Aprovado em Despacho nº 10715/2015
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

COORDENAÇÃO

Coordenador do Mestrado em Ensino do Inglês

 

Doutor José Reis Jorge
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Candidatura Online Pedido de Informação

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Este Mestrado pretende que os alunos possam: desenvolver competências linguísticas, sociais e culturais; adquirir um conhecimento das principais teorias linguísticas e psicopedagógicas que informam o processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua; Adquirir um conhecimento de metodologias inovadoras e de suportes tecnológicos; analisar conteúdos para o ensino precoce da língua inglesa; desenvolver um repertório didático para o ensino precoce da língua inglesa; adquirir conhecimentos de organização e implementação pedagógica em ambientes de aprendizagem contemporâneos; desenvolver competências fundamentais para a intervenção em contextos educativos; desenvolver competências orientadas para a análise de situações educativas complexas e para a investigação em educação; promover a construção destas competências em articulação teoria/prática; promover a reflexão, responsabilidade, especialização e ética profissional; desenvolver competências no âmbito de uma participação ativa nas instituições escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final do curso, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Compreender os processos de ensinoaprendizagem e os vários contextos em que estes se desenvolvem; aplicar conhecimento no âmbito do desenvolvimento infantil neste contexto educativo especifico; aplicar conhecimento na planificação e avaliação da prática pedagógica; mobilizar conhecimento no domínio de projetos educativos e aplicar nas instituições onde desenvolve a sua prática; promover o desenvolvimento das crianças no âmbito da língua oral e escrita, bem como do conhecimento do mundo, das expressões e culturas de língua inglesa; criar situações de aprendizagem que incentivam a observação, a exploração e manipulação de diversos materiais de acordo com os interesses das crianças e respeitando a integração do currículo; desenvolver metodologias atendendo aos conteúdos trabalhados, às características do grupo; planificar a intervir intencionalmente tendo em conta o desenvolvimento global das crianças.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Educação Básica ou em cursos superiores equivalentes

PRINCIPAIS SAÍDAS PROFISSIONAIS

Docência da Língua Inglesa no 1º ciclo do ensino básico em escolas que ministrem o ensino básico, públicas ou privadas, ATL’s e outras organizações educativa

ENTIDADES PARCEIRAS

Instituições de ensino público e privado que ministram o ensino do 1.º ciclo do ensino básico e que colaboram no desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes

TÍTULO CONFERIDO

Mestre em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

HORÁRIO

Diurno e noturno

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE

ECTS

Didática do Inglês na Infância I / Teaching English in Childhood I

1º Semestre

5

Métodos e Técnicas de Investigação em Educação / Methods and Techniques for Research in Education

1º Semestre

2

Psicologia Educacional / Educational Psychology

1º Semestre

2

Desenvolvimento da Linguagem na Infância / Language Development in Childhood

1º Semestre

2

Inglês C2 I / English C2 I

1º Semestre

4

Didática do inglês oral I / Teaching Oral English I

1º Semestre

5

Prática de Ensino Supervisionada I / Supervised Teaching Practice I

1º Semestre

10

Didática do Inglês Oral II / Teaching Oral English II

2º Semestre

5

Didática do Inglês na Infância II / Teaching English in Childhood II

2º Semestre

5

Inglês C2 II / English C2 II

2º Semestre

4

Inglês Oral / Oral English

2º Semestre

4

Projeto Curricular Integrado / Integrated Curricular Project

2º Semestre

2

Prática de Ensino Supervisionada I / Supervised Teaching Practice I

2º Semestre

10

2º ANO

SEMESTRE

ECTS

Novas Tecnologias no Ensino do Inglês na Infância / New Technologies in Teaching English in Childhood

1º Semestre

5

Inglês C2 III / English C2 III

1º Semestre

4

Culturas de Expressão Inglesa / English-Speaking Cultures

1º Semestre 

4

Necessidades Educativas Especiais e Diferenciação Pedagógica / Special Educational Needs and Pedagogical Differentiation

1º Semestre

2

Seminário de Apoio ao Relatório Final / Final Report Support Seminar

1º Semestre

3

Ética e Deontologia Profissional / Professional Ethics and Deontology

1º Semestre

2

Prática de Ensino Supervisionada II / Supervised Teaching Practice II

1º Semestre

10

DURAÇÃO TOTAL DO CURSO

2 anos (4 Semestres num total de 120 ECTS)

CONDIÇÕES DE ACESSO

 + Edital do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

PRÉ-REQUISITOS

+ Detentores de um mínimo de 80 créditos em inglês de acordo com o Decreto-Lei n.º 176/2014 de 12 de dezembro
+ Nos termos do art. 17.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, os candidatos devem ter aprovação na prova de conhecimentos de Língua Portuguesa composta por um exame e uma entrevista a realizar no ISEC Lisboa

EQUIPAMENTOS E MATERIAL DIDÁTICO

Sala de estudo, plataforma Moodle, recursos bibliográficos

ACREDITAÇÕES E RECONHECIMENTO

+ Aprovado em Despacho nº 10715/2015 

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS