No dia 9 de janeiro, pelas 18h00 decorreu, a apresentação dos resultados do projeto “Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação '', dinamizada pelo Professor Doutor João Mattar, docente da Universidade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Este investigador lidera o projeto intitulado “Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação”, cujo objetivo é desenvolver um modelo de formação de docentes em competências digitais, baseado em metodologias ativas, gamificação e aprendizagem colaborativa.

Esta investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e conta com a parceria de várias instituições de ensino superior, como a Universidade de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e a Universidade Aberta. Como objetivos específicos, este visa identificar as competências digitais dos professores e as suas necessidades formativas, através da conceção e implementação de um programa de formação em competências digitais, usando, para o efeito, estratégias de gamificação e aprendizagem colaborativa. Adicionalmente, João Mattar pretende avaliar o impacto da formação nas competências digitais dos professores e nas suas práticas pedagógicas, originando recursos educativos digitais abertos para apoiar a formação de professores em competências digitais.

 

LIS | janeiro 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS