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O ano de 2021 fica marcado, não só pelo balanço e a avaliação dos resultados obtidos no âmbito do PDE 2017-2020 e da definição dos novos Vetores de Desenvolvimento Estratégico para o período 2021-2024, mas também pela preparação para a candidatura a certificação do próprio SIGQ-ISEC Lisboa, envolvendo um amplo e participado debate de todas as partes interessadas, internas e externas, órgãos de gestão e de governo do ISEC Lisboa (Conselho de Direção, Conselho da Qualidade, Conselho Técnico-Científico, Conselho Pedagógico) e estruturas do próprio SIGQ-ISEC Lisboa como a Comissão de Acompanhamento do SIGQ-ISEC Lisboa e a própria Comissão de Autoavaliação do sistema (Figura 1).





A avaliação de instituições de ensino constitui um meio para garantir a Qualidade da educação. A avaliação assume, antes de mais, um caráter pedagógico, pois trata-se de um método que estabelece um roteiro de orientação para um sistema complexo e dinâmico, direcionado por objetivos claros de desenvolvimento. Sendo a avaliação externa um processo realizado por um avaliador externo, imparcial e independente, esta vem contribuir para a credibilidade das instituições tanto a nível nacional como a nível internacional. A avaliação externa de instituições vem também trazer mudanças nas práticas curriculares, pois evidencia as falhas ou fragilidades existentes, de forma a que possam ser corrigidas e aperfeiçoadas. Assim, após submissão completa de toda a documentação inerente ao processo de certificação do SIGQ-ISEC Lisboa junto da A3ES, aguardamos com expectativa, o desenvolvimento das próximas etapas.





No domínio da Avaliação Institucional e Acreditação dos Ciclos de Estudo, da Qualidade do Ensino e da Gestão do SIGQ-ISEC Lisboa e, em alinhamento com o planeamento estratégico, os processos de Monitorização Pedagógica desenvolvidos pelo ISEC Lisboa dão resposta ao “Referencial 5 – Monitorização contínua e revisão periódica dos cursos”, de cariz obrigatório para qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) – Referenciais A3ES 2016 e ESG2015. Concomitantemente, a perceção dos docentes é recolhida através de um inquérito, sobre o funcionamento das Unidades Curriculares, aplicado de forma semestral (RFUC). Esta complementaridade de monitorização e auscultação de diferentes partes interessadas sobre as Unidades Curriculares (UC), permite ao ISEC Lisboa complementar o exercício de monitorização e revisão periódica dos seus cursos, de modo a assegurar que alcançam os objetivos para eles fixados e dão resposta às necessidades dos estudantes e da sociedade. O GAGQ, com o objetivo de facilitar a leitura dos resultados obtidos, realiza um relatório resumo deste processo e o seu relatório síntese (Figura 2).







Pode consultar os resultados sobre a satisfação dos participantes com as sessões “Pensar Investigação” promovidas pelo ISEC Lisboa?
DISPONÍVEL AQUI


Já se encontram disponíveis os relatórios síntese, com os resultados agregados, sobre o processo de avaliação de desempenho docente e não docente?
DISPONÍVEL AQUI e AQUI






Envie as suas sugestões para g.avaliacao@iseclisboa.pt
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