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Nesta edição do Report da Qualidade do ISEC Lisboa, damos a conhecer mais um dos macroprocessos do SIGQ-ISEC Lisboa. Apresentamos nesta edição, aquele que é o terceiro dos quatro macroprocessos nucleares, a Ligação à Comunidade. À semelhança dos restantes macroprocessos, e do próprio modo de funcionamento do SIGQ-ISEC Lisboa, este encontra-se desdobrado em diversos processos secundários que se constituem como grandes áreas de atuação e processos terciários (ações, operacionalizadas através de regulamentos e procedimentos no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa).


A monitorização e avaliação da qualidade das atividades que dizem respeito à Ligação à Comunidade é descrita na Figura 1.


 



Segundo a abordagem processual adotada no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa, olhamos à lupa para dois destes subprocessos: Colaboração Institucional e Responsabilidade Social.
O ISEC Lisboa tem norteado a sua atuação pelos princípios da forte interação com a comunidade e da dinamização e apoio de iniciativas de ligação à comunidade, reconhecendo a sua responsabilidade institucional no desenvolvimento económico e social regional e nacional (refletido no Plano Estratégico e de Ação para o Quadriénio 2017/2020, no vetor de Desenvolvimento Estratégico 5 (VeDE 5) - Sociedade e Responsabilidade Social).
A colaboração interinstitucional, a prestação de Serviços à Comunidade, a abertura ao exterior, a ação cultural, desportiva e artística no exterior, a integração em projetos e parcerias nacionais, o compromisso com o contributo da promoção da atratividade e desenvolvimento local e regional e a obtenção de receitas próprias através desta atividade, fazem parte do nosso pacto social e das mais valias que se traduzem de parte a parte (Figura 2).




Em conformidade com os princípios de responsabilidade social, o ISEC Lisboa aprovou a sua Carta Social
que sistematiza, por um lado, a realidade atual do nosso contributo para as necessidades da comunidade
local, designadamente em matéria de respostas e projetos sociais e, por outro lado, olha para o futuro
com uma base de trabalho rigorosa e participada pelos atores locais com o intuito de melhorar a rede de
respostas e projetos sociais contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade
em que o ISEC Lisboa se insere. O tipo de projetos de intervenção onde damos resposta pode distribuir-se
por 6 áreas de intervenção distintas (Figura 3):





Um dos momentos de monitorização, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa é o processo voluntário de autoavaliação dos CTeSP lecionados no ISEC Lisboa?

 

Um dos momentos de monitorização, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa é o Funcionamento das Unidades Curriculares, lecionadas pelos docentes no ISEC Lisboa?

 

Um dos momentos de monitorização, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa foi a empregabilidade dos diplomados dos ciclos de estudos do ISEC Lisboa nos anos letivos 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019?