Image
Image

3º POLITECH

O 3º Politech - Simpósio Ibérico, irá decorrer nos dias 20 e 21 de Novembro de 2019, no Campus Académico do Lumiar no ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências.
Este Simpósio resulta da colaboração entre o ISEC Lisboa e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) com o propósito de promover uma reflexão alargada sobre o ensino politécnico.

Transformação digital, indústria 4.0 ou quarta revolução industrial são termos duma realidade que já vivemos diariamente. Robôs, inteligência artificial, análise de dados, nuvem, aplicações móveis, internet das coisas, estão a transformar não só o mundo em que vivemos, mas também a natureza do trabalho, do consumo, dos modelos de negócio e da organização das empresas. É neste contexto, que é extremamente importante reflectir impacto e as implicações desta transformação nas novas formas de viver a experiência educativa no ensino superior, designadamente no ensino superior politécnico.

Esperamos poder contar com a sua presença e participação! A Comissão Organizadora.

Oradores

(informação em actualização)

Image

João Sobrinho Teixeira

Doutorado na área de Mecânica de Fluidos, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Licenciado em Engenharia Química na mesma Universidade, João Sobrinho Teixeira é, atualmente, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXII Governo.

Image

Maria Cristina
Ventura

Doutorada em Química – especialidade Química-Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e licenciada em Química – Área Científica, pela mesma instituição, Cristina Ventura é presidente do ISEC Lisboa desde julho de 2009.



Image

Nuno Queiroz de Andrade

Presidente da Associação Profissional de Formadores. Formador e Consultor em Motivação e Liderança, Gestão da Formação e Formação de Formadores, em organizações de diversos setores de atividade.

Image

Carlos Alexandre
Melo

Managing Partner da Basilaris, empresa de Consultoria e Treino Profissional especializada nas áreas de Liderança, Vendas e Serviço ao Cliente. Representa, em Portugal e Angola, duas multinacionais de formação: a Gazing Performance Systems e a AchieveGlobal, do grupo MHIGlobal.

Image

Isabel Moço

SGS Academy Manager. Coordinator and Teaching Assistant da Universidade Europeia. Vice-Presidente do Pessoas2020. Consultora, formadora e autora no âmbito da Gestão de Recursos Humanos.

Image

Margarida
Abreu

Chefe de Divisão na Direção de Serviços de Qualidade e Certificação da DGERT.




Image

Herculano Rebordão

Managing Diretor na Clouts. Membro da rede PT Learning Working Group. Integra a Comissão Técnica do Instituto Português da Qualidade para a norma portuguesa da formação e e-learning - NP4512.

Image

Ana Mendes

Formadora nas Apps Facebook e Certified Planning Professional. Consultora de Marcas Portuguesas no âmbito da Estratégia de Gestão de Redes Sociais e Publicidade no Facebook, Instagram e Messenger.

Image

Jorge Gaspar

Professor Coordenador do ISEC Lisboa Sócio-gerente da Jorge Gaspar Consultores – Estratégia e Desenvolvimento, Lda. Presidente do Conselho Directivo do IEFP, IP (2013 / 2016) Professor Especialista Provas Públicas (PEpp) em Direito do Trabalho

Image

Normandy Madden

Mentora e palestrante de Marketing da European Innvation Academy (EIA), a maior aceleradora mundial de start-ups digitais. A EIA ajuda estudantes de universidades de topo da Europa, Ásia e EUA a transformar uma ideia numa start-up tecnológica em apenas 15 dias.

Image

Pedro Gaspar

Pedro Gaspar é o Director de Novas Tecnologia de Negócio do CEiiA, um centro de inovação e desenvolvimento de produto. Pedro trabalhou em diferentes industrias como Telecomunicações, Fintech e Energia sempre como líder em inovação. Pai de 3 filhos, viveu em 4 continentes antes de se regressar de vez a Portugal. Com um histórico de sucesso como fundador e criação de produtos inovadores, o futuro das cidades e as mudanças climáticas são seu foco principal agora.

Image

Nuno Cota

Especialista em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, pelo Instituto Politécnico de Lisboa, e Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, Nuno Cota é Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde é docente na área de Engenharia de Telecomunicações em cursos de licenciatura e mestrado desde 1996.

Image

Nuno Ricardo Oliveira

Doutorado em Educação na especialidade de eLearning e Educação a Distância.
Mestre em Educação e Comunicação Multimédia
Professor Adjunto do ISEC Lisboa.
eLearning Consultant na Telefónica Educación Digital.
Investigador integrado do Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta.

