Docente |
Ana Raquel da Silva de Castro Fernandes Shirley de Oliveira
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Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Objetivos:
- Proporcionar acesso a um conhecimento abrangente sobre conceitos fundamentais da Ética e Deontologia e informação relevante sobre problemas diversos de ética profissional;
- Permitir formular critérios de atuação sobre os aspetos especificamente relacionados com o exercício profissional.
Competências:
- Conhecer as obrigações legais para a prática optométrica;
- Conhecer o padrão ético e cultural;
- Ter a capacidade de tratar os pacientes de forma segura, ética e confidencial;
- Ter a capacidade de comunicar aderindo a padrões éticos e culturais apropriados;
- Ter a capacidade de cumprir as questões legais, profissionais e éticas relacionadas à prática;
- Criar um ambiente seguro por meio de estratégias de garantia de qualidade e gestão de risco;
- Usar estratégias para promover a saúde e prevenir doenças;
- Compreender a necessidade de participar em atividades de desenvolvimento profissional contínuo para manter competências e conhecimentos nas áreas de prática optométrica.
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Conteúdos Programáticos |
- Introdução à Ética e aos Princípios Éticos na Profissão;
- Enquadramento Legal Profissional Nacional e Internacional;
- As Funções das Associações Profissionais na regulação da Profissão;
- Análise dos códigos Deontológicos;
- Competências e Dimensões do Desempenho Profissional. Reflexão e Propostas de Ação;
- Noções chave da Ética: liberdade humana, actos livres e consciência;
- Consciência Ética e Formação da Consciência. Lei moral, Lei Natural e Virtudes Humanas;
- Pessoa, Sociedade e Bem Comum. Princípios Fundamentais da Ordem Social;
- Literacia em Saúde Visual. Práticas de Promoção de Saúde.
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Metodologias de ensino e avaliação |
A metodologia da unidade curricular estará organizada com base em sessões teórico-práticas, com recurso ao método expositivo, à apresentação de trabalhos, dinamização de debates e momentos de reflexão com base em literatura e/ou exercícios práticos individuais ou de grupo relacionados com o programa e o futuro exercício profissional. A avaliação final resulta da realização de provas escritas individuais e presenciais (45%) e trabalhos teórico-práticos apresentados oralmente nas aulas (45%) ou uma prova global (90%). É considerada também a participação nas aulas (10%).
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Molina Montoya NP. Toma de decisiones bioéticas en optometría clínica. Universidad de la Salle. 2016.
- Rubio-Rincón GS, Jurado Medina SP, Molina Montoya NP. Ética en la investigación biomédica. Universidad de la Salle. 2017.
- Carapeto C, Fonseca F. Ética e Deontologia. Manual de Formação. OET. 2012.
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Bibliografia secundária |
- Appiah KA. Cosmopolitismo, Ética num Mundo de Estranhos. Mem Martins. 2008.
- Bailey RN, Heitman E. An Optometrist’s Guide to Clinical Ethics. American Optometric Association. 2000.
- César das Neves J. Introdução à Ética Empresarial. Principia. 2008.
- Lipovetsky G, Serroy J. A Cultura-Mundo. Respostas a uma sociedade desorientada. Eds 70. 2010.
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