CERTIFICAÇÃO ANAC/EASA
Licenciatura + Licença TMA B1.1 em simultâneo; Regime modular; Oferta de Tablet para consulta de manuais PT / EN numa plataforma online; Parcerias com a indústria para a formação prática em contexto de trabalho.

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VANTAGENS COMPETITIVAS

A estrutura modular permite que o curso TMA B1.1 seja agilizado em paralelo com a Licenciatura em Ciências Aeronáuticas, reduzindo custos e tempo de formação para o aluno. Assim, em pouco mais de 3 anos o aluno obtém o grau de licenciado e a certificação como Técnico de Certificação de Manutenção, a um preço muito competitivo.

A Licenciatura em Ciências Aeronáuticas do ISEC procura assim assegurar ao futuro profissional uma diferenciação muito importante junto das empresas de manutenção, face aos demais técnicos que optam por não obter um grau académico.

OPERACIONALIZAÇÃO

  1. O aluno candidata-se e ingressa na Licenciatura em Ciências Aeronáuticas;
  2. No decorrer da Licenciatura, sempre que o aluno conclui com aproveitamento uma das disciplinas indicadas na tabela abaixo, está automaticamente habilitado para realizar o exame do módulo que lhe corresponde no Plano de Estudos TMA B1.1, tendo acesso em permanência à plataforma online para consulta dos manuais de instrução em versão bilingue, e tendo igualmente acesso à base de questões de exame para preparação da prova;
  3. Toda a formação TMA B1.1 decorre nas instalações do ISEC, aproveitando como formadores os Professores do ISEC das disciplinas correspondentes, que são Engenheiros conceituados da indústria (oriundos por exemplo da TAP - Manutenção e Engenharia);
  4. No final da Licenciatura, o formando entra na componente prática de manutenção numa empresa parceira certificada Part145 (on-job training).
  5. A certificação é assegurada pela Sevenair Academy, enquanto empresa certificada pela EASA como Part147.

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

CORRESPONDÊNCIA - PLANO ESTUDOS TMA B1.1

SEMESTRE ECTS
Matemática 1 Módulo 1 - Matemática 1º Semestre 6
Economia e Gestão 1º Semestre 3
Química 1º Semestre 6
Informática 1 1º Semestre 4
Segurança de Voo 1º Semestre 3
Seminário de Aeronáutica 1º Semestre 3
Inglês Técnico 1º Semestre 5
Matemática 2 2º Semestre 6
Informática 2 2º Semestre 3
Ética e Deontologia 2º Semestre 2
Física Módulo 2 - Física 2º Semestre 6
Fatores Humanos Módulo 9 - Factores Humanos 2º Semestre 3
Fundamentos de Transporte Aéreo - 2º Semestre 4
Ciência dos Materiais 2º Semestre 6
2º ANO PLANO ESTUDOS TMA B1.1 SEMESTRE ECTS
Eletrotecnia Módulo 3 - Fundamentos de Eletrotecnia 1º Semestre 4
Matemática 3 - 1º Semestre 6
Probabilidades e Estatística - 1º Semestre 4
Mecânica Aplicada 1º Semestre  6
Tecnologia Mecânica 1º Semestre 6
Desenho Técnico 1º Semestre 4
Aeronaves 2º Semestre 3
Resistência dos Materiais Módulo 6 - Materiais e Equipamentos físicos 2º Semestre 6
Termodinâmica - 2º Semestre 6
Qualidade 2º Semestre 3
Mecânica dos Fluídos 2º Semestre 6
Eletrónica 2º Semestre 6
3º ANO PLANO ESTUDOS TMA B1.1 SEMESTRE ECTS
Aerodinâmica Módulo 8 - Noções Básicas de Aerodinâmica 1º Semestre 4
Sistemas de Aeronaves Módulo 11 - Aerodinâmica, estruturas e sistemas de aviões de turbina 1º Semestre 5
Regulamentação Aeronáutica Módulo 10 - Legislação Aeronáutica 1º Semestre 3
Projeto Aeronáutico 1 - 1º Semestre 5
Manutenção de Aeronaves Módulo 7 - Práticas de Manutenção 1º Semestre 5
Sistemas Digitais Módulo 5 - Técnicas digitais/Sistemas eletrónicos de instrumentação 1º Semestre 5
Telecomunicações 1º Semestre 3
Estruturas - 2º Semestre 5
Eletroaviónica Módulo 4 - Fundamentos de Eletrónica 2º Semestre 4
Propulsão Módulo 15 - Motores de turbina a gás 2º Semestre 5
Projeto Aeronáutico 2 2º Semestre 8
Teoria do Voo - 2º Semestre 4
Motores Alternativos e Hélices Módulo 17 - Hélices 2º Semestre 4
Aprovado em Despacho n.º 6446/2017
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). 
Curso habilitado à inscrição no Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

