Docente |
Carlos Alberto Esteves Barata Lourenço |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Objetivos:
- Identificar e caracterizar as componentes do globo ocular;
- Classificar os estados refrativos em relação a um olho normal;
- Através de modelos, compreender os princípios de ametropias encontradas;
- Compreender os mecanismos de acomodação e convergência;
- Compreender a influência das aberrações na formação da imagem retiniana.
As competências a desenvolver são:
- Conhecer e saber descrever a composição do sistema visual;
- Conhecer as ametropias primárias do olho humano, discutir a sua etiologia e mecanismos de correção;
- Saber determinar as características da imagem retiniana focada e desfocada;
- Descrever o mecanismo acomodativo do olho humano;
- Descrever a interação entre a função do sistema acomodativo e a idade;
- Entender o funcionamento do sistema de visão binocular;
- Entender a teoria da visão das cores e as suas anomalias;
- Conhecer formas de avaliação da visão das cores;
- Conhecer o funcionamento básico dos instrumentos óticos para observação das estruturas oculares.
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Conteúdos Programáticos |
Constituição do sistema visual Globo Ocular; Pálpebras; Produção lacrimal; Vias óticas; Músculos; Inervação.
Estados refrativos do olho Ametropias esféricas; Astigmatismo; Causas e imagens retinianas.
Mecanismo da acomodação Teorias da acomodação; Amplitude de acomodação; Percurso da acomodação; Estímulos e componentes funcionais da acomodação; Fenómenos associados com a acomodação; Evolução da amplitude de acomodação com a idade.
Presbiopia Evolução da presbiopia com a refração; Correção da visão próxima.
Visão binocular Convergência; Campo de fixação; Fusão; Correspondência retiniana; Horoptero; Área de Panum; Supressão.
Formação da imagem retiniana
Campos visuais Definição; Técnicas de exploração.
Visão das cores Teoria tricromática da visão; Defeitos da visão cromática.
Instrumentação necessária para observação dos componentes do olho humano |
Metodologias de ensino e avaliação |
A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria apoiada com o recurso a técnicas informáticas. As aulas teóricas são intercaladas com aulas práticas nas quais se exemplificam os temas teóricos. A avaliação final resulta da realização de:
- Duas provas escritas individuais (40% + 40%), e um trabalho escrito em grupo (20%).
- Para aprovação a média das duas provas escritas deve ser superior a 9.5 e nenhuma delas inferior a 6 valores.
- Os alunos que não aprovem pelos critérios anteriores realizarão uma prova global.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- LeGrand Y, ElHage SG. Physiological Optics. 2013.
- Puell Marín MC. Optica Fisiológica: el sistema óptico del ojo y la visión binocular. Editorial Complutense de Madrid. 2006.
- Viqueira Perez V, De Fez Saiz D, Martinez Verdú FM. Óptica fisiológica: modelo paraxial y compensación óptica del ojo. Publicaciones de la Universidad de Alicante. 2004.
- von Helmotz H. Treatise on Physiological Optics. Courier Corporation. 2013.
- Atchison DA,Smith G. Optics of the human eye. 2000.
- Schwartz SH. Geometrical and visual optics: a clinical introduction. McGraw-Hill. 2002.
- López-Gil N, Bueno JM. Óptica geométrica. ICE U. 2001.
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Bibliografia secundária |
- Burch GJ. Practical Exercises in Physiological Optics. Creative Media Partners, LLC. 2019.
- Artal P. Handbook of Visual Optics, Volume One: Fundamentals and Eye Optics. CRC Press. 2017.
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