Docente |
Clara Martínez Pérez
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Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
O objetivo desta UC é desenvolver capacidades nos estudantes que lhes permitam acompanhar e desenvolver, trabalhos de investigação quer ao longo da Licenciatura quer em estudos futuros ou na sua vida profissional.
Pretende-se que as competências a desenvolver polo estudante sejam:
- Conhecer os princípios associados à investigação científica e ao método científico;
- Saber efetuar uma revisão crítica de um artigo científico;
- Saber desenhar e implementar um projeto de investigação fundamental;
- Conhecer os conceitos associados à Epidemiologia em ciências da visão e métodos associados à investigação em Epidemiologia;
- Conhecer as suas principais etapas de investigação e metodologias e conseguir comunicar adequadamente os resultados obtidos.
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Conteúdos Programáticos |
Investigação em Óptica e Optometria Investigação básica versus investigação orientada; O método científico; As abordagens quantitativa e qualitativa: caraterísticas e distinções; Etapas e componentes de uma investigação; Critérios de qualidade de uma investigação; Revisão crítica de artigos; Questões éticas.
Iniciação à realização de projetos de investigação Problemática, fundamentação, metodologia, técnicas e instrumentos de recolha de dados; análise de resultados e verificação de hipóteses; Desenho de um projeto de investigação em Óptica e Optometria.
Epidemiologia Epidemiologia e Saúde Global; Estudos de Investigação epidemiológica: descritivos, transversais, ecológicos, caso-controlo, coorte e experimentais; Desenho e execução de estudos epidemiológicos; Morbilidade e Mortalidade.
A Comunicação Científica Suportes e técnicas principais de Comunicação Científica. |
Metodologias de ensino e avaliação |
Exposição de conceitos teóricos e interação prática e teórico-prática em sala de aula. Desenvolvimento de trabalhos e tarefas práticas (por exemplo recolha de dados, tratamento de pequenos questionários, etc...) sob orientação científica. O trabalho autónomo do aluno é valorizado.
A classificação final na unidade curricular é obtida a partir da apreciação global do trabalho em aula, dos elementos escritos entregues ao longo do semestre e do projeto de investigação desenhado ao longo do semestre e apresentado oralmente pelo aluno (individualmente ou em grupo de 2 a 3 alunos).
- Apreciação global trabalho em sala 20%;
- Elementos escritos 10%;
- Projeto de investigação 45%;
- Apresentação Oral 25%.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Bell J. Como realizar um projeto de investigação. Gradiva. 2009.
- Creswell J W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed. 2010.
- Kuma R. Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. Sage Publications. 2010.
- Fletcher RH, Fletcher SW, Wagner EH. Epidemiologia clínica. Elementos Essenciais. ArTmed.1996.
- Oliveira A. Bioestatística, Epidemiologia e Investigação- Teoria e aplicações. Lidel. 2009.
- Kramer S, Mausner JS. Introdução à Epidemiologia. 5ª Edição. Fund. Calouste Gulbenkian. 2009.
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Bibliografia secundária |
- Jagadeesh G. Biomedical Research. Wolters kluwer india Pvt Ltd. 2019.
- Budgell B. Writing a Biomedical Research Paper: A Guide to Structure and Style. Springer Japan. 2009.
- Agger P, Stephenson RS, Hasenkam JM. A Practical Guide to Biomedical Research: for the Aspiring Scientist. Springer. 2017.
- Häyry M, Takala T, Herissone-Kelly P. Ethics in Biomedical Research: International Perspectives. Rodopi. 2007.
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