COORDENAÇÃO DO CURSO


ENG.ª ISABEL MARTINS
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MESTRE DALILA LOPES
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Licenciada em Engenharia Civil (ramo de estruturas) pelo IST, Mestre em Transportes no perfil de Planeamento e Políticas de Transportes (IST). Doutoranda em Engenharia Civil na área de estruturas de enformados a frio (IST). Desenvolve a sua atividade profissional na área de projeto, direção de obra e direção de fiscalização, desempenhando funções de coordenação e direção técnica em várias empresas. Consultora na área da reabilitação do património edificado.

 

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A licenciatura em Engenharia da Construção e Reabilitação do ISEC configura uma oferta formativa sólida, direccionada para as técnicas, processos e metodologias de reabilitação conferindo aos seus detentores os conhecimentos necessários adstritos ao exigente exercício de ‘reabilitar’. É sobretudo uma resposta de elevada capacitação científica e técnica às atuais necessidades do mercado da construção mas sobretudo ao mercado da reabilitação.

Contrariando a uniformidade como princípio que assiste o ensino da Engenharia, propõe-se uma licenciatura que, salvaguardando a solidez das bases científicas e técnicas da Engenharia Civil, permite aos seus detentores actuar de uma forma sustentada e esclarecida  quando solicitados  a intervir em acções que vão para além da construção nova.

O licenciado em Engenharia da Construção e Reabilitação deverá ser capaz de:

  • Analisar, conceber, propor e executar soluções de engenharia aplicadas às construções;
  • Elaborar estudos de diagnóstico às patologias identificadas, propor metodologias de inspecção, definir estratégias de monitorização e propor técnicas de reabilitação;
  • Definir estratégias de intervenção adequadas às construções, recentes ou antigas, a reabilitar;
  • Elaborar cadernos de encargos exigenciais;
  • Definir Especificações técnicas dos trabalhos a executar;
  • Elaborar projectos de intervenção
  • Assumir, em contextos organizacionais diversificados, responsabilidades ao nível da Direcção e Coordenação de obras, quer se trate de obra nova ou obra de reabilitação;

 

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE ECTS
Matemática 1 1º Semestre 5
Informática 1º Semestre 4
Introdução à Engenharia da Construção e da Reabilitação 1º Semestre 3
Desenho Técnico 1º Semestre 5
Economia e Gestão 1º Semestre 4
Química 1º Semestre 5
Segurança na Construção 1º Semestre 4
Matemática 2 2º Semestre 6
Física 1 2º Semestre 6
Arquitectura 2º Semestre 4
Materiais de Construção 2º Semestre 6
Ordenamento do Território e Transportes 2º Semestre 4
Probabilidades e Estatística 2º Semestre 4
2º ANO SEMESTRE ECTS
Topografia 1º Semestre 4
Matemática 3 1º Semestre  6
Física 2 1º Semestre 5
Resistência dos Materiais 1º Semestre 5
Segurança Contra Incêndios em Edifícios 1º Semestre 5
Mecânica dos Solos e Fundações 1 1º Semestre 5
História do Património 2º Semestre 3
Construção, Reabilitação e Sustentabilidade 2º Semestre 3
Patologias dos Materiais, Anomalias e Diagnóstico das Construções 2º Semestre 5
Processos Gerais de Construção 2º Semestre 5
Estaleiros e Planeamento de Obras 2º Semestre 4
Análise de Estruturas 2º Semestre 5
Mecânica dos Solos e Fundações 2 2º Semestre 5
3º ANO SEMESTRE ECTS
Betão Armado 1º Semestre 5
Hidráulica Geral 1º Semestre 4
Dimensionamento de Estruturas de Madeira 1º Semestre 5
Dimensionamento de Estruturas Metálicas e Mistas 1º Semestre 6
Técnicas de Reabilitação 1 1º Semestre 6
Investigação Operacional 1º Semestre 4
Edificações 2º Semestre 4
Dimensionamento de Estruturas de Betão Armado 2º Semestre 4
Técnicas de Reabilitação 2 2º Semestre 5
Dimensionamento de Estruturas de Aço Enformado a Frio 2º Semestre 5
Instalações em Edifícios 2º Semestre 4
Projecto de Intervenção 2º Semestre 8

