Docentes |
Matilde Mora Valencia (Responsável)
Ana Sofia Castro Nascimento Costa Roque
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Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
O objetivo fundamental da unidade curricular de Optometria I é dar ao aluno a capacidade de aprender, interpretar e praticar os métodos objetivos e subjetivos da refração, do estudo da visão próxima, das características do exame optométrico e suas considerações em relação à acomodação e convergência.
O aluno deve adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para:
- Capacidade em distinguir sintomas importantes durante a história clínica;
- Saber realizar uma história clínica precisa, e efetuar anotações de forma clara e detalha em diferentes quadros clínicos;
- Adquirir as habilidades clínicas necessárias para o exame preliminar optométrico;
- Saber reconhecer problemas relacionados com a saúde geral, medicação, trabalho, desporto, estilo de vida e necessidades especiais do paciente;
- Saber determinar o erro refrativo de pacientes utilizando métodos objetivos e subjetivos apropriados;
- Capacidade em avaliar a visão das cores de um paciente e determinar se cumpre os padrões exigidos para diversas situações;
- Capacidade em realizar, analisar e interpretar campos visuais.
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Conteúdos Programáticos |
Acuidade visual e tipos de optotipos Visão de longe; Visão de perto.
Gabinete Optométrico e provas preliminares
O olho emetrope
O erro refrativo
Anamnesis
Métodos objetivos de refração Autorefração; Retinoscopia.
Métodos subjetivos de refração Armação de prova e foróptero; Refração subjetiva monocular; Refração subjetiva biocular; Refração subjetiva binocular.
Avaliação e análise da acomodação Amplitude acomodativa; Resposta acomodativa; Métodos de avaliação da resposta acomodativa.
Presbiopia
Campimetria Avaliação e interpretação dos campos visuais.
Visão das Cores Testes para avaliação da visão das cores.
Práticas laboratoriais Medida da acuidade visual; Métodos objetivos e subjetiva de refração; Retinoscopia e Oftalmoscopia; Queratometria.
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Metodologias de ensino e avaliação |
As metodologias propostas baseiam em aulas de exposição teórica e seminários para exposição de conteúdos. São incluídas aulas de natureza teórico-prática para efetuar a discussão de casos clínicos de forma afazer a ponte entre a exposição teórica e as aulas práticas. Os conceitos teóricos adquiridos nas aulas teóricas serão treinados em ambiente clinico/laboratorial nas aulas práticas. Serão utilizadas tecnologias de ensino online (audiovisual, computador e e-learning) para consolidação dos conhecimentos em sistema de autoestudo.
Para verificar a aquisição de competências e objetivos, o aluno deve:
- Aprovar duas frequências teóricas e duas frequências práticas sendo que em nenhuma das provas pode obter menos de 8 valores.
- As provas teóricas têm um peso de 60% e as duas provas práticas 40%.
- Caso não exista aprovação terá de efetuar uma prova global teórico prática.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Corboy JM. The retinoscopy book: a manual for beginners. Slack Inc. 2003.
- Elliott DB. Clinical procedures in primary eye care. Butterworth-Heinemann. 2003.
- Epstein D. Lasik outcomes in myopia and hyperopia. Lippincott Williams & Wilkins. 2005.
- Rosenfield M, Logan N. Optometry: Science, Techniques and Clinical Management. 2ª Edição. Elsevier Health Sciences. 2009.
- Furlan WD, Garcia Monreal J, Muñoz Escrivá L. Fundamentos de optometría. 2ª Edição. Universitat de València. 2011.
- Evans B. Binocular vision. Elsevier. 2005.
- Grosvenor T. Primary care optometry. Butterworth-Heinemann. 2007.
- Scheimann M, Wick B. Tratamiento clínico de la visión binocular: disfunciones heterofóricas, Acomodativas y oculomotoras. Ciagami. 1996.
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Bibliografia secundária |
- Martín Herranz R, Vecilla Antonílez G. Manual de Optometría. 2ª Edição. Medica Panamericana Editorial. 2018.
- Ondategui Parra JC, Borrás García PM. Optometría. Manual de exámenes clínicos. Univ. Politèc. de Catalunya. 2010.
- Furlan WD, Garcia Monreal J, Muñoz Escriva L. Fundamentos de optometría. 2ª edição. Universitat de València. 2011.
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