COORDENAÇÃO DE CURSO

Mestre Vera Malhão
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Horário de Atendimento*:
Segunda-feira: 14h00 às 15h00.
*mediante marcação. 

Pré-Inscrições e Candidaturas

>> Candidaturas ano letivo 2024_25*
*Nota Prévia:  O This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. estão abertos ao longo de todo o ano letivo.

Pré-inscrições     Candidatura Online


INÍCIO: FEVEREIRO 2025

Cronograma Pós-Graduação [+]

APRESENTAÇÃO

O contacto com o exterior, nomeadamente através da natureza, torna as crianças mais cooperativas, sociais, com um maior desenvolvimento emocional, ajudando-as a desenvolver o raciocínio e também as aprendizagens (Maynard, Waters & Clement, 2011). No ensino outdoor, as abordagens e metodologias utilizadas devem ser desenvolvidas de maneira a que a criança construa conhecimento, promovendo nelas o espírito crítico e o desenvolvimento de competências promotoras do espírito de descoberta e de resolução de problemas. As experiências educacionais devem ter lugar onde os alunos consigam desenvolver a curiosidade, perseverança, a dedicação, assim como o respeito pelos resultados obtidos, com vista a uma atitude crítica e reflexiva (Galvão, Reis, Freire & Oliveira, 2007). A utilização de jardins, parques florestais e urbanos ou hortas evidencia que aprender dentro e fora da sala de aula é diferente, assumindo por isso objetivos e resultados educativos distintos (Dyment, 2005). Estes ambientes exteriores são, também, reconhecidos por terem grande potencial para ajudar crianças e jovens com dificuldades a nível comportamental e de aprendizagem (O´Brien, 2009).

O crescente interesse na Educação Outdoor é evidente, sendo cada vez mais as publicações nesta área que evidenciam os benefícios destes modelos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem com crianças, adolescentes e jovens. Promover formação nesta área específica fortalece a prática, ao mesmo tempo que enriquece a recolha de dados empíricos para o desenvolvimento e publicação de estudos nesta área em Portugal. No ensino superior, esta é uma área de formação em crescimento, sendo a metodologia outdoor, em várias universidades europeias, considerada essencial ao desenvolvimento infantil e a uma aprendizagem ao longo da vida. Ao mesmo tempo, são diversas as instituições que promovem atividades outdoor, como câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas públicas e privadas e diversas associações/organizações, o que é revelador do interesse que este tipo de formação tem vindo a ter e terá num futuro próximo. Esta Pós-Graduação oferece a possibilidade de educadores, professores e outros agentes educativos especializarem-se na Educação Outdoor, (re)conhecendo as suas potencialidades, benefícios e diferentes abordagens para adequar o currículo nacional, orientações curriculares e aprendizagens essenciais, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo a prática em pedagogia e metodologias que fundamentam o Ensino Outdoor. 

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

A Pós-Graduação em Ensino Outdoor visa formar educadores, professores e outros agentes educativos. Esta pós-graduação pretende que os alunos sejam capazes de:

  • Articular e adaptar as suas práticas educativas e pedagógicas a contextos exteriores diversificados;
  • Reconhecer a importância do contacto com a natureza no desenvolvimento da infância e da adolescência com o contributo da neurobiologia, da psicologia e do mindfulness;
  • Criar condições de ensino-aprendizagem que promovam esta prática no seu dia a dia enquanto agentes educativos;
  • Ensinar e aprender de acordo com as teorias, metodologias e técnicas que fundamentam o ensino outdoor.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se à Pós-Graduação profissionais e técnicos no domínio da educação nas mais diversas áreas científicas e formação, com interesse no desenvolvimento e implementação de projetos focados na Educação Outdoor com crianças e jovens em idade pré-escolar e escolar. Poderão igualmente ser admitidos os detentores de um currículo especialmente relevante em qualquer domínio ligado à educação ou formação, ainda que não titulares do grau de licenciatura.

PROPINAS 

  • Pronto pagamento: 1500€ ou em 10 mensalidades de 150€
  • Inscrição: 50€

HORÁRIO E REGIME

  • Horário: Sábados das 09h30m às 17h00m
  • Regime: B-Learning 

PLANO DE ESTUDOS

A Pós-Graduação em Ensino Outdoor está organizada em dois semestres: O 1º semestre é centrado na contextualização da Educação Outdoor. As unidades curriculares focam-se: no contexto histórico, social e cultural que está na origem da Educação Outdoor; na utilização do espaço exterior como um local pedagógico e ecológico; na neurobiologia, psicologia e mindfulness como áreas que fundamentam, explicam e revelam a importância do contacto com a natureza no desenvolvimento físico e mental do ser humano; e na influência da educação consciente, no valor de educar para o sucesso, respeitando o ritmo de cada criança, adolescente e jovem, seus interesses e motivações.

O 2º semestre é caracterizado por uma forte componente prática articulada com todo o enquadramento teórico do 1º semestre. As unidades curriculares focam-se em: abordar as expressões artísticas em contextos outdoor, como jardins, recreios, praias e parques, oferecendo métodos e técnicas interdisciplinares, com a utilização maioritária de recursos naturais e reutilizáveis; desenvolver atividades outdoor relacionadas com as várias áreas curriculares, nomeadamente: literatura para a infância, jogos matemáticos, exploração oral e escrita, jogos tradicionais, conhecimento do mundo, língua portuguesa e matemática; promover uma educação para a sustentabilidade e para a compreensão do mundo natural de forma a educar futuros cidadãos conscientes do valor de todos os espaços naturais, desde o jardim do município ou uma floresta tropical.

Unidade Curricular Semestre ECTS Horas
Ensino Outdoor – Contexto Histórico 1.º 7 25
Pedagogia do Espaço Natural 1.º  7 25
Neurobiologia e Bem-Estar 1.º 7 25
Educação Socioemocional 1.º 5 25
Expressão Artística com e na Natureza 2.º 7 50
Aprender Ciências em Contexto Outdoor 2.º 50 
Jogos, Histórias e outras Atividades em Contexto Outdoor 2.º  50 
Projeto Final 2.º  10  50 
 TOTAL DE ECTS    57  300