Oradores
Ademario Andrade Tavares
Apaixonado pela educação, tecnologia e experiências de aprendizagem baseadas em dados, sou especialista na utilização de ferramentas digitais, design instrucional e análise de dados para otimizar os resultados de ensino e aprendizagem. Com mais de uma década de experiência em design instrucional e tecnologia educativa, desenvolvi e implementei estratégias de e-learning e blended learning, com foco na análise de dados para orientar as decisões institucionais e melhorar o envolvimento dos alunos. A minha expertise reside no desenvolvimento de conteúdos digitais interativos, na análise de dados de aprendizagem para otimização e na liderança de equipas multidisciplinares para melhorar a educação online. Atualmente, estou a explorar e a experimentar a integração de tecnologias de realidade aumentada e virtual (RA/RV) em atividades educativas e materiais de aprendizagem digital para promover experiências de aprendizagem imersivas e envolventes.
Bruno Tavares
Bruno Manuel Almeida dos Santos Tavares é Bacharel em Engenharia Multimédia e Licenciado em Informática, pelo Instituto Suporte de Tecnologias Avançadas. Pertencente ao mapa de pessoal do Instituto de Informática, I.P., assume actualmente o cargo de Diretor da Unidade de Desenvolvimento Experimental e Apoio ao Ensino a Distância (UDEAED), na Universidade Aberta, responsabilidade que acumula com as funções de CISO (Chief Information Security Officer) e Full-stack Developer.
Carla Bray
Profissional com 28 anos de experiência nos serviços de informática do ISCTE, onde iniciou como aluna. Atualmente é gestora da plataforma de gestão documental Edoc e da plataforma Moodle, projeto que considera o mais marcante da sua carreira. Apaixonada pela capacidade de customização e pelo impacto do Moodle na evolução da educação, vê nesta plataforma um desafio contínuo e uma oportunidade de inovação.”
Carlos Lopes
CARLOS ALBERTO LOPES é Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário, Pós-graduação em Ciências Documentais e Doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca. Atualmente é Diretor do Centro de Documentação, Professor Auxiliar no ISPA e Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa. Investigador integrado no Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion – APPsyCI. Diretor da Pós-graduação em Literacia em Saúde: Modelos, estratégias e intervenção do ISPA-Instituto Universitário. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Literacia em Saúde, recursos electrónicos e desenvolvimento de competências digitais. Tem como principais interesses de investigação a literacia da informação e recursos de investigação inseridos nos processos de ensino-aprendizagem em estudantes universitários.
Carlos Paiva
Carlos Filipe Paiva da Cunha Macieira Antunes concluiu o Bacharelato em Engenharia Informática de Gestão em 2008/11/26 pelo Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Concluiu MSc pelo Instituto Superior Técnico em Informação e Sistemas Empresariais em 28/11/2022.e concluiu MSc em Engenharia Informática pelo ISCTE em 22/12/2022. A frequentar doutoramento em ciência e tecnologia Web pela UTAD. Ex programador / engenheiro de software nas empresas Microsoft (Espanha), Pfizer, BNP Paribas (Espanha), ISQ, Proximus (Polónia) e Airbus (Espanha). Experiência profissional em programação nomeadamente nas linguagens C# .Net Core, Java Spring MVC e Boot e PHP.
Dina Rocha
Dina Maria Gomes Rocha, Diretora da Unidade Biblioteca do IPSantarém; Assistente convidada na Escola Superior de Educação do IPSantarém; Membro da Comissão Técnico-Pedagógica da Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas do IPSantarém. Licenciada em Sociologia pela FSCH da Universidade Nova, Diploma de Estudos Superiores Especializados em Comunicação Educacional Multimédia, pelo IPSantarém; Pós-Graduação em Ciências Documentais, pela FL da Universidade de Coimbra; Pós-Graduação em Recursos Digitais em Educação, pelo IPSantarém Tem desenvolvido trabalho cientifico-pedagógico na área da Literacia da Informação e Multimédia, da Literacia do Conhecimento Científico; Inovação nas Práticas Pedagógicas; Recursos Educativos Digitais. Membro da Comissão de Ética do IPSantarém; Membro da Comissão Editorial do IPSantarém; Membro dos órgãos sociais da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã.
