Aprovado em Despacho n.º 6446/2017
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). 
Curso habilitado à inscrição no Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

COORDENAÇÃO DO CURSO

 

Especialista Isabel Martins

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

Candidatura Online    Pedido de Informação


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

O licenciado em Engenharia da Construção e Reabilitação deverá ser capaz de: analisar, conceber, propor e executar soluções de engenharia aplicadas às construções; elaborar estudos de diagnóstico às patologias identificadas, propor metodologias de inspeção, definir estratégias de monitorização e propor técnicas de reabilitação; definir estratégias de intervenção adequadas às construções, recentes ou antigas, a reabilitar; elaborar cadernos de encargos de exigências; definir especificações técnicas dos trabalhos a executar; elaborar projetos de intervenção; assumir, em contextos organizacionais diversificados, responsabilidades ao nível da Direção e Coordenação de obras, quer se trate de obra nova ou obra de reabilitação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A licenciatura em Engenharia da Construção e Reabilitação do ISEC Lisboa configura uma oferta formativa sólida, direcionada para as técnicas, processos e metodologias de reabilitação conferindo aos seus detentores os conhecimentos necessários adstritos ao exigente exercício de ‘reabilitar’. É uma resposta de elevada capacitação científica e técnica às atuais necessidades do mercado da construção, mas, sobretudo, ao mercado da reabilitação. Contrariando a uniformidade como princípio que assiste o ensino da Engenharia, propõe-se uma licenciatura que salvaguardando a solidez das bases científicas e técnicas da Engenharia Civil e permite aos seus detentores atuar de uma forma sustentada e esclarecida quando solicitados a intervir em ações que vão para além da construção nova.

DESTINATÁRIOS

Titulares do ensino secundário que desejem prosseguir estudos na área da Construção e Reabilitação; Engenheiros e Engenheiros Técnicos que desejem especializar-se nas áreas da Reabilitação do Edificado; Arquitetos e Agentes Técnicos de Arquitetura e Engenharia que desejem especializar-se nas áreas da Reabilitação do Edificado; Topógrafos e profissionais da área da Construção Civil que desejem prosseguir estudos na área da Engenharia da Construção e Reabilitação; titulares de Cursos de Especialização Tecnológica; público em geral.

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em Engenharia da Construção e da Reabilitação poderão exercer funções de conceção, coordenação, fiscalização e gestão de obras e, ainda, integrar equipas de trabalho multidisciplinar nas diferentes áreas da Engenharia Civil. Os licenciados, pela sua especialização na área da Reabilitação Urbana e do Edificado, serão  uma mais valia para gabinetes de projeto, empresas de construção e, em especial, para instituições do Estado e autarquias, entidades privadas nacionais ou internacionais.

ENTIDADES PARCEIRAS

Ordem dos Engenheiros Técnicos.

TÍTULO CONFERIDO

Licenciado em Engenharia da Construção e Reabilitação.

HORÁRIO

Noturno.

PLANO DE ESTUDOS

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

6 semestres (3 anos).

Acedem também os candidatos abrangidos pelos regimes especiais de acesso ao ensino superior previstos pela lei. Pode consultar o regulamento através do link: REGULAMENTO

PRÉ-REQUISITOS

N/A

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
+ Curso Habilitado à inscrição no Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros Técnicos
+ Reconhecimento pela Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenheiros (FEANI)