Docente |
Hélio de Jesus Ferreira de Oliveira Pinto |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
A Unidade Curricular de Química Geral tem quatro objetivos:
- Fornecer informação relevante do ponto de vista químico sobre aspetos relacionados com a área de especialização;
- Providenciar um conhecimento abrangente sobre alguns conceitos fundamentais em química;
- Estimular o uso das novas tecnologias ao serviço da aprendizagem;
- Possibilitar o contacto direto com reagentes, técnicas e instrumentação laboratorial.
O aluno deve desenvolver as seguintes competências:
- Entender a constituição da matéria e a relação entre a estrutura da matéria e as suas propriedades;
- Dominar os cálculos conducentes à preparação de soluções e os cálculos sobre equilíbrio químico e equilíbrio ácido-base;
- Dominar os conceitos específicos abordados no plano curricular;
- Compreender e utilizar a relação entre a pesquisa/experiência/observação e o conhecimento;
- Reportar e explicar resultados experimentais recorrendo-se de técnicas modernas e aspetos teóricos abordados.
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Conteúdos Programáticos |
- Matéria a Nível Microscópico;
- Moléculas, Iões e Soluções;
- Equilíbrio Químico;
- Equilíbrio Ácido-Base;
- Equilíbrio de Oxidação-Redução;
- Química Orgânica.
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Metodologias de ensino e avaliação |
A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada na bibliografia fornecida e com recurso a software educativo. As aulas teóricas são intercaladas com teórico-práticas nas quais são resolvidos exercícios.
A avaliação final resulta da realização de duas provas escritas individuais e presenciais e de trabalhos práticos e teórico-práticos. Cada frequência terá uma ponderação de 37,5% e os trabalhos terão uma ponderação de 25%. Para que o aluno possa ter aprovação à UC deverá obter uma classificação final superior ou igual a 9,5 valores.
Caso o aluno não obtenha aprovação nas provas escritas individuais e presenciais poderá realizar uma frequência de recuperação que substituirá a(s) frequência(s) na qual não obteve aprovação. Esta frequência terá a mesma ponderação que a frequência na qual o aluno não obteve aprovação. Caso os alunos não obtenham aprovação na avaliação contínua, poderão ir a exame, sendo a classificação final dada apenas pela nota do exame.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Atkins PW, de Paula J, Keeler J. Atkins´ Physical Chemistry. 11ª Edição. Oxford University Press. 2017.
- Chang R, Goldsby K. Química. 11ª Edição. McGraw-Hill. 2013.
- Latourrette AJ, Pombeiro O. Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial. 3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian. 2003.
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Bibliografia secundária |
- Autino JC, Romanelli GP, Ruiz DM. Introducción a la Química Orgánica. Universidad de la plata. 2020.
- Vollhardt PC, Schore NE. Organic Chemistry Structure and Function. 6ª Edição W.H. Freeman Macmilian Learning. 2018.
- Peter K, Vollhardt C, Schore NE. Organic Chemistry Structure and Function. 6ª Ediça6o. W.H. Freeman Macmilian Learning. 2011.
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