Programa

Versão PDF - Clique aqui

20 DE NOVEMBRO

17h00

ACOLHIMENTO

17h30

ABERTURA
Maria Cristina Ventura // Presidente do ISEC Lisboa
João Patrício // Diretor da Escola de Tecnologia de Tomar
Nuno Queiroz de Andrade // Presidente da Associação Profissional de Formadores

17h40

INTRODUÇÃO AO TEMA
Jorge Gaspar // Professor do ISEC Lisboa e Consultor

18h10

MESA REDONDA
» Isabel Moço // Diretora da SGS Academy
» Herculano Rebordão // Managing Diretor Clouts
» Ana Mendes // Formadora e Consultora, especializada em Marketing Digital
» Margarida Abreu // Chefe de Divisão na Direção de Serviços de Qualidade e Certificação da DGERT
» Moderador: Carlos Alexandre Melo // Managing Partner da Basilaris

19h30

NETWORKING DRINK

20h00

ENCERRAMENTO

21 DE NOVEMBRO

09h00

RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES

09h30

PAINEL 1 - Que novo Politécnico?
João Sobrinho Teixeira // Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Cristina Ventura // Presidente do ISEC Lisboa
Manuel José Damásio // Vice-Presidente da APESP
Paulo Almeida // Director da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, IPL
MODERADOR: Fausto Coutinho // Jornalista


11h00

COFFEE BREAK

11h30

PAINEL 2 – Que Capacitação oferece o Politécnico?
José Madeira // IFA Aviation Trainning Center
Luís Correia // Empordef*
Teresa Preta // Startup Portimão
MODERADOR: Fausto Coutinho // Jornalista

13h00

ALMOÇO LIVRE

14h30

PAINEL 3 – Interconexões e Simbioses Estratégicas
Nuno Cota // ISEL
Pedro Diez Gaspar // CEIIA
Normandy Madden // European Innovation Academy
Jean Pierre Baronet // Manager da Territórios Criativos
MODERADOR: Arnaldo Costeira // Director da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa


16h00

COFFEE BREAK

16h30

WORKSHOP – Aprender 4.0 – uma realidade ou uma miragem?
Nuno Ricardo Oliveira // Professor do ISEC Lisboa, Doutorado em Educação na especialidade de eLearning e Educação à Distância

18h00

ENCERRAMENTO


*a confirmar

Temas em Debate:

Que novo Politécnico? Qué nuevo Politécnico? What new Polytechnic?


Com a indústria 4.0, vários segmentos são impactados pelo trabalho disruptivo e inovador. Assim, surge a oportunidade de inovação mesmo em setores tradicionais como o do ensino politécnico. Qual o novo modelo de negócio para o ensino superior politécnico? A reorganização interna dos institutos politécnicos, os novos tipos de relações contratuais e laborais, que possibilidades de integração de operações, como reduzir custos e otimizar recursos naturais, como usar novas tecnologias e as competências internas face às vantagens e desafios introduzidos pelo contexto da transformação digital.

Que Capacitação oferece o Politécnico?/ Qué Capacitación ofrece el Politécnico?


Quais as competências a desenvolver nos alunos de modo a prepará-los para as alterações que estão já aí? De que tipo de colaboradores necessitam as empresas na era da transformação digital? O que mudar nos processos de ensino-aprendizagem para potenciar as capacidades e competências dos alunos? Que atitudes desenvolver nos alunos? Como implementar modelos colaborativos inovadores, que permitam, desenvolver novas competências críticas com os atuais e futuros estudantes e, requalificar os profissionais atuais, preparando-os para as necessidades do mercado de trabalho?

Interconexões e Simbioses Estratégicas/ Interconexiones y Simbiosis Estratégicas


A industria 4.0 e chegou para ficar e ela trata de mais do que digitalizar processos tradicionais para torná-los mais eficientes. É uma revolução que coloca o cliente no centro do processo e onde não é suficiente oferecer apenas um produto ou um serviço. Está em causa também a capacidade de ser parceiro em relações multidirecionais e em usar essas relações de modo a oferecer soluções personalizadas, ágeis, rápidas, diferenciadas e atualizadas. Politécnicos, empresas, centros de inovação e Estado, como têm de relacionar-se nesta nova realidade?

Comissão Organizadora

Cristina Ventura - ISEC Lisboa
Eduardo Cruz - ISEC Lisboa
Tânia Carraquico - ISEC Lisboa
Mónica Lameiro - ISEC Lisboa
Arnaldo Costeira - ISEC Lisboa
Maria João Bom - IPT
Miguel Sanches - IPT
João Costa Rosa - IPT

Comissões

Inscrição Online

Por favor indique em que dia(s) pretende inscrever-se:

Dias 20 e 21 de Novembro
Dia 20 de Novembro
Dia 21 de Novembro

Por favor indique se pretende inscrever-se no Workshop do dia 21 de Novembro às 16h30:

Sim
Não

Autoriza que os dados pessoais fornecidos sejam integrados na Base de Dados do ISEC Lisboa, por forma a continuar a receber informação e divulgação de oferta formativa, newsletters e demais notícias relevantes para a sua área de interesse?

Sim
Não

Contactos e localização

Para mais informações:

Email

geral@politech.iseclisboa.pt

Morada

ISEC Lisboa
Alameda das Linhas de Torres, 179
1750-142 Lisboa - Portugal

Telefone

(+351) 217 541 310

Faça a sua inscrição Online aqui

Inscrição Online