O projeto LCA CARE (Life Cyle Assessment – LCA – Collect, Analyse, Report and Evolve for eco-innovative SMEs – CARE), liderado pelo ISEC Lisboa e com o apoio INOVA+ , reúne instituições de ensino superior e Pequenas e Médias Empresas (PME) de Portugal, Espanha, Alemanha, Lituânia e Bulgária para produzir uma ferramenta de inteligência artificial inovadora e um conjunto de iniciativas de formação centradas na melhoria do impacto ecológico das PME do setor agroalimentar trabalhando, assim, para a redução da pegada ecológica.

O objetivo geral do projeto LCA CARE é desenvolver, testar e fornecer recursos inovadores e novas competências para as PME realizarem a Avaliação do Ciclo de Vida , respondendo às necessidades emergentes da indústria e promovendo a transição para práticas mais ecológicas e soluções eco-inovadoras no sector.

O consórcio, composto por 12 organizações de Portugal, Bulgária, Alemanha, Lituânia e Espanha, irá desenvolver, testar e explorar a ferramenta LCA CARE, uma aplicação suportada por inteligência artificial e ajustada a cada PME do sector agroalimentar.

O projeto incluirá a capacitação em LCA através de diversas iniciativas de formação avançada aplicada, bem como o reforço da sensibilização social e dos consumidores para as questões abordadas no projeto. Através da integração de todos os agentes do sistema de valor agroalimentar e auditores LCA será potenciado o alcance e impacto do Ecolabel da Comissão Europeia.

Alinhado com os valores da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto visa reduzir a pegada ecológica no setor agroalimentar caminhando assim para um futuro mais verde.

 

GCI | abril 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS