EDITORIAL
30 ABRIL 2020 |
A pandemia COVID-19 obrigou-nos a reajustar o quotidiano, privando-nos das rotinas que conhecíamos.
Apesar de nos encontrarmos a trabalhar de forma remota, continuamos juntos e focados, a trabalhar
para a Qualidade dos serviços que prestamos a todas as partes interessadas do ISEC Lisboa e na melhoria
contínua das nossas atividades. É importante não ceder aos receios e incertezas que se anunciam nos
tempos vindouros e recorrer à empatia, solidariedade e humanidade que nos une a todos, no crescimento,
esperança e crença da nova realidade com que teremos de viver.
É tempo de parar e refletir, unir esforços para podermos seguir em frente, mais fortes e convictos na
superação dos futuros desafios. Não se esqueça, mantenha-se em segurança, pois cada um de nós faz
parte da solução.
A EQUIPA DO GAGQ
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Macroprocesso Nuclear: Ensino-Aprendizagem |
Como referimos na 3.ª Edição do Report da Qualidade, a cada nova edição daremos a conhecer um
macro-processo do SIGQ-ISEC Lisboa. Apresentamos nesta edição, aquele que é o primeiro dos quatro
macro-processos nucleares, o Ensino-Aprendizagem.
À semelhança dos restantes macroprocessos, e do próprio modo de funcionamento do SIGQ-ISEC Lisboa,
este encontra-se desdobrado em diversos processos secundários que se constituem como grandes áreas
de atuação e processos terciários (ações, operacionalizadas através de regulamentos e procedimentos no
âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa). |
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À lupa
Os subprocessos do macroprocesso nuclear: Ensino-Aprendizagem |
Segundo a abordagem processual adotada no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa, olhamos à lupa para dois
destes subprocessos: Conceção e Aprovação da Oferta Formativa e Admissão de Estudantes, Progressão,
Reconhecimento e Certificação. Intimamente ligados, estes subprocessos são pensados de forma estruturada
para proporcionar a melhor experiência aos nossos alunos durante o seu percurso académico e
profissional.
É constante a preocupação do ISEC Lisboa em analisar de forma contínua as necessidades do mercado
de trabalho, em estreita articulação com as empresas e indústria, apostando em áreas inovadoras e cujas
necessidades de mão de obra atualizada são uma constante, atualizando e ajustando a sua oferta formativa
através da revisão periódica de cursos, com foco na satisfação das necessidades e expectativas das
partes interessadas (Figura 1).
Figura 1. Melhoria contínua do processo de conceção de aprovação e oferta formativa |
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A par, o percurso do aluno no ISEC Lisboa é pautado por diversos momentos de acompanhamento, avaliação e monitorização, essenciais para o culminar de um ciclo de estudos de sucesso (Figura 2).
Figura 2. Fluxo implementado de monitorização contínua e revisão periódica de cursos
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Sabia que...
SABIA QUE?
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Um dos momentos de monitorização, no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa é a avaliação dos Trabalhos Finais de Mestrado? Já se encontra disponível para consulta, o Relatório relativo aos resultados do inquérito à satisfação dos ex‐alunos do ISEC Lisboa sobre o processo de orientação dos seus trabalhos finais de mestrado (TFM), pretendendo contribuir para identificar de que forma decorreu a orientação dos TFM dos alunos do ISEC Lisboa, por forma a permitir aferir as melhorias a introduzir neste processo1.
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Já se encontra disponível o relatório resumo relativo à Monitorização Pedagógica do 1.º semestre de
2019/2020? No âmbito do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do ISEC Lisboa são avaliados e ajustados
regularmente os métodos de ensino e aprendizagem1.
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1Referencial 3 - Ensino, Aprendizagem e Avaliação centrados no estudante;
. Referencial 5 - Monitorização contínua e revisão periódica dos cursos.
. AGÊNCIA DE AVALIAÇÃO E GARANTIA DA QUALIDADE Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior, adaptado aos
. ESG 2015.
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