 

 

Aprovado em Despacho n.º 11174/2014, do MCTES.
Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior | Processo CEF/1112/15612, de 25/11/201

 

Coordenador Licenciatura Gestão Hoteleira

 

COORDENADOR
Dr. João Serrano
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CO-COORDENADORA
Doutora Ana Pereira Neto
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A Licenciatura em Gestão Hoteleira destina-se a jovens em formação inicial e aos profissionais do sector que desejem desenvolver as suas capacidades e competências técnicas e operacionais na área da gestão.

Tem a duração de 6 semestres curriculares em 3 anos lectivos. O curso está organizado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência de Crédito (ECTS), permitindo uma acumulação total de 180 ECTS e a prossecução de estudos para um 2º Ciclo - Mestrado.

Contempla palestras e conferências realizadas por convidados de reconhecido mérito e prestígio no contexto empresarial, técnico e científico, jornadas técnicas desenvolvidas sobre diversas temáticas que complementam a formação de base e possibilitam aos nossos alunos, sem custos acrescidos, complementar a sua formação e também visitas de estudo a diversas unidades hoteleiras ou de restauração, desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares técnicas e operacionais ou em seminários.

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE ECTS
Economia I 1º Semestre 5
Ética e Deontologia 1º Semestre 3
Informática de Gestão 1º Semestre 5
Inglês I 1º Semestre 4
Introdução à Gestão 1º Semestre 2
Língua Estrangeira I (Espanhol I ou Francês I) 1º Semestre 4
Probabilidades e Estatística 1º Semestre 4

Seminário I

1º Semestre 3
Contabilidade 2º Semestre 3
Economia II 2º Semestre 4
Inglês II 2º Semestre 4
Legislação Turística e Hoteleira 2º Semestre 2
Língua Estrangeira II (Espanhol II ou Francês II) 2º Semestre 4
Métodos Quantitativos 2º Semestre  4
Princípios de Gestão Hoteleira 2º Semestre  3
Técnicas de Produção e Serviço Hoteleiro I 2º Semestre 6
2º ANO SEMESTRE ECTS
Gestão de Alojamento I 1º Semestre 6
Gestão da Produção Alimentar 1º Semestre  6
Gestão de Recursos Humanos 1º Semestre 2

Higiene e Segurança Alimentar

1º Semestre 4
Inglês III 1º Semestre 3
Língua Estrangeira III (Espanhol III ou Francês III) 1º Semestre 3
Nutrição e Dietética 1º Semestre 4
Seminário II 1º Semestre 2
Contabilidade de Gestão 2º Semestre 3
Gestão de Alojamento II 2º Semestre 6
Gestão de Eventos 2º Semestre 3
Gestão de Marketing 2º Semestre 3
Gestão da Qualidade 2º Semestre 3
Inglês IV 2º Semestre  3
Língua Estrangeira IV (Espanhol IV ou Francês IV)  2º Semestre  3
Técnicas de Produção e Serviço Hoteleiro II 2º Semestre 6
3º ANO SEMESTRE ECTS
Enogastronomia 1º Semestre 4
Desenvolvimento Pessoal e Profissional 1º Semestre 4
Design Hoteleiro 1º Semestre 3
Gestão de F&B 1º Semestre 5
Informática Aplicada à Hotelaria 1º Semestre 4
Negociação e Técnicas de Vendas 1º Semestre 4
Opção I (Gestão Logística ou Gestão Hoteleira em Unidades de Saúde) 1º Semestre 4
Seminário III 1º Semestre 2
Estágio 2º Semestre 10
Gestão Estratégica 2º Semestre 4
Gestão Financeira 2º Semestre 4
Gestão de Projeto 2º Semestre 2