Cláudia Sarrico
Cláudia Sarrico nasceu em Aveiro, em 1971.
Doutorada em Estudos Industriais e Empresariais, ramo de Investigação Operacional, pela Warwick Business School, University of Warwick, e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro.
Professora Catedrática na Universidade do Minho, onde integra o Departamento de Gestão da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política. Anteriormente, foi Professora Associada com Agregação no ISEG Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa e Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro.
Entre 2015 e 2021, desempenhou funções como Analista Principal de Políticas de Ensino Superior na OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. De 2023 até assumir funções no XXV Governo Constitucional, liderou o Observatório de Carreiras em Investigação e Inovação, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e da OCDE.
Os seus interesses de investigação centram-se na qualidade e na gestão do desempenho na educação, no ensino superior e na investigação.
Autora e editora de diversos livros e relatórios, incluindo "Promoting Diverse Career Pathways for Doctoral and Postdoctoral Researchers", "Resourcing Higher Education: Challenges, Choices and Consequences" e "Benchmarking Higher Education System Performance", publicados pela OCDE.
Publicou cerca de 40 artigos em revistas científicas internacionais, como Operations Research, European Journal of Operational Research, Journal of the Operational Research Society, Higher Education, Assessment and Evaluation in Higher Education, Journal of Higher Education Policy & Management, Research Policy, Research Evaluation, Public Management Review, Minerva.
Atuou como consultora para instituições nacionais, incluindo Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Conselho Nacional de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Francisco Manuel dos Santos, SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, e internacionais, incluindo a Comissão Europeia e a OCDE.
Filipa Lourenço
Filipa Lourenço é mestre em Educação e Formação, com especialização em Educação a Distância e eLearning, e Licenciada em Educação e Formação. Trabalho como Instructional Designer na Nova School of Business and Economics num gabinete dedicado à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e à integração de tecnologias educativas nos diversos programas académicos da instituição e o desenvolvimento profissional docente da Nova SBE. Tem interesse em realidade virtual e na adaptação de conteúdos.
João Torres
João Torres é Professor Adjunto, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, onde coordena o Centro de Competência TIC daquela instituição. É licenciado em Matemática e tem um mestrado em Educação, na especialidade de didática dessa disciplina. Está ligado ao uso educativo de Tecnologias Digitais desde 1998. Tem trabalhado, nos últimos anos, sobretudo na promoção da utilização educativa de linguagens de programação e robótica e no desenvolvimento da Literacia Digital, áreas em que tem participado também em diversos projetos, quer nacionais quer internacionais.
Luís Manuel dos Anjos Ferreira
- Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), desde 2000.
- Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (UTL); (quadriénio 2007 a 2011) e da Universidade de Lisboa desde Janeiro de 2015.
- Presidente do Departamento de Produção Animal e Segurança Alimentar (Jan. de 2012 a Dez. 2013).
- Vogal do Conselho Científico e Tecnológico da Sociedade Tagus Parque, desde 2009.
- Co-fundador da empresa de biotecnologia: NZYtech, Genes and Enzymes, (2008).
- Presidente do Conselho Científico da FMV - UTL (2002 – 2007).
- Vogal do Conselho Científico das Ciências Naturais – Biologia e Biotecnologia, da Fundação para a Ciência e tecnologia (2004 a 2007).
- Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (2003- 2005).
- Pró-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa (1999 - 2001).
- Vice-Presidente do Conselho de Gestão da Faculdade de Arquitectura da UTL (2000-2001).
- Presidente do Conselho Pedagógico da FMV (1997-1998)
Luís Pereira
Luís Pereira, doutorado em Educação para os Media pela Universidade do Minho, desempenha as funções de professor auxiliar convidado na Universidade Aberta, onde leciona nas áreas da tecnologia educativa e da educação digital. Entre 2012 e 2025, viveu no Reino Unido, onde exerceu funções no desenvolvimento pedagógico e na inovação digital no ensino superior não só para docentes, mas também para designers educacionais, especialistas em tecnologia educativa e bibliotecários. Nesse âmbito, coordenou o Mestrado em Academic Practice na City St George’s, University of London. É Fellow do Centre for Online and Distance Education (CODE) e detém as distinções de Senior Fellow tanto da AdvanceHE como da SEDA, em reconhecimento da sua liderança no ensino superior e no desenvolvimento académico, respetivamente. Para além da literacia e competências digitais, tem-se debruçado sobre o impacto da Inteligência Artificial na educação, com particular enfoque nas suas implicações pedagógicas. Mais recentemente, coordenou a equipa de especialistas responsável pela revisão científica do DigComp 3.0, desenvolvido pelo Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia.
