PORTAL DO DOCENTE
DOUTORA LUÍSA ARAÚJO
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Gabinete125 Biblioteca |
Scopushttps://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55940991200 |
ORCID |
Web of ScienceAAG-9270-2019 |
CIÊNCIA IDID 7810-ECA1-7E82 |
Google Académicohttps://scholar.google.com/citations?user=Koto0SMAAAAJ&hl=en&oi=ao |
Luísa Araújo é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Delaware, onde estudou o bilinguismo e o ensino de uma língua materna e de uma segunda língua. É autora de diversos artigos científicos e obras sobre o ensino da língua Portuguesa e de línguas estrangeiras. Foi professora nos Estados Unidos e investigadora no Joint Research Center da Comissão Europeia, onde desenvolveu trabalho no âmbito das políticas europeias sobre educação. É atualmente professora coordenadora e diretora do CEIA - Centro de Estudos e Investigação Aplicada, do ISEC Lisboa, e investigadora no CETAPS - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies da Universidade Nova de Lisboa.
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
Doutoramento – Ph.D, 2000, EUA, University of Delaware
Certificado Teaching English as a Second Language (ESL) post-graduate degree, EUA 1995, Montclair State University
Magistério Primário de Ponta Delgada Diploma, Magistério Primário, Portugal, 1988
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
Desenvolvimento da linguagem oral e escrita, a compreensão da leitura e avaliação de competências de literacia.
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2020/2021 | 1º | Comunicação Oral e Escrita | LEB | |
2020/2021 | 1º | Comunicação Oral e Escrita, Pós-laboral | LEB | |
2020/2021 | 1º | Aquisição e Desnvolvimento da Linguagem | LEB | |
2020/2021 | 2º | Métodos de Investigação | Pós-graduação | |
2020/2021 | 2º | Seminário de Apoio ao Relatório Final | Mestrado | |
2020/2021 | 2º | Seminário de Supervisão da Prática Pedagógica | Mestrado |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO | |
Co-Orientadora | Paula Lopes |
|
Concluída | ISCTE | 2012 | 2015 | |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | https://publons.com/dashboard/records/publication/ | |
SCOPUS | https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55940991200 |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas (xx) |
|||||||
Ano | 2018 | What is the relationship between reading prosody and reading comprehension in European Portuguese? Evidence from grades 2 to 5 | Journal of Research in Reading | 1-28 | 6 | 7 | Educação de Qualidade |
Informação | 2018 |
Measuring media and information literacy skills: Construction of a test |
Communications: The European Journal of Communication Research | 508-534 | 0 | 1 | Educação de Qualidade |
Informação | 2018 |
Skilled Students and Effective Schools: Reading Achievement in Denmark, Sweden, and France |
Scandinavian Journal of Educational Research | 850-864 | 3 | 6 | Educação de Qualidade |
Informação | 2017 |
Reading development in European Portuguese: relationships between oral reading fluency, vocabulary and reading comprehension |
Reading and Writing | 1987–2007 | 7 | 9 | Educação de Qualidade |
CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
|
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM | ||||
Diretora | Centro de Estudos e Investigação Aplicada | 2017 | -presente |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
Editora | Informação | L1- Educational Studies in Language and Literature | https://www.scopus.com/sourceid/145569 |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação |
Informação | Informação |
Informação | Informação |