Docente |
Matilde Mora Valencia
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Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Esta UC pretende transmitir conceitos fundamentais para a compreensão dos mecanismos através dos quais o sistema visual percebe os diferentes aspetos que constituem a cena visual. É chamado de processamento de sinal visual da retina para o córtex visual e suas relações com fenómenos percetivos.
As competências a desenvolver são:
- Conhecer em detalhe as vias visuais que permitem a transmissão do sinal retiniano ao córtex visual;
- Conhecer e discutir de forma detalhada a teoria de visão das cores;
- Conhecer e discutir em detalhe os processos de perceção espacial, perceção de forma, perceção de luz, perceção de movimento e perceção temporal;
- Conhecer e saber implementar e utilizar diferentes métodos psicofísicos para recolha de respostas;
- Conhecer e discutir a teoria de deteção de sinais.
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Conteúdos Programáticos |
Interação radiação/ Sistema visual perceção da luz Patamar luminoso absoluto; Patamares de brilho; Processos e teorias de adaptação.
Perceção da cor Discriminação cromática; Adaptação, constância e contraste cromáticos; Sensibilidade espectral cromática.
Perceção espacial Direção e profundidade de discriminação: Extremos mono e binoculares. Localização óculo e egocêntrica; Interações binoculares; Distúrbios da direção e distância.
Interações senso-motoras Fixação; Disparidade; Comportamento visualmente conduzido.
Perceção da forma Acuidade visual estática; Sensibilidade ao contraste espacial e MTF; Ilusões, constâncias e relações figura/fundo.
Contraste simultâneo e bandas de Mach
Perceção do movimento
Perceção temporal
Anomalias da perceção visual originadas por patologias
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Metodologias de ensino e avaliação |
Esta UC pretende ser interativa. Nas aulas teóricas serão expostos os conceitos teóricos e nas teórico-práticas e práticas serão apresentados e realizados exercícios práticos e acompanhamento da monografia.
A avaliação divide-se em duas componentes:
- um trabalho, elaborado em grupos de um a dois alunos, para trabalhar em casa com livros e respetiva apresentação oral, via moodle ou pessoalmente correspondendo a 30% da avaliação;
- duas (2) frequências (35% cada uma) correspondendo a 70% da avaliação.
Caso o aluno não obtenha aproveitamento igual ou > que 9,5 valores pode realizar uma prova global com um peso de 70% ao qual se junta o trabalho de 30%.
A nota final devera ser igual ou > que 9,5 valores.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Kandel E, Koester JD, Mack SH, Siegelbaum SA. Principles of Neural Science. 6ª Edição. McGraw Hill Professional. 2021.
- Goldstein EB Enciclopedia of Perception, Volume 1. Sage. 2009.
- Goldstein EB. Enciclopedia of Perception, Volume 2. Sage. 2010.
- Schwartz SH . Visual Perception: a clinical orientation. 4ª edição. McGraw-Hill. 2010.
- Gordon IE. Theories of visual perception. 3ª edição. Psychology Press. 2004.
- Fineman M. The nature of visual illusion. Courier Dover Publications. 1996.
- Robinson JO. The Psychology of Visual Illusion. Courier Dover Publications. 1998.
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Bibliografia secundária |
- Lu ZL, Dosher B.Visual Psychophysics. From laboratory to theory. The MIT Press. 2014.
- Pedrotti FL, Pedrotti LM, Pedrotti LS. Introduction to Optics. Pearson. 2006.
- Norton T, Corliss DA, Bailey JE. The psychophysical Measurement of visual Function. Butterworth Heinemann Elsevier Science. 2002.
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