Manuela Francisco
Manuela Francisco - Doutorada em Educação a Distância e eLearning e mestre em Pedagogia do eLearning, desenvolve investigação na área do eLearning inclusivo, pedagogia e acessibilidade digital. É Learning Designer e especialista em acessibilidade digital, no Instituto Politécnico de Leiria, desde 2007, investigadora na Universidade Aberta, tem colaborado em projetos internacionais e nacionais como especialista em acessibilidade digital e pedagogia em contextos online. É facilitadora certificada para o selo de prata da AMA.IP. (ARTE I.P.).
Nelson Dias
Nelson Dias é licenciado em Ciências da Comunicação com especialização na variante Audiovisual, possui um Mestrado em Audiovisuais e Multimédia e outras especializações nas áreas de comunicação digital.
Trabalha na FCT|FCCN desde 2009 onde tem desempenhado várias funções na gestão de projetos e serviços para a comunidade académica e científica nacional nas áreas de e-learning, audiovisual e multimédia. Atualmente é gestor dos serviços de Multimédia, onde é responsável pelo suporte e desenvolvimento de ferramentas e serviços avançados de comunicação e colaboração dirigidos para a comunidade académica nacional.
Lidera desde 2019 os serviços multimédia, onde se destacam o Colibri, Educast, Videocast e Estúdio de Vídeo, onde é responsável por ferramentas e serviços de suporte ao ensino a distância, gestão e desenvolvimento de projetos multimédia, estratégia e criação de conteúdos digitais, Produção, Realização e Pós-Produção de Vídeo, consultoria e suporte técnico audiovisual, desenvolvimento web, design e prototipagem e recursos educativos abertos.
Durante os últimos 20 anos tem vindo a desenvolver e a implementar vários projetos em várias vertentes digitais. Como membro ativo da rede pan-europeia GÉANT tem participado em vários projetos internacionais (eduOER, eduCONF, UP2U) onde é também atualmente membro do Steering Commitee do Special Interest Group (SIG Multimedia).
Mais informações: linkedin.com/in/nelsonschaller
Nuno Ricardo Oliveira
Nuno Ricardo Oliveira é doutorado em Educação, com especialização em Educação a Distância e eLearning, Mestre em Educação e Comunicação Multimédia e Licenciado em Teologia. Coordena o Learning Innovation & Faculty Training da Nova School of Business and Economics, um gabinete dedicado à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e à integração de tecnologias educativas nos diversos programas académicos da instituição e o desenvolvimento profissional docente da Nova SBE. Paralelamente, é Professor Coordenador no ISEC Lisboa, onde também desempenha o cargo de Coordenador do Learning Innov@tion Studio. Sendo ainda, Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém do Departamento de Tecnologias Educativas. É membro do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior como representante do CECAM - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media. Com ampla experiência como formador, Nuno Ricardo Oliveira é especializado na capacitação contínua de professores e formadores nas áreas de Tecnologias Educativas e Formação Pedagógica. Como investigador integrado do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D - UID-FCT nº 4372), desenvolve estudos focados no design e implementação de cursos online/blended learning e Capacitação em Inovação Pedagógica para docentes. Os seus interesses de investigação incluem temas como Avaliação Digital, Design de Cursos Online, Ensino a Distância, Ética e Inteligência Artificial, Formação docente, Literacia Digital, Redes Pessoais de Aprendizagem (Learning Networks) e Tecnologias Educativas.
Patrícia Rosado Pinto
Patrícia Rosado Pinto foi Pró- Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da Escola Doutoral desta universidade – NOVA Doctoral School. Também coordenou o Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes da NOVA, onde foi responsável pela oferta de formação pedagógica aos docentes e pela produção de material pedagógico de suporte à actividade educativa. É doutorada em Ciências da Educação e, na Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School (NMS), exerceu durante mais de vinte anos a função de Directora do Gabinete de Educação Médica. Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de Formação Pedagógica de docentes e, no domínio da Educação Médica Continuada, em atividades de consultoria, tanto na Europa, como nos Países de Língua Oficial Portuguesa. As suas áreas de interesse e de publicação são a Educação Médica e o Ensino e a Aprendizagem no Ensino Superior, nomeadamente no que diz respeito à formação de docentes. Encontra-se presentemente aposentada. Foi nomeada, em 2024, Presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior.
Paulo Belo Costa
Paulo Belo Costa é instructional designer e formador na NOVA Medical School, onde cria experiências de aprendizagem ativa, aliando teorias de aprendizagem, práticas pedagógicas e novas tecnologias. Foi coordenador do Núcleo de Inovação Pedagógica da Universidade NOVA de Lisboa e colaborou com a NOVA Forma no desenvolvimento de conteúdos e cursos para docentes, participando também em projetos nacionais e internacionais relacionados com Technology Enhanced Learning. Com um percurso que integra pedagogia, design e ilustração, sustentado por uma base académica em Física, traz uma perspetiva multidisciplinar ao design educativo, o que se reflete na sua abordagem criativa à educação.
Rogério Costa
Rogério Paulo Pais da Costa é professor adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, onde coordena o Departamento de Matemática e Ciências da Natureza. Integra Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES) e coordena o Grupo de Tecnologias Educativas da MetaRed TIC Portugal. Entre 2002 e 2006, foi vice-presidente do conselho diretivo da Escola Superior de Educação de Leiria, tendo criado o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) e coordenado o programa de Utilização Pedagógica das TIC nas escolas públicas do 1.º ciclo do distrito de Leiria. Em 2006, assumiu a direção da Unidade de Ensino a Distância (UED), onde estruturou os primeiros cursos de licenciatura e mestrado a distância da instituição. De 2013 a 2015, foi consultor do Ministério da Educação de Angola, em Luanda, na área da educação a distância e das tecnologias educativas. As suas áreas de interesse incluem comunidades de prática, tecnologias educativas, educação a distância, inteligência artificial na educação e inovação pedagógica.
Susana Lopes
Susana Lopes (https://orcid.org/0000-0002-9535-4578) tem um Doutoramento em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é investigadora do CEIS20 Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da mesma Universidade.
Desde 2018 é Head Librarian na Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa e formadora na NOVA Doctoral School nos cursos de Information Literacy e Research Data Management (desde 2012 até ao presente).
Integrou o Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas de 2017 a 2020 e é membro do European Business Schools Library Group desde 2018.
As suas áreas de investigação são a Comunicação de Ciência, Bibliometria e as questões relacionadas com a publicação científica, nomeadamente a revisão por pares.
Tânia Carraquico
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mestre em Gestão de Indústrias Criativas pelas Escola de Gestão e Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto e doutoranda em Gestão (especialização em Estratégia e Desenvolvimento das organizações) no ISCTE-IUL. Trabalhou como consultora jurídica e advogada em diversas instituições públicas e privadas, destacando-se o trabalho realizado cerca de dez anos como consultora jurídica e advogada do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Desde 2009 tem trabalhado diretamente em instituições de ensino superior, desenvolvendo atividade nas áreas da estratégia e governança, gestão de projetos, qualidade e compliance, comunicação, transformação digital, inclusão, diversidade, ligação à comunidade e responsabilidade social e ambiental, trabalhando como interface com as entidades governamentais, com a rede de parceiros institucionais e na gestão de projetos. Tem, ainda, experiência como consultora e formadora nestas áreas em diversas entidades públicas e privadas.
De julho de 2013 a fevereiro de 2019 foi Secretária-Geral do ISEC Lisboa e, de 2019 a março de 2025, assume as funções de Vice-Presidente do ISEC Lisboa. Coordena, desde janeiro de 2016 a rede de parceiros do ISEC Lisboa: a Rede Know Now Know How. A 21 de março de 2025 assumiu as funções de Presidente do ISEC Lisboa.