Opção II (Atividade e Cultura Turística ou Comunicação Organizacional)

2º Semestre  3

Opção III (Mercados e Destinos Turísticos ou Empreendedorismo)

2º Semestre  3

Sustentabilidade Ambiental

2º Semestre 4

 

 

Número de registo da Licenciatura em Ótica e Optometria na DGES: R/A-Cr 128/2013
Diário da República - Lic. Óptica e Optometria
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior- NCE/12/01431

COORDENAÇÃO DO CURSO

 

Doutor Pedro Serra
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Dra. Ana Roque
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EM PARCERIA COM:

A Licenciatura em Ótica e Optometria do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa tem como principal objectivo formar Optometristas habilitados a trabalhar de forma autónoma ou em equipas multidisciplinares, prestando cuidados extensivos em saúde ocular.

As Funções dos Optometristas incluem a detecção, análise, avaliação e compensação de problemas visuais de natureza refractiva, funcional e binocular assim como a prescrição de lentes compensadoras, ajudas visuais, reabilitação de alterações do sistema visual e o encaminhamento para outros profissionais da área da saúde.

No ISEC Lisboa temos como objectivo formar profissionais competitivos e especializados em Ótica e Optometria. Para isso, apostamos numa componente prática muito forte que está suportada por todas as infra-estruturas técnicas com equipamentos adequados e actualizados assim como pela Clínica Universitária que está aberta à comunidade e onde os alunos têm contacto com pacientes reais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

  • Prática de Optometria em regime de autonomia profissional ou em equipas multidisciplinares na área dos cuidados visuais e áreas afins
  • Empresas de fabrico e comercialização de materiais, componentes e equipamentos ópticos e optométricos
  • Investigação em Óptica e Optometria. 

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE ECTS
Anatomia e Fisiologia Gerais 1º Semestre 6
Matemática I 1º Semestre 6
Biofísica 1º Semestre 6
Química Geral 1º Semestre 6
Ótica Fisiológica 1º Semestre 3
Matemática II 2º Semestre 6
Anatomia e Fisiologia Oculares  2º Semestre 6
Física I 2º Semestre 6
Ótica Geométrica 2º Semestre 6
Bioquímica 2º Semestre 6
2º ANO SEMESTRE ECTS
Materiais Óticos I 1º Semestre 3
Física II 1º Semestre  6
Optometria I 1º Semestre 6
Ótica Física I 1º Semestre 3
Matemática III 1º Semestre 6
Cálculo Aplicado 1º Semestre 6
Epidemiologia e Bioestatística  2º Semestre 4
Óptica Física II 2º Semestre 4
Optometria II 2º Semestre 6
Óptica Oftálmica I 2º Semestre 4
Física III 2º Semestre 6
Materiais Ópticos II 2º Semestre 6
3º ANO SEMESTRE ECTS
Optometria III 1º Semestre 6
Imunopatologia e Farmacologia Geral 1º Semestre 6
Ótica Oftálmica II 1º Semestre 6
Contactologia I 1º Semestre 6
Instrumentos Óticos e Optométricos 1º Semestre 6
Contactologia II 2º Semestre 8
Optometria Clínica 2º Semestre 8
Perceção e Neuroprocessamento Visual 2º Semestre 4
Imunopatologia e Farmacologia Ocular 2º Semestre 6
Psicologia Aplicada à Optometria 2º Semestre 2
Ética e Deontologia 2º Semestre 2
Aprovado em Despacho n.º 25833/2008, de 15 de Outubro
Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior a 5 de Junho de 2014 por cinco anos, contados a partir da data da acreditação condicional referida - ACEF/1112/15617

