Docente |
Rui Emanuel Antunes de Seixas |
Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver |
Esta disciplina tem como objetivos:
- Fornecer os conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia geral do corpo humano;
- Foco no ensino da anatomia do sistema nervoso, da neuro anatomia e neurofisiologia;
- Ensinar a compreender e reconhecer as estruturas (macro e microscopicamente) e processos fisiológicos gerais do corpo humano para posterior compreensão da disciplina de anatomia e fisiología ocular.
O aluno deve desenvolver as seguintes competências especificas:
- Entender o desenvolvimento do corpo humano para poder interpretar as malformações;
- Entender a estrutura geral do corpo humano, no nível macroscópico e microscópico, a morfologia e estrutura dos tecidos, órgãos e sistemas;
- Saber detalhadamente a anatomia da cabeça e os componentes do sistema nervoso central e autónomo;
- Conhecer a fisiologia dos sistemas renal, circulatório, gastrointestinal, endócrino e respiratório.
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Conteúdos Programáticos |
Princípios de Anatomia e Fisiologia Humana Importância do estudo da morfologia animal: histologia; Organismo humano: desenvolvimento, constituição e características gerais dos vertebrados; Breve introdução a biologia celular, genética e histologia; Moléculas, energia e biossíntese; Membranas, canais e transporte.
Processos fisiológicos e sua anatomia Base fisiológica da função neuronal e sua organização; Sentindo o ambiente externo; Glândulas e Hormonas: secreção, regulação e ação.
Integração dos Processos fisiológicos e anatomia Sistema esquelético; Sistema muscular; Sistema nervoso central e autónomo: neuroanatomia e neurofisiologia; Sistema circulatório; Sistema respiratório; Osmorregulação; Sistema digestivo; Sistema endócrino; Sistema reprodutor; Desenvolvimento, crescimento e envelhecimento.
Práticas e teórico-práticas Identificação dos constituintes de uma célula; Identificação dos diferentes tipos de tecidos.
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Metodologias de ensino e avaliação |
A metodologia privilegia a exposição da componente teórica da matéria, suportada na bibliografia fornecida e com o eventual recurso a software educativo. As aulas teóricas são de frequência voluntária e intercaladas com teórico-práticas nas quais são resolvidos exercícios, individualmente ou em grupo. São ainda dinamizadas pequenas discussões sobre temas relacionados com a matéria e o futuro enquadramento profissional dos alunos. Os alunos são também estimulados a trabalhar em grupo, realizando uma série de trabalhos práticos e teórico-práticos (de frequência obrigatória) em laboratório e com recurso a folhas de cálculo.
A avaliação final resulta da realização de: duas provas escritas individuais e presenciais (35% + 35%) e um conjunto de trabalhos práticos e/ou teórico-práticos individuais ou em grupo (30%), sendo necessária uma nota mínima de 9,5 valores para aprovação.
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Bibliografia de consulta/ existência obrigatória |
- VanPutte C, Regan J, Russo A, Seeley R. Seeley's Anatomy and Physiology. 12ª Ediçåo.McGraw-Hill Higher Education. 2020.
- Drake R, Wayne Vogl A, Mitchell A. Gray´s Anatomy for Students. 4ª Edição. Elsevier. 2019.
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Bibliografia secundária |
- Marieb E, Hoehn K. Human Anatomy & Physiology. 11ª Edição. Pearson. 2018.
- Pocock G, Richards CD, Richards, DA. Human Physiology. 5ª Edição. Oxford University Press. 2018.
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