Docente |
Ana Raquel da Silva de Castro Fernandes Shirley de Oliveira
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Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
O objetivo é capacitar de competências relacionais para desenvolver uma comunicação mais eficaz.
Competências:
- Compreender o medo/ansiedade e preocupações de um paciente sobre o seu bem-estar visual, o exame ocular e formas de tratamento;
- Compreender as expectativas e aspirações do paciente e gerir com empatia situações nas quais não se podem cumprir;
- Comunicar más notícias aos pacientes de forma empática e compreensível, e em tempo hábil;
- Comunicar em um tom e maneira respeitosa;
- Ouvir ativamente e comunicar de forma eficaz;
- Ouvir/fazer perguntas para entender as preocupações e pontos de vista do paciente;
- Estar ciente e responsivo à comunicação verbal e não verbal;
- Reconhecer e ajustar-se às diferenças culturais;
- Usar habilidades eficazes de comunicação intercultural, se apropriado;
- Comunicar com um grupo diversificado de pacientes com uma variedade de condições e necessidades oftalmológicas;
- Fornecer informações de forma adequada ao paciente;
- Dar más notícias de maneira apropriada e atenciosa.
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Conteúdos Programáticos |
O que é a psicologia? Psicologia como ciência. Como se relaciona a Psicologia e a Optometria?
Psicologia das relações interpessoais A importância da comunicação em Saúde; - Perceção de si e do outro; - Comportamento Interpessoal; - Linguagem verbal e não verbal; - Estilos de comunicação, como comunicar más notícias; - Assertividade; - Empatia. Motivação; Frustração e conflito; Resolução de conflitos; - Como chegar a um consenso; - A importância do ouvir o paciente. Dinâmicas de grupo; Estilos de liderança; Comportamento organizacional.
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Metodologias de ensino e avaliação |
Privilegiar-se-á uma metodologia ativa. Os alunos serão estimulados à participação ativa através de exercícios vários (e.g. brainstorming, visionamento de vídeos) antes ou depois da teoria exposta.
A avaliação final resulta da realização de uma prova escrita individual e presencial (75%) e trabalhos teórico-práticos apresentados oralmente nas aulas (15%) ou uma prova global (90%). É considerada também a participação nas aulas (10%).
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Aronson E, Wilson TD, Akert RM. Psicologia Social. 8ª Edição. Livros Técnicos e Científicos. 2015.
- Labrado Encinas FJ. Psicología clínica basada en la evidencia. Ediciones Pirámide. 2012.
- Papalia DE, Feldman RD. Desenvolvimento Humano. 12.ª Edição. McGraw-Hill/Artmed. 2013.
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Bibliografia secundária |
- Carvalho-Ferreira JM, Neves JG, Caetano A. Manual de Psicossociologia das Organizações. Escolar Editora. 2011.
- Collin C, Benson N, Ginsburg J, Grand V, Lazyan M, Weeks M. El libro de la psicología. Akal. 2012.
- Egan G. The skilled helper: A problem-management and opportunity-development approach to helping. 10ª Edição. International Edition Cengage Learning. 2014.
- Goleman D. Inteligência Social: A nova ciência do relacionamento humano. Círculo de Leitores. 2006.
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