intervenção Psicomotora com crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico no Colégio Pedro Arrupe | Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa | 2020 |
Ana Rita Ferreira Jesus | Intervenção Psicomotora em crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo no Colégio Pedro Arrupe | Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa | 2020 |
Ana Patrícia Carvalho Ferraz | Prática Clínica em perturbações do neurodesenvolvimento – A intervenção psicomotora na clínica Infantojuvenil Eugénia Teixeira | Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa | 2020 |
Sara Marisa Rodrigues Batalha | As emoções na educação pré-escolar - um estudo qualitativo com educadoras de infância | ISEC Lisboa | 2019 |
Inês Fernandes Barbosa | Diferenciação pedagógica – Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico | ISEC Lisboa | 2019 |
Sofia Alexandra Evangelista Rosado | Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria | Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa | 2019 |
Cláudia Beatriz Cruz da Silva | Desafios para a construção de uma escola inclusiva – Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico | ISEC Lisboa | 2018 |
Cláudia Sofia da Veiga Gonçalves | A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na educação pré-escolar – um estudo qualitativo com educadores de infância | ISEC Lisboa | 2018 |
Francisco Máximo Mocica Freitas da Silva | Intervenção Psicomotora em Gerontopsiquiatria na Casa de Saúde da Idanha | Faculdade de Motricidade Humana - ULisboa | 2018 |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | Informação | Informação |
SCOPUS | Informação | Informação |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2022 | Ferreira, M. | A Theoretical Essay about Inclusion and the Role of Teachers in Building an Inclusive Education | European Journal of Education and Pedagogy |
3 (3), 97-104 |
4 | ||
2022 | Olcina-Sempere, G., Reis-Jorge, J., & Ferreira, M. | La percepción musical: un estudio con estudiantes universitarios de españa y portugal. | ARTSEDUCA |
(33), 39-54 |
4 | ||
2022 | Abasaid, M. & Ferreira, M. | Perception and knowledge of critical thinking: A qualitative research study with Professors of Higher Education in Oman | Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (JESMA) |
2 (2), 173-190 |
4 | ||
2022 | Ferreira, M., Manokore, V., & Gray, M. | An Exploratory Study for the Development of a Survey on Learning Team Process, Impact, and Tutor’s Role (PIT) in Facilitating Online Learning | European Journal of Education and Pedagogy |
3 (2), 18-26 |
4 | ||
2022 | van Melle, J. & Ferreira, M. | Developing Students’ Intercultural Sensitivity at the Home Campus: An Innovative Approach Using the Theory of the Creative Action Methodology Pedagogy | Teachiing & Learning Inquiry |
10 |
4 | ||
2021 | Reis-Jorge, J., Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Marques, B. | Perceptions of Giftedness and Classroom Practice with Gifted Children – an Exploratory Study of Primary School Teachers | Qualitative Research in Education |
10(3) 291-315 |
4 | ||
2021 | Schnepfleitner, F. & Ferreira, M. | A Leadership Development Programme: A Case Study of Transformative Learning in Qatar | Educational Research for Social Change |
10(2) 1-17 |
4 | ||
2021 | Berg, M., Talvio, M., Hietajärvi, L., Benítez, I., Cavioni, V., Conte, E., Cuadrado, F., Ferreira, M., Košir, M., Martinsone, B., Ornaghi, V., Raudiene, I., Šukyte, D., Talic, S., & Lonka, K. | The Development of Teachers’ and Their Students’ Social and Emotional Learning During the “Learning to Be Project” -Training Course in Five European Countries. | Frontiers in Psychology |
12: 705336. |
4 | ||
2021 | Ruiz-García, A., Jiménez, Ó., Resurrección, D.M., Ferreira, M., Reis-Jorge, J., & Fenollar-Cortés, J. | Portuguese validation of the Adult Separation Anxiety—Questionnaire (ASA-27) | Plos One |
16(3) e0248149 |
4 | ||
2021 |
Ferreira, M., Reis-Jorge, J. & Batalha, S. |
Social and emotional learning in preschool education: a qualitative study with preschool teachers |
International Journal of Emotional Education |
13(1) 51-66 |
4 | ||
2021 | Schnepfleitner, F.M. & Ferreira, M.P. | Transformative learning theory – is it time to add a fourth core element? | Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (JESMA) |
1(1), 37-46 |
4 | ||
2020 | Martinsone, B., Ferreira, M., & Talić, S. | Teachers’ Understanding of Evidence of Students’ Social Emotional Learning and Self-Reported Gains of Monitored Implementation of SEL Toolkit | Journal of Education Culture and Society |
11(2) 157-170 |
4 | ||
2020 | Ferreira, M. & Olcina-Sempere, G. | La pedagogía en la enseñanza superior: la mejora de las prácticas acadêmicas | Revista Docência do Ensino Superior |
10 1-18 |
4 | ||
2020 | Ferreira, M., Martinsone, B., & Talić, S. | Promoting Sustainable Social Emotional Learning at School through Relationship-Centered Learning Environment, Teaching Methods and Formative Assessment | Journal of Teacher Education for Sustainability | 22(1) 21-36 | 4 | ||