COORDENAÇÃO DO CURSO

 

Dr. Arnaldo Costeira
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Doutor Constantino Dias Teixeira
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A aposta na criação do curso de licenciatura em Gestão Autárquica e as diferentes especializações propostas justificam-se no quadro de um processo de mudança em que as autarquias se encontram confrontadas não apenas com novas exigências sociais, mas também com problemas de complexidade crescente, aos quais têm dificuldade em responder de modo adequado.

Essa dificuldade de resposta reside menos nos problemas e reside mais nas características endógenas da Administração Autárquica, tradicionalmente marcada por características de centralização, de organização sectorial e de processos burocráticos de gestão que a desarmam para responder de forma eficaz às suas novas missões.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Esta formação permite exercer Gestão nas Instituições de poder local, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Administração Regional, Associações Municipais e Empresas Municipais, respondendo à crescente autonomia e modernização que se avizinha; Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Administrativa.

PLANO DE ESTUDOS

1º ANO

SEMESTRE ECTS
História do Municipalismo e do Poder Local 1º Semestre 4
Introdução à Gestão 1º Semestre 5
Economia I 1º Semestre 4
Informática de Gestão 1º Semestre 4
Métodos Quantitativos I 1º Semestre 5
Língua Estrangeira I 1º Semestre 4
Ética e Deontologia 1º Semestre 2
Seminários I 1º Semestre 2
Teoria do Poder Local 2º Semestre 4
Sistemas de Informação Municipal 2º Semestre 3
Economia II 2º Semestre 4
Introdução ao Estudo do Direito 2º Semestre 3
Estatística 2º Semestre 4
Língua Estrangeira II 2º Semestre 4
Seminários II 2º Semestre 3
Métodos Quantitativos II 2º Semestre 5
2º ANO SEMESTRE ECTS
Direito Administrativo I 1º Semestre 4
Direito e Instituições Autárquicas 1º Semestre  4
Finanças e Contabilidade Autárquica I 1º Semestre 6
Gestão de Marketing 1º Semestre 4
Gestão de Recursos Humanos 1º Semestre 4
Gestão Estratégica 1º Semestre 6
Seminários III 1º Semestre 2
Direito Administrativo II 2º Semestre 2
Gestão de Projectos Municipais 2º Semestre 4
Gestão Estratégica das Organizações 2º Semestre 6
Instituições Europeias e Políticas 2º Semestre 4
Finanças e Contabilidade Autárquica II 2º Semestre 6
Gestão da Qualidade 2º Semestre 5
Seminários IV 2º Semestre 3
3º ANO SEMESTRE ECTS
Planeamento Regional e Urbano 1º Semestre 5
Sustentabilidade Ambiental 1º Semestre 5
Gestão de Fundos Comunitários 1º Semestre 6
Gestão da Mudança e Inovação Autárquica 1º Semestre 4
Gestão Financeira Autárquica 1º Semestre 4
Seminários V 1º Semestre 2
Regime da Contratação Pública 1º Semestre 4
Desenvolvimento Pessoal e Profissional 2º Semestre 4
Seminário Global (a) / Estágio (a) 2º Semestre 26

(a) Unidade curricular optativa: Os alunos deverão optar por realizar um trabalho final de curso integrado na unidade curricular “Seminário Global” ou a realização de estágio curricular com duração equivalente a 230horas (3horas + (7horas × 4dias p/semana × 8 semanas) + 3 horas) numa organização autárquica acrescido do respectivo relatório de estágio.

(a) Optional unit: Students should choose to do a final work integrated course in the course "Global Seminar" or accomplish an internship with equivalent duration 230horas (3 hours + (7horas × 4days p / week x 8 weeks) + 3 hours) in a municipal organization plus the respective stage report.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS