PORTAL DO DOCENTE

DOUTOR JOSÉ REIS JORGE
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), Universidade Nova de Lisboa. |
GABINETE |
SCOPUS |
https://orcid.org/0000-0002-8031-600X |
RESEARCHER ID |
CIÊNCIA ID |
https://scholar.google.com/citations?user=TCqDeZQAAAAJ&hl=pt-PT |
Colocar aqui a nota biográfica
QUALIFICAÇÕES ACADÉMICAS
UNIVERSIDADE/INSTITUIÇÃO |
TIPO | CURSO | ANO |
Universidade de Bristol, Reino Unido | PhD | Ciências da Educação | 2000 |
Universidade de Bristol, Reino Unido | Master | Ciências da Educação | 1992 |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras | Licenciatura | Filologia Germânica | 1980 |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras | Licenciatura | Estudos Anglo-Americanos | 1978 |
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO
- Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores
- Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente
- Modelos de Supervisão Pedagógica no Ensino Superior
- O Professor-Investigador
ATIVIDADES LETIVAS
ANO LETIVO |
SEMESTRE | NOME DA UNIDADE CURRICULAR | CURSO | COORDENAÇÃO |
2020/2021 | 1º | Introdução à Investigação em Contextos Educativos | Licenciatura em Educação Básica | Informação |
2020/2021 | 1º | Métodos e Técnicas de Investigação em Educação I | Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Informação |
2020/2021 | 1º | Integração Curricular e Avaliação | Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Informação |
2020/2021 | 2º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 2º | Informação | Informação | Informação |
2020/2021 | 2º | Informação | Informação | Informação |
ORIENTAÇÕES
TESES DE DOUTORAMENTO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Orientador | Kim Aya Murray | Teacher Perceptions and Engagement with Process Drama in EFL | Aprovada | University of Liverpool, UK/Laureate Online | 2018 | 2020 |
Orientador | Desirée Antonio | Continuing Professional Development (CPD) of teacher educators: A Case Study exploring the perceptions and practices of teacher educators about CPD within the ecological environment of the island territories of the Organization of Eastern Caribbean States (OECS | Aprovada | University of Liverpool, UK/Laureate Online | 2016 | 2020 |
Orientador | Masooma Mohameed | An Exploration of why Omani Graduate Students need a Foundation Programme after learning English for twelve years in public schools | Aprovada | University of Liverpool, UK/Laureate Online | 2015 | 2019 |
Orientador | Rabab AL Mouqahwi |
The impact of language communication barriers on non-Arab medical practitioners’ healthcare delivery and ways of addressing miscommunication issues: An exploratory case study of Bahrain |
A aguardar defesa | University of Liverpool, UK/Laureate Online | 2015 | |
Orientador | Kei Mihara |
Language-related anxiety and motivational factors of students of English as a foreign language: A study with Japanese undergraduate engineering students |
Em curso | University of Liverpool, UK/Laureate Online | 2019 | |
DISSERTAÇÕES DE MESTRADO (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Orientador | Florencia Beatriz Aranda Siciliano | O Papel do Supervisor Pedagógico no Contexto da Educação Pré-Escolar: Estudo de Caso de uma Supervisora Pedagógica | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2016 | 2017 |
Orientador | José Luís Pires dos Santos | Necessidades Formativas dos Enfermeiros Portugueses em Ozonoterapia | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2016 | 2017 |
Orientador | José Luís de Almeida Arroio Teixeira | Da Supervisão Pedagógica à Supervisão Clínica em Osteopatia | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2016 | 2017 |
Orientador | Antónia Benedita Pereira Costa | Formação Continuada de Docentes: Contribuições do Sindicato visando uma Educação de Qualidade | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2015 | 2016 |
Orientador | Isabel Margarida do Rosário Nunes da Silva | Formação para Avaliação do Desempenho Docente. Perceções dos Avaliadores do Grupo Disciplinar de Artes Visuais – 600 | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2013 | 2014 |
Orientador | Rute Isabel Saloio Rodrigues Sanches | Articulação Curricular entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo: Contributos para a Eficácia da Escola, | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2012 | 2013 |
Orientador | Maria do Céu Silva Nunes de Jesus | Ciclo de vida, ciclos de estudo, autoconceito e perceção de avaliação de desempenho. Contributo para um modelo de avaliação do desempenho docente | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2012 | 2013 |
Orientador | Maria de Fátima Lopes Martins | Avaliação Diagnóstica: A sua Influência na Prática Letiva na Disciplina de Biologia e Geologia | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2012 | 2013 |