2020 | Ferreira, M., Gonçalves, C., Silva, C., & Olcina-Sempere, G. | Inclusión y diferenciación pedagógica: dos estudios cualitativos en el sistema educativo portugués | Revista Colombiana de Educación | 78, 321-342 | 4 | ||
2020 | Reis-Jorge, J., Ferreira, M., & Olcina-Sempere, G. | La figura del profesorado-investigador en la reconstrucción de la profesionalidad docente en un mundo en transformación | Revista Educación, Universidad de Costa Rica | 44(1) | 4 | ||
2020 | Olcina-Sempere, G. & Ferreira, M. | La didáctica de la expresión musical y la inclusión: un estudio mixto realizado con estudiantes de grado de maestro sobre la importancia de la música en la educación primaria | ArtsEduca |
25 23-40 |
4 | ||
2020 | Olcina- Sempere, G., Reis-Jorge, J., &, Ferreira, M. | La Educación Intercultural: La música como instrumento de cohesión social | Revista de Educación Inclusiva | 13(1), 288-311 | 4 | ||
2019 | Ferreira, M. | Teoria(s) da atribuição: um quadro explicativo para o rendimento acadêmico | Revista Brasileira de Educação | 24 | 4 | ||
2019 | Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Reis-Jorge, J. | El profesorado como mediador cognitivo y promotor de un aprendizaje significativo | Revista Educación, Universidad de Costa Rica | 43(2) | 4 | ||
2019 | Olcina-Sempere, G., Ferreira, M., & Artiaga, M.J. | Repercusión del aprendizaje cooperativo en la formación musical entre el alumnado universitario de educación primaria | Revista de Educación, Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina | 16, 173-191 | 4 | ||
2018 | Gray, M., Edwards, A., Crosta, L., Manokore, V., Anderson, B., Hague, C., Ferreira, M., & Kennedy, E. | Learning in virtual teams – Discovering the best practice | 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville | 4411-4418 | 4 | ||
2015 | Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F. | La Educación Inclusiva en Portugal y España: naturaleza y fundamentos | Magister, Facultad de Formación del Profesorado y Educación de la Universidad de Oviedo |
27 44-50 |
4 | ||
2015 | Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F. | Educação inclusiva: o professor como epicentro do processo de inclusão | Revista nacional e internacional de educación inclusiva |
8(1) 1-13 |
4 | ||
2015 | Ferreira, M.M., Prado, S. A., & Cadavieco, J. F. | Educação Inclusiva: Natureza e fundamentos | Revista nacional e internacional de educación inclusiva |
8(3) 1-11 |
4 | ||
2015 | Gray, M., Crosta, L., Ferreira, M., & Manokore, V. |
Am I where I want to be? online doctoral students’ belongingness |
ICERI (International Conference of Education, Research and Innovation), Seville | 2068-2077 | 4 | ||
Capítulos de Livros | Autores | Título do capítulo | Título do Livro/Editores/Editora | páginas | nº de citações | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2022 | Ferreira, M. |
Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: validação de um questionário para professores. |
In S. Santos, (Coord.) Diversidade e Educação Inclusiva: instrumentos validados. Instituto da Educação, Universidade de Lisboa |
119-133 | 4 | ||
2021 | Ferreira, M. | Teachers' well-being, social and emotional competences, and reflective teaching – a teacher's continuous training model for professional development and well-being |
In M. Talvio & K. Lonka (Eds.), International Approaches to Promoting Social and Emotional Learning in Schools - A Framework for Developing Teaching Strategy. Routledge |
109-130 | 4 | ||
2021 | Ferreira, M. | Intencionalidade educativa: diferenciação, planificação e avaliação |
In A. D. Guerreiro e Z. B. Torres (Orgs.), Educomunicação Parento-Filial inclusiva: Ciência, Cultura e Cidadania. Edições Universitárias Lusófonas. |
62-75 | 4 | ||
Revistas Científicas |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2019 | Ferreira, M. | Literacia e aprendizagem – A natureza das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita |
Alameda - Revista de Educação, Artes e Ciências, Instituto Superior de Educação e Ciências |
5 10 -21 |
4 | ||
2018 | Dias, A. & Ferreira, M. | A inclusão dos alunos com perturbação do espetro do autismo nas classes do ensino regular do 1º ciclo - Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo | Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa |
25 97-108
|
4 | ||
2016 | Rodrigues, T. & Ferreira, M., | Um estudo qualitativo com professores do 1º ciclo do ensino básico sobre concepções e práticas de ensino-aprendizagem em alunos com dislexia | Revista de Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa |
23 67-75 |
4 | ||
CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Diretor | Escola de Educação - ISEC | 2010 | 2013 |
Presidente | Conselho Científico - Escola de Educação - ISEC | 2005 | 2010 |
Vice-presidente | Conselho Científico - Escola de Educação - ISEC | 2003 | 2005 |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
Informação | Informação | Informação | Informação |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação |
Informação | Informação |
Informação | Informação |