Aprovado em Aviso nr.º 7381/2018

COORDENAÇÃO E COORDENAÇÃO FCT

 

Especialista João Vizinha
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Candidatura Online   Pedido de Informação

QUEM PODE SER ADMITIDO E RAZÕES PARA ENTRAR NUM CTeSP [+]


 COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Inspecionar, ensaiar, diagnosticar e avaliar sistemas, motores e componentes de aeronaves, interpretar a documentação técnica e identificar procedimentos de reparação, planear e executar a manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, supervisionar e coordenar as atividades de manutenção, otimizando os recursos utilizados, garantindo o cumprimento da regulamentação aplicável e os padrões de qualidade e segurança, e contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável da empresa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Interpretar a documentação técnica relativa às aeronaves, motores e componentes, nomeadamente: cadernetas, registos técnicos de bordo, registos históricos, protocolos de inspeção, manuais técnicos, boletins de serviço, diretivas de aeronavegabilidade; planear e estabelecer a sequência e os métodos de trabalho de desmontagem, reparação, montagem e ensaio de equipamentos/sistemas e definir a aplicação de processos, materiais e ferramentas adequadas à execução dos trabalhos, de acordo com o diagnóstico efetuado em várias áreas de especialização; desmontar, reparar, montar e ensaiar aeronaves e/ou seus sistemas, motores e componentes; coordenar e dinamizar os processos de melhoria contínua; supervisionar os requisitos de qualidade e de segurança (humanos e materiais); planear e realizar atividades de manutenção aeronáutica e otimização dos sistemas, nomeadamente os de produção; gerir e supervisionar de forma integrada equipas, equipamentos e materiais; atualizar a documentação técnica relativa às aeronaves, motores e componentes, nomeadamente: cadernetas, registos técnicos de bordo e registos históricos; preparar as aeronaves para a execução dos voos, verificando, nomeadamente, se os equipamentos de segurança dos passageiros e tripulantes estão completos e retirando as proteções de segurança da aeronave.

DESTINATÁRIOS

+ Alunos com o Ensino Secundário completo (qualquer que seja a via, com ou sem exames nacionais)
+ Alunos do regime de acesso para Maiores de 23 Anos
+ Alunos com um diploma de um CET (Curso de Especialização Tecnológica) 
+ Alunos com diplomas de Ensino Superior (reconversão profissional)

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

+ Técnicos de manutenção de componentes aeronáuticos
+ Técnicos auxiliares de manutenção de aeronaves
+ Técnicos de preparação de ações de manutenção aeronáutica
+ Técnicos de logística de manutenção aeronáutica
+ Agentes de mudança de melhoria contínua

ENTIDADES PARCEIRAS

+ OGMA- Indústria Aeronáutica de Portugal S. A.
+ BABCOK Mission Critical Services Portugal, Lda

TÍTULO CONFERIDO

Técnico Superior Profissional em Reparação e Manutenção de Aeronaves

HORÁRIO

Diurno (atualmente em vigor)
* O ISEC Lisboa poderá abrir turmas em regime noturno/diurno, dependendo do número de estudantes matriculados e respetivas preferências.

PLANO DE ESTUDOS

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos

CONDIÇÕES DE ACESSO

+ Estudante Internacional
Regime de Acesso Ensino Secundário Completo
Regime de Acesso para Maiores de 23 anos
Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica – Titulares de diploma de Técnico Superior Profissional – Titulares de Outros Cursos Superiores

PRÉ-REQUISITOS

N/A

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Biblioteca; laboratório de informática; laboratório de física; laboratório de química; laboratório de mecânica; laboratório de fluídos; laboratório de eletrotecnia; laboratório de aerodinâmica; laboratório de aeronáutica

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aviso n.º 7381/2018, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 105 — 1 de junho de 2018


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