Orientador | Rosa Maria Ferreira Matias Carvalho | Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente: Necessidades Formativas dos Professores com Funções de Avaliadores | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2012 | 2013 |
Orientador | Piedade Rosa Lopes Roque | Percursos Formativos ao Longo da Vida: Três Percursos, Três histórias de Vida, | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2012 | 2013 |
Orientador | Ângela Sofia Alves Santos Plácido | A Componente de Apoio à Família. Da Organização à Supervisão: Estudo de Caso | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2011 | 2012 |
Orientador | Mário João de Sousa Laranjo | Do Individual para o Coletivo: Estudo de Caso de uma Experiência de Promoção de Trabalho Colaborativo Docente | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2011 | 2012 |
Orientador | Elsa Ortélia Gândara Cipriano Queiroz | Contributo da Avaliação do Desempenho Docente para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Um Estudo Exploratório | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2011 | 2012 |
Orientador | Sandra Cristina Pinto Fétal | Promoção de Competências Sociais no 2º Ciclo do Ensino Básico: Programa PAR – Proposta de Intervenção | Aprovada | ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências | 2010 | 2011 |
Orientador | Paulo Tapadas | Consensos e Contradições no Ensino, Aprendizagem e Avaliação Sumativa Externa em Língua Portuguesa no 9º Ano: Um Estudo de Caso | Aprovada | Universidade de Évora | 2006 | 2007 |
TRABALHOS FINAIS DE LICENCIATURA (x)
TIPO DE ORIENTAÇÃO |
NOME ESTUDANTE | TÍTULO DA TESE | ESTADO | INSTITUIÇÃO | ANO DE INÍCIO | ANO DE CONCLUSÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
CITAÇÕES WEB OF SCIENCE / SCOPUS
WEB OF SCIENCE | Informação | Informação |
SCOPUS | Informação | Informação |
LISTA DE PUBLICAÇÕES
Revistas Científicas
Revistas Científicas Indexadas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2005 | José Reis-Jorge | Developing teachers` knowledge and skills as researchers: A conceptual frameworko | Asia-Pacific Journal of Teacher Education, Vol. 33, Nº 3 | 303-319 | Informação | Informação | Informação |
2007 | José Reis-Jorge | Teachers` conceptions of teacher-research and self-perceptions as enquiring practitioners: A longitudinal case study | Teaching and Teacher Education: An International Journal of Research and Studies, V. 23, Nº 4 | 402-417 | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Revistas Científicas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Editor de Revistas (xx) |
|||||||
Ano | Autores | Título | Revista | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
- Adaptação e Validação da Escala de Ansiedade por Separação (Asa-27) para a População Portuguesa – Universidade de Loyola Andalucia; Universidade de Málaga; ISEC Lisboa, Julho 2019-Dezembro 2021.
-
MAP - TEYL IN THE PRACTICUM: MAPPING SUPERVISORY AND TEACHING APPROACHES, novembro 2018-dezembro 2020.
Este projeto enquadra-se nas atividade de investigação do PEEP/Primary English Education in Portugal Network (http://peep-network.com/) do qual o ISEC Lisboa é membro, e no domínio de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa 2017-2020, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”,
O projeto é coordenado pela Universidade do Minho e pela Universidade Nova de Lisboa, e envolve todas as instituições de Ensino Superior portuguesas que oferecem o Curso de Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.
- THE USE OF WEB 2.0 & OF WEB 3.0 TOOLS AMONG EDD ONLINE DOCTORAL STUDENTS – A Laureate Digital Teaching and Learning funded project. 2017-2018.
- DEVELOPING TRAINING PROGRAMMES FOR QUALIFIED TEACHERS TO TEACH IN PRISONS, 113991-CP-1-2004-1-MT-GRUNDTVIG-G11, Comissão Europeia, Programa Sócrates. Coordenação da parceria Portuguesa – Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa). 2005-2007.
- IDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa
As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.
Mais informaçõesCARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Informação | Informação | Informação | Informação |
Informação | Informação | Informação | Informação |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
Informação | Informação | Informação | Informação |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (x)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação | Informação | Informação | Informação | Informação |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
Informação | Informação | Informação | Informação |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Informação | Informação |
Informação | Informação |
Informação | Informação |