Coordenadora do Curso

Mestre Dalila Lopes          

 Candidatura Online    Pedido de Informação    

 

Data prevista para a 1ª edição do curso:

Dia 10 de janeiro de 2020 // Candidaturas até dia 06 de janeiro de 2020


 

Licenciada em Engenharia Civil (ramo de estruturas) pelo IST, Mestre em Transportes no perfil de Planeamento e Políticas de Transportes (IST). Doutorada em Engenharia Civil na área de estruturas de enformados a frio (IST). Especialista com Provas Públicas em Engenharia Civil Estruturas. Desenvolve a sua atividade profissional na área de projeto, direção de obra e direção de fiscalização, desempenhando funções de coordenação e direção técnica em várias empresas. Consultura na área da reabilitação do património edificado. 

Apresentação do Curso

Os Eurocódigos Estruturais constituem um conjunto de Normas Europeias (EN) relativas ao projeto de estruturas de edifícios e de outras obras de engenharia civil, realizadas com diferentes materiais. Foi publicado em Diário da República o Despacho Normativo n.º 21/2019, que aprova as condições para a utilização dos Eurocódigos Estruturais nos projetos de estruturas de edifícios. Face a este novo enquadramento normativo afigura-se como certa a necessidade de, a curto prazo, garantir que todos os intervenientes no projeto estrutural, possuam uma adequada capacitação técnica e científica, na abordagem de consulta e de utilização destes documentos.

Objetivos do Curso:

Este curso pretende garantir aos formandos uma transição tecnicamente informada da utilização dos atuais Regulamentos Nacionais para os Eurocodigos Estruturais. Perante a evolução da engenharia de estruturas, designadamente no que respeita a metodologias de dimensionamento, refletida nos Eurocodigos Estruturais, é fundamental incluir nos objetivos do curso três vertentes principais:

  • Dotar os formandos de conhecimento necessário a uma abordagem esclarecida de consulta dos documentos;
  • Garantir, sempre que necessário, a atualização de conhecimentos científicos, particularmente importante na abordagem à resistência sísmica dos edifícios;
  • Incluir nas metodologias formativas os aspetos práticos de aplicação com os quais se deparam diariamente projetistas e demais intervenientes no exercício de conceção e execução.

Competências a adquirir:

Este curso de especialização pretende dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam responder às necessidades do mercado e a criar novas oportunidades de trabalho em todo o espaço Europeu. Em termos gerais pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários na abordagem de consulta e utilização dos Eurocódigos Estruturais nos projetos de estruturas de edifícios. 

Área científica predominante do curso:

O curso integra-se na área científica 582 – Construção Civil e Engenharia Civil.

Destinatários:

Este curso é direcionado a Engenheiros e Engenheiros Técnicos, Civis e Mecânicos, assim como a estudantes destas áreas de formação, que procurem atualizar os seus conhecimentos relativos aos Eurocódigos Estruturais e sua aplicação. 

Duração e Horário:

O curso terá uma carga letiva total de 52 horas, funcionando em horário pós-laboral (sextas e sábados). 

Vagas:

Número mínimo de formandos: 15 alunos.

Modalidade e metodologia de formação:

O curso será realizado na modalidade presencial, no ISEC Lisboa. É obrigatória a assiduidade mínima de 90 % das horas previstas. Com vista à obtenção dos objetivos, o corpo docente assumirá um papel orientador e facilitador do processo de aprendizagem.

Avaliação:

A avaliação faz parte integrante do processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos, capacidades e aptidões adquiridas ou desenvolvidas pelos formandos ao longo da formação, entendendo-se que a avaliação deverá abranger a apreciação e discussão presencial de estudos de casos práticos e a realização de um teste escrito e presencial.

Classificação:

A classificação final mínima para obter o Certificado de Aprovado, é de 10 valores.

Certificação:

A formação ministrada é certificada pelo ISEC Lisboa para todos os efeitos legais e fiscais, sendo realizada em plena harmonia com a legislação nacional, as diretrizes nacionais e com as melhores guidelines internacionais.

Certificado do Curso de Especialização Eurocódigos Estruturais:

Será atribuído um Certificado do Curso de Especialização, aos alunos que tenham participado num mínimo de 90% do número de sessões da formação e tenham obtido aproveitamento. Neste certificado constará a classificação numérica final e a designação de Aprovado. No verso do Certificado constará o Plano de Estudos.

Atribuição de Créditos:

O  ISEC  LISBOA  atribui  à  totalidade  deste  curso  5  créditos  (ECTS  -  European  Credit  Transfer  and Accumulation System). 

Local e contactos associados:

Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa, Alameda das Linhas de Torres, Nº 179, 1750- 142 Lisboa | Telefone: +351 217 541 310 | E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Propinas:

  • Inscrição: 50 €
  • Curso: 500 €

Os descontos não são acumuláveis. 

Data prevista para a 1ª edição do curso:

Dia 10 de janeiro de 2020 // Candidaturas até dia 06 de janeiro de 2020

Corpo docente:

Dalila Lopes – Coordenadora do Curso.

Programa:

Módulo

Eurocódigo

 

 

 

Módulo 1

NP EN 1990

NP EN 1991-1-1

NP EN 1991-1-3

NP EN 1991-1-4

NP EN 1991-1-5

Bases para o Projeto de Estruturas;

Pesos Volúmicos, Pesos Próprios, Sobrecargas em Edifícios;

Ações da Neve;

Ações do Vento;

Ações Térmicas.

Módulo 2

NP EN 1992-1-1

Projeto de Estruturas de Betão; Casos Práticos.

 

Módulo 3

NP EN 1993-1-1

NP EN 1993-1-8

NP EN 1993-1-9

Projeto de Estruturas de Aço;

Projeto de Ligações;

Fadiga;

Casos Práticos.

Módulo 4

NP EN 1997-1

Projeto Geotécnico; Casos Práticos.

Módulo 5

NP EN 1998-1

Ação Sísmica (Parte A) e Dimensionamento Sísmico (Parte B);

Casos Práticos.

 


 
 

 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS