Bruno Ferreira, coordenador do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária, participou numa publicação internacional como co-autor da obra Transformaciones y Retos de las Instituciones Contemporáneas. Esta publicação contou ainda com os autores: Margarita Campillo Díaz, Sonsoles Calderón López, José Enrique Ema, José García Molina, José Luis González Geraldo, Emma Ingala Gómez,Roberto Moreno López, Inmaculada López Francés, Silvia L. Gil, Juan Sáez Carreras.

 

Na sua participação, através do capítulo: Los profesionales de la educación social y su función en las políticas territoriales, o docente aborda os temas da educação patrimonial e a sua importância e o papel dos educadores sociais. Este afirma "A educação patrimonial implica a apresentação da diversidade dos modos de vida, das respostas a problemas singulares ou recorrentes dos seres humanos, da heterogeneidade dos comportamentos, da diversidade cultural, das interpretações, das manifestações artísticas (...) A ligação com o património favorece o trabalho interdisciplinar, relacionando a língua, a criatividade, a história, a geografia, a biologia, a arte, etc. Permite também trabalhar com inteligências múltiplas e multissensoriais. Finalmente, educar com o património abre um enorme campo para o desenvolvimento de novas tecnologias".

 

Pode ler o artigo na íntegra AQUI.

 

GCI | junho 2023

 

Mónica Lameiro, Diretora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas (ECAIC), participou na última edição da Revista Intergráficas expressando a sua preocupação com a evolução dos meios digitais e o impacto que os mesmos têm na indústria gráfica “A razão é simples – com a massificação das tecnologias digitais e a popularização do online, muitas das competências que eram antes exclusivas do designer gráfico, tornaram-se acessíveis e de uso fácil ‘para todos’, através de softwares específicos.” afirma. Aponta ainda a falta de investimento de Portugal no sector. Em contrapartida, ressalva que a formação na área é uma mais-valia e que “o investimento na formação, seja, por cursos técnicos, superior ou microcredenciais faz hoje mais sentido que nunca.”

 

Enquanto Diretora da ECAIC e Coordenadora do curso de Design e Produção Gráfica no ISEC Lisboa aposta na formação dos seus alunos reforçando que “os estudantes do curso de Design e Produção Gráfica da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa, lidam de muito perto com o contexto real da indústria, num percurso de três anos ao longo dos quais são preparados para um sector tão complexo quanto exigente. Ali aprendem conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos gráficos, que vão desde a sua concepção à produção industrial, numa sequência natural, intensa e multidisciplinar. A nossa matriz politécnica está em sintonia perfeita com o pulsar do setor gráfico e o sucesso desta indústria só tem a beneficiar desta perspectiva integrada da educação gráfica. (…) E no ISEC Lisboa, iniciámos esse caminho há 4 anos com a criação de um Curso Técnico e Superior Profissional em Produção Gráfica e Digital que nos permitiu estreitar bastante as relações, em grande parte pelos excelentes resultados da componente de Formação em Contexto de Trabalho. Em sala, oficina e laboratório promovemos a máxima aproximação ao contexto real, mas sabemos que o caminho da progressão é a implementação do ensino dual, uma prática comum em alguns países europeus, onde as componentes teóricas são lecionadas na escola e a componente prática nas empresas gráficas. A comunidade académica que lidero está empenhada em deixar o seu cunho neste futuro, e eu estou certa de que estamos quase lá.”

 

GCI | junho 2023

 

 

Rui Fonseca, diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, escreveu um artigo de opinião que incide nas várias razões pelas quais a valorização dos educadores de infância é fundamental para o nosso futuro educativo e social. 

“(...) o educador de infância assume um papel decisivo na formação pessoal, social e escolar das crianças, considerando que é o seu conhecimento, aliado a uma forte capacidade de adaptar-se, interagindo com as diferentes famílias, que permitirá o desenvolvimento de relações saudáveis, participadas por todos e envolventes, capazes de produzir verdadeiras comunidades educativas que aprendem em conjunto, nesse processo partilhado entre todos. O educador de infância, mais que um dinamizador de aprendizagens de diferentes tipos, é um catalisador de laços sociais, tendo a capacidade de transformar o jardim de infância numa verdadeira comunidade.”, pode ler-se no artigo escrito pelo professor do ISEC Lisboa. 

O artigo completo pode ser lido AQUI.

 

GCI | junho 2023

 

 

 

 

Realizou-se no passado dia 6 de junho, a 1ª edição do Jump2Job - Empregabilidade e Networking Profissional no Auditório Hélder Pita. A iniciativa, organizada pela Unidade de Redes e de Inserção Profissional (URIP) e pelo Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Estudante (GIAAE) do ISEC Lisboa, procurou aproximar os estudantes, recém-diplomados ou jovens formados ao mercado profissional.

Enquanto instituição de Ensino Superior, o ISEC Lisboa procura apoiar os alunos no desafio da empregabilidade e fomentar as relações com empresas parceiras ajudando na transição do ensino superior para o mercado de trabalho. Através da presença de diversas empresas convidadas e, abrangendo setores de atividade como a educação, engenharia, hotelaria e aeronáutica, este dia foi recheado de partilha de informação e estabelecimento de uma rede de contactos entre entidades e alunos.

O ISEC Lisboa endereça o seu agradecimento a todas as entidades presentes que contribuíram para o sucesso desta primeira edição!

Se quiser saber mais informações sobre o evento, clique AQUI.

GCI | junho 2023

O diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, Paulo Gil Martins, foi convidado a integrar os órgãos sociais da Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional para o triénio 2023-2025, depois de terminar o seu Curso no Instituto de Defesa Nacional.

A Associação dos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional tem quase quatro décadas de existência com uma atividade ininterrupta, com o objetivo de participar na definição e difusão dos conceitos doutrinários da área da segurança e defesa projetando os valores culturais que reforçam a identidade nacional, mas também perspetivando uma organização da sociedade, independente do poder político, credível, prestigiada, constituída por cidadãos qualificados dispostos a contribuir para a prossecução dos interesses estratégicos de Portugal, promovendo a divulgação da informação relevante e assumindo o dever cívico de participar na discussão e definição das grandes orientações da estratégia nacional.

O ISEC Lisboa, congratula o professor por este reconhecimento. 

 

GCI | maio 2023

 

 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS