No passado dia 28 de outubro, alunos dos 1º e 3º anos da licenciatura de engenharia de proteção civil visitaram, em horário pós laboral, o Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, especialmente o Centro de Situação e Operações, acompanhados pelo coordenador da licenciatura, Engenheiro Técnico Paulo Gil Martins.

Recebidos pelo Adjunto de Operações do Comando Nacional, Pedro Nunes, puderam observar a sala de operações e comunicações, a sala de situação, a sala de comando e a sala de análise e apoio à decisão. Tiveram ainda o privilégio de ouvir da parte do Adjunto de Operações uma exposição sobre os meios existentes de apoio à decisão baseados em plataformas digitais, as ligações automáticas entre os vários meios operacionais da componente de forças do sistema de proteção civil, a georreferenciação de recursos existentes e a evolução tecnológica em curso, que revolucionará certamente a forma de pensar, de agir e de decidir dos responsáveis especialmente em operações complexas.

Esta visita só foi possível pelo apoio recebido do Sr. Brigadeiro General Duarte Costa, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela disponibilidade e profissionalismo do Adjunto de Operações Pedro Nunes e do Comandante de Serviço às Operações Miguel Oliveira, a quem agradecemos todas as informações e explicações fornecidas.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS