Sobre o Ciclo de Seminários da EGEA
VALORES E CIDADANIA EUROPEIA
Bem-vindo à página do Ciclo de Seminários sobre Valores e Cidadania Europeia, organizado pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humanos e pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências. Neste Ciclo de Seminários será feita uma reflexão dos valores fundamentais da Europa e das competências da cidadania das populações.
Este Ciclo de Seminários irá decorrer mensalmente, em modo online, terá início em junho de 2022 até ao final do ano civil de 2023, com pausa nas interrupções letivas. Irá receber mensalmente oradores convidados da academia, eurodeputados e sociedade civil. Destina-se fundamentalmente em pensar a Europa e a participação dos cidadãos no projeto Europeu.
Tem como suporte a falta de interesse e/ou a apatia da sociedade pelos Valores e pela Cidadania e a necessidade de um apelo à participação dos cidadãos no projeto europeu, para fomentar a sua participação ativa e envolvente e fundamental reflexão sobre os valores e a ética na sociedade.
Estes Seminários incluem uma equipa organizadora multidisciplinar que integrará a dimensão jurídica, histórica, relações internacionais, ciência política, geografia e educação, no sentido de cruzar as várias dimensões de cidadania e desenvolver estudos teóricos pluridisciplinares a par da implementação das teorias nas Boas Práticas de Cidadania, através da metodologia qualitativa e da aprendizagem experiencial da dimensão europeia da cidadania nas Escolas e nos Municípios.
As pessoas têm de estar no centro de todas as nossas políticas. Por isso, desejo que todos os europeus contribuam ativamente para a Conferência sobre o Futuro da Europa e desempenhem um papel de liderança na definição das prioridades da União Europeia. Apenas em conjunto conseguiremos construir a nossa União de amanhã.
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia
Oradores
15 dezembro - 18h00
JOSÉ ADELINO MALTEZ
Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1974, obteve o grau de doutor em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, em 1990. Foi assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1976-1985) e continuou a sua carreira docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, onde é Professor Catedrático Jubilado do grupo de ciências jurídico-políticas. Exerceu também o cargo de professor convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre os anos lectivos de 1996-1997 e de 2004 2005. Foi fundador e membro da primeira direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política. Leccionou, ainda como professor convidado, na Universidade de Estrasburgo, na Universidade de Brasília e na Universidade Nacional Timor Lorosa'e tendo sido igualmente conferencista e consultor da Universidade Agostinho Neto, de Luanda[ na Universidade da Beira Interior e na Universidade dos Açores.
LOCAL: Online - Clique aqui para aceder
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha: 127484
OUTROS ORADORES 2022
03 junho - 18h00
VIRIATO SOROMENHO-MARQUES
Viriato Soromenho-Marques é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, lecionando nos cursos de Filosofia e de Estudos Europeus. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, e conselheiro especial da Fundação Oceano Azul. Tem desenvolvido uma intensa atividade de docente, investigador e conferencista nas áreas do Ambiente, Assuntos Europeus e da Filosofia Política, com particular destaque para os fundamentos teóricos do federalismo. Tem uma vasta bibliografia nacional e internacional nestes domínios, tendo desempenhado entre outras funções as de vice-presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (EEAC), entre 2001 e 2006; membro do Grupo de Alto Nível para a Energia e as Alterações Climáticas da Comissão Europeia (2007-2009); e coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011). Tem colaboração regular na comunicação social escrita e audiovisual. De entre os estudos sobre temas europeus, destacam-se os seguintes ensaios: Europa: o Risco do Futuro (1985); Europa: Labirinto ou Casa Comum (1993); coordenação da obra Cidadania e Construção Europeia (2005); Portugal na Queda da Europa (2014).
24 junho - 18h00
MARIA HELENA CARVALHO DOS SANTOS
Maria Helena Carvalho dos Santos é professora e escritora. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Doutorada em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1989), onde lecionou. Trabalhou nas Universidades de São Paulo e Vale do Acaraú, Brasil e organizou Centros de Estudo no Brasil – S. Paulo e Nordeste. Foi fundadora do Partido Socialista, deputada à Assembleia Constituinte (1975 a 1976), Adjunta do Ministro da Educação (1976 a 1979) e Secretária de Estado Adjunta da Educação no IX Governo Constitucional (1984 a 1985). Fez conferências na China e no Japão, por convite da Sociedade Internacional de Estudos do Século XVIII. Deu aulas de Português na Itália e na UCLA – Universidade de Los Angeles. Organizou a parte portuguesa na Exposição na Sorbonne sobre o Séc. XVIII, por ocasião das Comemorações da Revolução Francesa. Foi Fundadora e Presidente da SPESXVIII.
30 setembro - 18h00
DANIELA SERRA CASTILHOS
Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Programa Pasado y Presente de los Derechos Humanos), atualmente é detentora da Cátedra Jean Monnet Dimensions Of The European Union's Values, projeto de ensino e investigação cofinanciado pela Comissão Europeia (2022 a 2025), e coordenadora do Módulo Jean Monnet Practical dilemmas and legal analysis of the area of freedom, security and justice in Europe (2023 a 2026). Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria desde março de 2022, onde ensina no 1º ciclo de Administração Pública e no 1º ciclo de Solicitadoria.
Com uma experiência de mais de uma década no ensino de unidades curriculares no domínio do Direito e da Ciência Política em cursos de 1º e 2º ciclo em Direito e 1º ciclo em Solicitadoria. Especificamente no Direito da União Europeia, História das Ideias Políticas e Sociais, Direito Internacional Público, Direito Constitucional, Ciência Política e outras no âmbito do Direito Público que tiveram lugar em cursos de Licenciatura e Mestrado. Em 2018 foi-lhe atribuída a coordenação do Módulo Jean Monnet The European Union as a global player for Democracy and Fundamental Rights, projeto de ensino e investigação cofinanciado pela Comissão Europeia (2018 a 2022). E foi nomeada para o Comité de gestão da ação EU Foreign Policy Facing New Realities: Perceptions, Contestation, Communication and Relations no âmbito da COST – European Cooperation in Science & Technology, o quadro intergovernamental mais antigo da Europa para a cooperação em ciência e tecnologia.
28 outubro - 18h00
MARIA DE FÁTIMA DE CASTRO TAVARES MONTEIRO PACHECO
Docência no ISCAP (Instituto Politécnico do Porto), desde Outubro de 1997. Doutoramento em “Direito da União Europeia” pela Universidade Católica, sob orientação da Professora Doutora Ana Maria Guerra Martins e do Professor Doutor Manuel Afonso Vaz; mestrado na Universidade Portucalense, sob a orientação do Professor Doutor Joaquim da Silva Cunha; Pós-Graduação em “Estudos Europeus” e em Direito da União Europeia pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Clássica de Lisboa; vários cursos de especialização em “Justiça Europeia dos Direitos do Homem”, em “Direito do Mar”, e em áreas ligadas aos direitos fundamentais. Realizou provas públicas para professor adjunto, com a apresentação do estudo “A Protecção dos Direitos Fundamentais na União Europeia” e discussão de três temas de DUE. A sua dissertação de doutoramento intitula-se: “Entre limites e expansibilidade: as cláusulas horizontais da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia” foi arguida pela Senhora Professora Doutora Maria José Rangel de Mesquita e pela Professora Doutora Sofia de Oliveira Pais. As suas áreas de interesse são o Direito da União Europeia, o Direito Internacional e os Direitos Humanos, razão pela qual tem publicado vários trabalhos e proferido várias palestras, sobre a protecção dos direitos fundamentais da União Europeia, dos seus valores mais essenciais e sobre a protecção regional da pessoa humana. A convite da Professora Doutora Alessandra Silveira pertence ao centro de investigação JUSGOV, da Universidade do Minho, onde integra o grupo de Direitos Humanos. Pertence ainda ao CEI, do ISCAP, centro de investigação interdisciplinar. As temáticas que captam a sua sensibilidade e a sua investigação científica situam-se nas áreas ligadas à promoção e defesa da democracia e do Estado de Direito, na perspectiva da garantia do respeito pelos Direitos fundamentais em todas as vertentes de actuação da UE.
25 novembro - 18h00
MIGUEL VALE DE ALMEIDA
Miguel Vale de Almeida nasceu em Lisboa em 1960. Doutorado em Antropologia, é professor catedrático no ISCTE-IUL e investigador do CRIA, onde dirigiu, até 2015, a revista “Etnográfica”. A sua pesquisa – com trabalho de campo em Portugal, Brasil, Espanha e Israel/Palestina - tem versado questões de género e sexualidade, bem como etnicidade, “raça” e pós-colonialismo. Tem vários livros publicados em Portugal e no estrangeiro, destacando-se “Senhores de Si: Uma Interpretação Antropológica da Masculinidade”, “Um Mar da Cor da Terra: ‘Raça’, Cultura e Política da Identidade”, “Outros Destinos: Ensaios de Antropologia e Cidadania”, “A Chave do Armário. Homossexualidade, casamento, família”, “Aliyah. Estado e Subjetividade entre Judeus Brasileiros em Israel/Palestina”, sendo o mais recente "Pedra Branca. Rosa Feldman, uma história de vida do século XX" em co-autoria com Ethel Feldman. Além de cronista, escritor e blogger, tem sido activista dos direitos LGBT e foi eleito Deputado à Assembleia da República em 2009, tendo estado envolvido na aprovação do casamento igualitário. Sites pessoais: miguelvaledealmeida.net e miguelvaledealmeida.medium.com.
16 dezembro - 18h00
FAUSTO AMARO
Fausto Amaro é doutorado em Sociologia pela Universidade de Lisboa. Foi Professor Catedrático da Universidade de Lisboa (ISCSP) e Reitor da Universidade Atlântica.
É Presidente da ESSATLA - Escola Superior de Saúde Atlântica, membro da Direcção da Sociedade de Geografia de Lisboa, Administrador do Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa, Membro do Conselho Consultivo da Atlântica, Investigador do CAPP - Centro em Administração e Políticas Públicas (Universidade de Lisboa / ISCSP) e Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Foi assistente no Departamento de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa). Fausto Amaro foi também Professor Assistente, Professor Auxiliar, Professor Associado e Professor Catedrático do ISCSP do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa), até à sua reforma a 1 de agosto de 2013.
As suas principais áreas de atuação são Sociologia e Política Social. Os seus principais interesses são Sociologia da Família, Sociologia da Comunicação, Metodologia da Pesquisa Científica, Sociologia dos Transtornos Mentais, HIV / AIDS e Criminologia e Mediação de Conflitos.
OUTROS ORADORES 2023
27 janeiro - 18h00
PAULA DO ESPÍRITO SANTO
Paula do Espírito Santo é Professora Associada com Agregação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) - Universidade de Lisboa (ULisboa) e Professora Visitante em outras Universidades Portuguesas e Estrangeiras. É Investigadora integrada do CAPP (FCT-ISCSP) e Colaboradora do ICPOL (Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna).
Entre as suas contribuições em livro estão Introdução à Metodologia das Ciências Sociais pela editora Sílabo (2015); em edição com Rita Figueiras, Beyond Internet – Unplugging the Protest Movement Wave pela editora Routledge (2016); em edição com Marco Lisi, Militantes e Ativismo nos Partidos Políticos – Portugal em Perspectiva Comparada publicada pela Lisboa: ICS (2017).
Coordenadora e Participante em vários projetos na área da ciência política, metodologia das ciências sociais e comunicação política, destaque para o Projeto Internacional MAPP (Members and Activists of Political Parties), onde coordena, juntamente com Marco Lisi, a investigação a nível dos Filiados e Ativistas Portugueses, em Perspectiva Comparada.
24 fevereiro - 18h00
RICARDO VIEIRA
Doutor em Antropologia Social, Pós-doutor em Serviço Social, Agregado em Antropologia da Educação pelo ISCTE e Mestre em Antropologia Social e Sociologia da Cultura pela FCSH-UNL. No ano de 2000, foi galardoado com o Prémio Rui Grácio, prémio nacional para o melhor trabalho de investigação em Educação realizado em Portugal, SPCE.
É, atualmente, Professor Coordenador Principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, membro da RESMI - Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural -, Professor Decano do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do CICS.NOVA.IPLeiria.
A sua investigação incide sobre identidades pessoais, sociais e profissionais, histórias de vida e interculturalidade, mediação intercultural, pedagogia social, intervenção social e gerontologia social, matérias sobre as quais tem vários textos e livros publicados em Portugal e no estrangeiro.
Trabalhou em Portugal com Raul Iturra, e em França com Pierre Bourdieu, François Bonvin, Monique Saint-Martin e Marie Elisabeth Handman.
31 março - 18h00
TERESA NUNES
Doutora em História Contemporânea, pela Universidade de Lisboa, com a tese O Ideário Republicano de Ezequiel de Campo, Teresa Nunes é professora da Faculdade de Letras da UL e diretora da licenciatura em Estudos Europeus dessa instituição. Investigadora, Académica correspondente da Academia Portuguesa de História, coordenou projectos bilaterais sobre as relações Portugal-Sérvia e Portugal-Polónia; membro de redes de investigação internacional sobre monarquias e repúblicas nos contexto europeu e ibero- americano. É ainda investigadora.
De entre as suas numerosas publicações, salientamos: As Mulheres, a Corte e o Fim da Monarquia Constitucional Portuguesa; Rainhas, Princesas e Infantas. Quotidiano, ritos e cerimónias na Península Ibérica (séculos XVI-XX), 2022.
28 abril - 18h00
MÁRIO SIMÕES BARATA
Doutorado em Direito na especialidade de Ciências Jurídicas-Políticas na Universidade de Coimbra com a dissertação Formas de Federalismo e O Tratado de Lisboa: Confederação, Federação e Integração Europeia, cursou Ciência Política na McGIll University (Canadá).
No ano letivo 2001-2002 ingressou, como assistente, no Instituto Politécnico de Leiria.
Atualmente, é Professor Adjunto no Politécnico de Leiria e Investigador do Instituto Jurídico da Portucalense – Pólo de Leiria. Investiga e publica nas áreas de Ciência Política, Direito Constitucional, Direito da União Europeia e Direito do Trabalho.
DORA RESENDE ALVES
Doutora pela Universidad de Vigo (Espanha) com tese sobre tema do direito da concorrência da União Europeia e Mestre em Direito, área de Integração Europeia, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Professora Associada do Departamento de Direito da Universidade Portucalense (UPT), com experiência em unidades curriculares no domínio do Direito da União Europeia, Direito Constitucional e da História do Direito, lecionando desde 1993. Autora de livros e artigos científicos, orientadora de teses e dissertações, é também Investigadora como membro integrado do Instituto Jurídico Portucalense, na linha de investigação Política e Governança Internacional, Centro de Investigação da Universidade Portucalense.
26 maio - 18h00
SUSANA SARDINHA MONTEIRO
Doutorada em Direito pela Universidade da Extremadura com a Tese "La configuración jurídico-política de la ciudadania de la Unión Europea: Europa de los ciudadanos e identidad europea", Susana Sardinha Monteiro é também licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa e mestre em Direito da União Europeia pela Universidade Católica Portuguesa.
Os seus principais interesses científicos são o Direito da União Europeia e as Resoluções Alternativas de Litígios, áreas em que tem vindo a publicar artigos e a participar em Conferências, nacionais e internacionais.
É docente no IPL - Instituto Politécnico de Leiria, desde 2006.
30 junho - 18h00
BRAVO NICO
Nascido em Évora, em 1964, é casado e vive em São Miguel de Machede, pequena vila do concelho de Évora. É Agregado e Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Évora), Mestre em Ciências da Educação/Área de Análise e Organização do Ensino (Universidade de Lisboa) e licenciado em Ensino de Física e Química (Universidade de Évora). É Professor Associado com Agregação da Escola de Ciências Sociais e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. É Diretor do Programa de Doutoramento e do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora. É Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede e membro do Conselho Geral do IAVE/Instituto de Avaliação Educativa. Exerceu funções como Deputado à Assembleia da República, Diretor Regional de Educação do Alentejo, membro do Conselho Nacional de Educação, Pró-Reitor da Universidade de Évora e Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Machede. É autor de vários livros e publicações científicas, na área da Educação e do Desenvolvimento Local. As suas publicações encontram-se disponíveis no Repositório Digital da Universidade de Évora (https://dspace.uevora.pt/rdpc/).
LOCAL: Online - Clique aqui para aceder
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha: 127484
29 setembro - 18h00
ADELINO CARDOSO
Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, é Investigador Integrado do CHAM – Centro de Humanidades. Os seus interesses de investigação distribuem-se pela filosofia moderna, pensamento português, fenomenologia, história e filosofia da medicina. Coordenou projectos interdisciplinares articulando nomeadamente filosofia, medicina, história e literatura: “Filosofia, Medicina e Sociedade” (2007-2011); “O conceito de natureza no pensameno médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII” (2012-2015) e “Arte médica e inteligibilidade científica na Archipatologia de Filipe Montalto” (2013-2015). Publicou um vasto número de artigos em revistas especializadas e vários livros, entre os quais, Leibniz segundo a expressão (1992), Fulgurações do eu. Indivíduo e Singularidade no pensamento do Renascimento (2002), Vida e percepção de si. Figuras da Subjectividade no século XVII (2008), Labirinto do eu (2019). Coordena uma das secções da “História global do pensamento português”, coordenada por José Eduardo Franco e Samuel Dimas. É membro da Comissão de Ética do Instituto Português de Oncologia e do Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.
LOCAL: Online - Clique aqui para aceder
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha: 127484
27 outubro - 18h00
MANUEL PORTO
Atualmente é Professor Catedrático na Universidade Lusíada e Diretor do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais. Professor Catedrático do Grupo de Ciências Económicas da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde fez a sua carreira académica e onde foi responsável pelo Curso de Estudos Europeus. Em anos anteriores exerceu, entre outras, as funções de Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, de Presidente do Conselho Nacional do Plano e de Deputado ao Parlamento Europeu.
LOCAL: Online - Clique aqui para aceder
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha: 127484
24 novembro - 18h00
ALEXANDRE HONRADO
Alexandre Honrado, escritor, professor e investigador. Tem lecionado nos últimos anos na Universidade Lusófona e no Instituto Piaget. Recentemente, como escritor, tem criado libretos de ópera sobre a Europa, nos quais defende a ideia de cidadania no espaço comum europeu. Acaba de vencer um Call for Libreto lançado em âmbito europeu. Desenvolve neste momento a sua segunda ópera escrita em 2023, Europe between memories, com a compositora sérvia, radicada em Nova Iorque, Aleksandra Vrebalov, Composer of the Year by Musika Klasika for Antennae. Dedica-se aos estudos de cultura, nomeadamente no que respeita à memória e à formatação de universos culturais e não de identidades culturais.
LOCAL: Online - Clique aqui para aceder
ID da reunião: 955 1513 4530
Senha: 127484
Comissão
organização
Escola de Educação e Desenvolvimento Humano
Isabel Baltazar
Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica
Ana Pereira Neto