Oradores

Cláudia Sarrico
Cláudia Sarrico nasceu em Aveiro, em 1971.
Doutorada em Estudos Industriais e Empresariais, ramo de Investigação Operacional, pela Warwick Business School, University of Warwick, e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro.
Professora Catedrática na Universidade do Minho, onde integra o Departamento de Gestão da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política. Anteriormente, foi Professora Associada com Agregação no ISEG Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa e Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro.
Entre 2015 e 2021, desempenhou funções como Analista Principal de Políticas de Ensino Superior na OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. De 2023 até assumir funções no XXV Governo Constitucional, liderou o Observatório de Carreiras em Investigação e Inovação, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e da OCDE.
Os seus interesses de investigação centram-se na qualidade e na gestão do desempenho na educação, no ensino superior e na investigação.
Autora e editora de diversos livros e relatórios, incluindo "Promoting Diverse Career Pathways for Doctoral and Postdoctoral Researchers", "Resourcing Higher Education: Challenges, Choices and Consequences" e "Benchmarking Higher Education System Performance", publicados pela OCDE.
Publicou cerca de 40 artigos em revistas científicas internacionais, como Operations Research, European Journal of Operational Research, Journal of the Operational Research Society, Higher Education, Assessment and Evaluation in Higher Education, Journal of Higher Education Policy & Management, Research Policy, Research Evaluation, Public Management Review, Minerva.
Atuou como consultora para instituições nacionais, incluindo Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Conselho Nacional de Educação, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Francisco Manuel dos Santos, SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, e internacionais, incluindo a Comissão Europeia e a OCDE.

Nuno Ricardo Oliveira
Nuno Ricardo Oliveira é doutorado em Educação, com especialização em Educação a Distância e eLearning, Mestre em Educação e Comunicação Multimédia e Licenciado em Teologia. Coordena o Learning Innovation & Faculty Training da Nova School of Business and Economics, um gabinete dedicado à promoção de práticas pedagógicas inovadoras e à integração de tecnologias educativas nos diversos programas académicos da instituição e o desenvolvimento profissional docente da Nova SBE. Paralelamente, é Professor Coordenador no ISEC Lisboa, onde também desempenha o cargo de Coordenador do Learning Innov@tion Studio. Sendo ainda, Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém do Departamento de Tecnologias Educativas. É membro do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior como representante do CECAM - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media. Com ampla experiência como formador, Nuno Ricardo Oliveira é especializado na capacitação contínua de professores e formadores nas áreas de Tecnologias Educativas e Formação Pedagógica. Como investigador integrado do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D - UID-FCT nº 4372), desenvolve estudos focados no design e implementação de cursos online/blended learning e Capacitação em Inovação Pedagógica para docentes. Os seus interesses de investigação incluem temas como Avaliação Digital, Design de Cursos Online, Ensino a Distância, Ética e Inteligência Artificial, Formação docente, Literacia Digital, Redes Pessoais de Aprendizagem (Learning Networks) e Tecnologias Educativas.

Patrícia Rosado Pinto
Patrícia Rosado Pinto foi Pró- Reitora da Universidade Nova de Lisboa e Coordenadora da Escola Doutoral desta universidade – NOVA Doctoral School. Também coordenou o Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes da NOVA, onde foi responsável pela oferta de formação pedagógica aos docentes e pela produção de material pedagógico de suporte à actividade educativa. É doutorada em Ciências da Educação e, na Faculdade de Ciências Médicas/NOVA Medical School (NMS), exerceu durante mais de vinte anos a função de Directora do Gabinete de Educação Médica. Tem estado envolvida em diversos programas nacionais e internacionais de Formação Pedagógica de docentes e, no domínio da Educação Médica Continuada, em atividades de consultoria, tanto na Europa, como nos Países de Língua Oficial Portuguesa. As suas áreas de interesse e de publicação são a Educação Médica e o Ensino e a Aprendizagem no Ensino Superior, nomeadamente no que diz respeito à formação de docentes. Encontra-se presentemente aposentada. Foi nomeada, em 2024, Presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior.

Rogério Costa
Rogério Paulo Pais da Costa é professor adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, onde coordena o Departamento de Matemática e Ciências da Natureza. Integra Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES) e coordena o Grupo de Tecnologias Educativas da MetaRed TIC Portugal. Entre 2002 e 2006, foi vice-presidente do conselho diretivo da Escola Superior de Educação de Leiria, tendo criado o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) e coordenado o programa de Utilização Pedagógica das TIC nas escolas públicas do 1.º ciclo do distrito de Leiria. Em 2006, assumiu a direção da Unidade de Ensino a Distância (UED), onde estruturou os primeiros cursos de licenciatura e mestrado a distância da instituição. De 2013 a 2015, foi consultor do Ministério da Educação de Angola, em Luanda, na área da educação a distância e das tecnologias educativas. As suas áreas de interesse incluem comunidades de prática, tecnologias educativas, educação a distância, inteligência artificial na educação e inovação pedagógica.