Aprovado em Aviso n.º 7379/2018, de 1 junho de 2018. 
Alterado pelo Despacho n.º 6627/2023 de 20 de junho de 2023.

COORDENAÇÃO E COORDENAÇÃO FCT

 

 

Especialista Rui Santos
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QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

O curso visa qualificar os alunos para planear, gerir, executar e avaliar estratégias de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online. Este curso pretende ainda formar profissionais com competências e capacidades para editar, conceber, publicar, gerir e monitorizar conteúdos digitais em redes sociais e plataformas de comunicação digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online; elaborar e coordenar campanhas de marketing digital; gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital; monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online; criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores; gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias; planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes; coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online; monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital.

DESTINATÁRIOS

+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23 Anos
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica) 
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Técnico de Marketing Digital com competências para: analisar e controlar os custos no apoio de atividades comerciais e de vendas; aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão; aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais; aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital; avaliar processos relacionados com a aplicação do direito comercial; dinamizar e implementar planos de marketing digital; dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais; dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação; estruturar e saber aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial; executar técnicas de negociação e de venda na gestão de projetos; preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos; preparar um portefólio de produtos e serviços diferenciados; aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito.

ENTIDADES PARCEIRAS

Accademia di Belle Arti dell’ Aquila: Aquila, Itália; Beykent University: Istambul, Turquia; ELISAVA – Escola superior de Disseny: Barcelona, Espanha; Escola D`Art I Superior de Disseny de Castello: Castelló, Espanha; Obuda - University: Budapest, Hungria; Escola Salesians de Sarrià – Barcelona; Materfad - Centro de Materiales de Barcelona; Escola Nacional de Administração e Politicas Publicas – Angola; Università degli Studi di Sassari - Sardenha, Itália; International Circle of Educational Institutes for Graphic Arts, Technology and Management  (IC); AFCI - Association for Creative Industries; ARS Graphica -  International Network for the Promotion of the Graphic Arts;  European Collaboration Platform; Culture Action Europe - European Network of Cultural Organization Artists, Activists, Academics & Policy-Makers – EU; ECREA - European Communication Research and Education Association; NEEM Initiative - New European Media Initiative – EU; REDE - Rede Nacional de Escolas de Design; Observatório de Industrias Criativas; European Creative Business network – EU; Creative Tracks Organization; Florida Universitária (Universidade de Valencia) – Espanha; PrintPromotion - Frankfurt / Training Center Printing Industry, Ausbildungzentrum Polygrafie AZP - Chemnitz – Alemanha. 

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Marketing Digital

HORÁRIO

Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

  • 1º ANO

    1º ANO

    HORAS

    ECTS

    Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa / Portuguese Language Expression and Communication

    30

    3

    Inglês / English

    30

    3

    Introdução ao Marketing / Introduction to Marketing

    30

    3

    Gestão Empresarial / Business Management

    30

    4

    Legislação e e-commerce / E-Commerce and Legislation

    45

    4

    Digital Branding e Reputação Online / Digital Branding and Online Reputation

    30

    3

    Atelier de Criatividade e Inovação / Creativity and Innovation Workshop

    60

    6

    Design de Interactividade / Interactivity Design

    45

    4

    Relatórios, Analytics e Business Intelligence / Reports, Analytics and Business Intelligence

    45

    3

    Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais / Digital Marketing and Social Media Management

    60

    6

    Webdesign e Search Engine Optimization [SEO] / Web Design and Search Engine Optimization (SEO)

    60

    6

    Search Engine Marketing [SEM] / Search Engine Marketing (SEM)

    30

    3

    Ferramentas de Produção de Conteúdos / Content Production Tools

    60

    6

    E-mail Marketing / E-mail Marketing

    60

    6

  • 2º ANO

    2º ANO

    HORAS

    ECTS

    Comportamento e Perfil do Consumidor /Consumer's Behavior and Profile                   

    45

    3

    Gestão de Projetos e Empreendedorismo Digital /Project Management and Digital Entrepreneurship

    45 

    3

    Marketing de Conteúdo Multimédia e Copyright /Multimedia Content Marketing and Copyright

    60

    5

    Mobile Marketing /Mobile Marketing

    30

    5

    Laboratório de Produção de Conteúdos /Content Production Laboratory

    60

    6

    Plano de Marketing Digital 360 /Digital Marketing 360 Plan

    60

    8

    Estágio Curricular /Internship

    665

    30

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Estudante Internacional
Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Computadores HP 24''; televisor móvel Samsung (UE75NU7172U); computador MAC G5 com placa de som e vídeo PRO; kit de som surround (colunas); mesa de mistura áudio; projetor de teto 3D videomapping; chaves de software - protools; Kit de microfone sennheiser; perches para microfones; tripés de vídeo e foto; mesa de captação e edição de som; filmadora Herkules Pro +; espectro densitómetro XRite; espectrofotómetro; filmadora ECRM Mako+ RIP ECRM; máquinas fotográficas/vídeo (Objetivas 18-55mm + 50mm) CANON EOS4000D; cartões de memória SD (32GB); máquinas fotográficas Pentax MZ6; máquinas fotográficas Pentaz 67 (Objetivas 135mm + 55mm); biblioteca. 

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso n.º 7379/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 105 — 1 de junho de 2018 
Declaração de Retificação nº 530/2020, de 31 de julho de 2020
Despacho n.º 2143/2021, de 25 de fevereiro de 2021
+ Despacho n.º 2181/2022, de 18 de fevereiro de 2022