Docentes |
Henrique Virgílio dos Santos Nascimento (Responsável) Carlos Alberto Esteves Barata Lourenço |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de formação.
|
Conteúdos Programáticos<> | Visão Pediátrica O desenvolvimento normal do olho humano; Valores padrão das funções visuais no olho pediátrico; Exame visual em idade pré-escolar e idade escolar; Visão binocular na população pediátrica; Patologia ocular na população pediátrica; Prescrição dos defeitos refrativos; A ambliopia pediátrica: - Tratamento. Ergonomia visual; O desenvolvimento do olho míope. Exame visual na população geriátrica O envelhecimento do olho humano: - Segmento anterior e posterior; - Alterações neurológicas; - Alterações nas habilidades visuais (sensibilidade ao contraste, motilidade, adaptação ao escuro). Exame refrativo e prescrição dos defeitos refrativos; Patologia ocular na população geriátrica. Prática clínica de optometria A consulta de optometria desde a história do caso ao tratamento. |
Metodologias de ensino e avaliação |
Para a realização dos objectivos da UC é necessário que o aluno tenha acesso a pacientes reais com problemas reais. A UC é composta por 15h de aulas teóricas que vão ensinar o aluno a sintetizar e escolher o teste mais adequado para cada tipo de paciente: infantil, geriátrico, deficientes ou com algum tipo de patologia. As restantes horas de contacto (60h) serão dedicadas à prática com sujeitos reais afectados de qualquer tipo de ametropias, disfunções binoculares e acomodativas, devendo aplicar-se tratamentos com lentes oftálmicas, lentes de contato, programas de terapia visual e de reabilitação visual. O aluno aprende a detectar alterações que devem ser enviadas para tratamento por outros profissionais. Para completar a formação serão realizadas sessões clínicas onde os alunos expõem casos, dando origem a um fórum para discussão de casos clínicos. |
Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
|
Bibliografia secundária |
|