Docente |
Paulo Jorge Fernandes Velho |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Esta unidade curricular (UC) inicial de Matemática tem como objetivos gerais a revisão do cálculo em R, a análise, caracterização e representação gráfica de funções reais de variável real e a introdução ao cálculo diferencial, assim como também associar conceitos geométricos às respetivas formas analíticas. No final desta UC os alunos devem adquirir as seguintes competências matemáticas necessárias à formulação e resolução de problemas colocados no âmbito da licenciatura:
- Uso correto do vocabulário e simbologia Matemática;
- Resolução de sistemas de equações lineares, com recurso a matrizes;
- Conhecimento dos conceitos de continuidade, limites e derivadas;
- Estudo das funções e seus gráficos e aplicação dos conhecimentos de cálculo diferencial;
- Operar vetores e identificar o resultado geométrico do produto de vetores;
- Determinar analiticamente o paralelismo, distância ou ortogonalidade,
- Identificar superfícies óticas pela respetiva forma analítica.
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Conteúdos Programáticos |
Matrizes Definições e propriedades Operações com matrizes: elementares, condensação Características das matrizes; Aplicação de matrizes na classificação e resolução de sistemas de equações lineares.
Funções Reais de variável real Generalidades sobre de reais de variável real; Noção de limite, limites laterais, propriedades e operações; Funções contínuas: definição, propriedades e prolongamento por continuidade; Teorema de Bolzano, Weierstrass e da Continuidade da função inversa.
Cálculo Diferencial em R Derivada de uma função, diferenciabilidade, regras de derivação Teorema de Rolle, Lagrange e Cauchy; Regra de Cauchy e indeterminações; Derivadas de ordem superior; Gráfico de uma função.
Geometria Analítica Escalares e vetores; Coordenadas polares e retangulares; Propriedades dos vetores: soma e produto por escalar; Produto interno e externo de vetores; Retas, planos, paralelismo e ortogonalidade; Quadráticas e cónicas.
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Metodologias de ensino e avaliação |
As aulas são expositivas, apresentando os conceitos fundamentais e a demonstração dos principais resultados, e de resolução de exercícios. Os alunos deverão adquirir uma visão global dos temas abordados, e das suas interligações, e a capacidade de resolver os problemas formulados.
Avaliação contínua: A nota final é a média (35% + 35% + 30%) de três frequências de avaliação, com uma quarta frequência no final do semestre que poderá substituir uma ou mais das frequências anteriores. Não há nota mínima em cada uma destas frequências. A aprovação na unidade curricular pressupõe a obtenção de uma nota mínima de 10 valores. Caso não cumpra esta condição, o aluno será submetido a exame.
Avaliação por exame: Realização de uma única prova escrita na época de exames no final do semestre.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- Anton H, Bivens I, Davis S. CÁLCULO, Vol.I. 10ª Edição. Bookman. 2014.
- Iosevich A, Liflyand E. Decay of the fourier transform: Analytic and geometric aspects. Vol. 9783034806251, Decay of the Fourier Transform: Analytic and Geometric Aspects.
- Fallis A. Calculo Diferencial E Integral. 53, Journal of Chemical Information and Modeling. 2013.
- Azenha A, Jerónimo MA. Cálculo Diferencial e Integral em R e Rn, McGraw- Hill. 1995.
- Monteiro A. Geometria Analítica, Verlag Dashöfer Portugal. 2011.
- Pinto G, Monteiro A, Marques C. Álgebra Linear e Geometria Analítica - Problemas e Exercícios, McGraw-Hill. 2000.
- Swokowski EW. Cálculo com Geometria Analítica. Vol.I. McGraw-Hil. 1995.
- Ostrowski A.. Lições de cálculo diferencial e integral. Funções de uma variável. Vol.I. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian. 1990.
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Bibliografia secundária |
- Aires LM. Conceitos de Matemática: fundamentos para as ciências da vida. 2ª Edição. Sílabo. 2013.
- Ferreira JC. Introdução à Análise Matemática. 9ª edição. Fund. Calouste Gulbenkian. 2008.
- Sarrico C. Análise Matemática. 7ª Edição. Gradiva. 2008.
- Lipschutz S, Lipson M. Álgebra Linear. 3ª Edição. Schaum. 2001.
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