MUDANÇA DE INSTITUIÇÃO, CURSO E REINGRESSO
Portfolio
- Detalhes
- Categoria: Eventos
- Visualizações: 1612
O ciclo de conferências Direito à Cidade resulta da ordem de trabalhos da Cátedra da UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma, sob a responsabilidade da Rede Unitwin, liderada pelo ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências.
Este ciclo de seminários reunirá temas de investigação relacionados com o direito coletivo à cidade, tais como: memória, urbanismo e património. Serão analisadas e promovidas as relações entre o direito à cidade e o direito à educação, os coletivos urbanos, os movimentos sociais e as lutas na/pela cidade; A democracia e participação cívica com enfoque na participação das crianças e dos jovens na construção de políticas públicas na cidade. Será também um objetivo elevar a cidade como espaço de construção de identidades, a cidade como espaço para viver, aprender e contribuir para o enraizamento de pedagogias urbanas na sociedade.
Este ciclo de conferências decorrerá mensalmente - acontecerão todas as últimas quartas-feiras de cada mês, em modo online.
A participação é gratuita, mas carece de inscrição.
28 DE MARÇO (17:30 PT) |
||
ORADOR:
|
||
Carlos Fortuna Ph.D. em Sociologia (State University of New York - Binghamton - 1989), é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais tendo sido um dos seus co-fundadores em 1978. Foi coordenador científico dos Programas de Doutoramento em "Sociologia" e em "Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas". Colaborou como co-coordenador da Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos. A sua investigação tem-se centrado em temas urbanos, designadamente nas áreas da cultura, das identidades, do turismo e dos territórios e patrimónios locais. Foi Delegado Nacional junto da Comissão Europeia para as Ciências Sociais (6º Programa Quadro – Prioridade 7) e membro do Board of Directors da Comissão Fulbright em Lisboa (2001-03). Foi também Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (1998-2002) e membro do Comité Executivo da Associação Internacional de Sociologia (2002-06). Os seus interesses de investigação repartem-se pelas questões de cultura urbana, patrimónios e memória urbana, identidades, turismo e imagem das cidades. É autor de vários livros e publicações, com títulos conhecidos como: "Simmel: A Estética e a Cidade" (Coimbra, Imprensa da Universidade,2010)(Org.); Diálogos Urbanos (Coimbra, Almedina, 2013) (Org.) e Cultura, Formação e Cidadania (Lisboa, GEPAC; 2015). Em 2020 foi distinguido ex-aequo com o Prémio Análise Social (2020), pelo artigo "O mundo social do ruído. Contributos para uma abordagem sociológica", publicado na revista Análise Social do ICS-UL | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
LOCAL: Online ID da reunião: 955 1513 4530 Senha: 127484 |
||
- Detalhes
- Categoria: Eventos
- Visualizações: 344
ADIADO
MEET'24 | MANAGEMENT ENHANCING EDUCATIONAL TERRITORIES
A Conferência MEET'24 que iria decorrer no próximo dia 2 de abril foi ADIADA. A nova data será posteriormente anunciada.
A Conferência MEET'24 decorrerá no dia 2 de abril de 2024 no Campus Académico do Lumiar. Esta ação pretende criar uma dinâmica para educadores, investigadores, administradores e decisores políticos convergirem e explorarem estratégias inovadoras para otimizar os ecossistemas educativos através das melhores práticas de gestão. O objetivo desta conferência é promover um ambiente de colaboração onde os participantes possam partilhar ideias, melhores práticas e investigação de ponta para melhorar a gestão dos territórios educativos. A conferência abordará uma vasta gama de tópicos, incluindo, mas não se limitando a: Educação e Administração Local, Liderança e governação educativa, Gestão da cidade que educa e transforma, abordagens pedagógicas inovadoras que podem revolucionar a experiência de ensino e aprendizagem, Territórios, Envolvimento Comunitário e Parcerias, Sustentabilidade, Territórios e Administração Local.
Os participantes terão a oportunidade de participar em debates e sessões de networking com o objetivo de fomentar a colaboração e a troca de conhecimentos. A MEET’24 visa catalisar transformações positivas na gestão da educação e da administração local, contribuindo, em última análise, para a criação de paisagens educativas vibrantes e eficazes em todo o mundo.
- Detalhes
- Categoria: Eventos
- Visualizações: 302
O ISEC Lisboa em parceria com o ISCE está a organizar as Jornadas Pedagógicas, este ano subordinadas ao tema “A Formação de Educadores e Professores” e que realizam-se nos dias 17 e 18 de maio.
A edição deste ano que se realiza no Auditório do ISCE, acontece em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES e abordará as áreas temáticas “Transformar a Educação – Projetos”, “Formação Inicial, Desenvolvimento Profissional e Valorização Social de Educadores e Professores”, “Práticas Educativas Inclusivas, Colaborativas e Participativas”, “Planos de Inovação Pedagógica” e “Promoção do Bem-Estar”, tendo o seguinte programa provisório:
17 de maio
14h30 | Sessão de Abertura
15h00 | Conferência de Abertura
16h00 | Pausa
16h30 | Sessão 1 – Simpósios de Apresentação de Comunicações
17h30 | Sessão 2 – Simpósios de Apresentação de Comunicações
18 de maio
09h30 | Sessão 3 – Simpósios de Apresentação de Comunicações
11h00 | Pausa
11h30 | Sessão 4 – Simpósios de Apresentação de Comunicações
12h00 | Conferência de Encerramento
13h00 | Sessão de Encerramento
O ISEC Lisboa e o ISCE convidam à participação de todos quantos queiram apresentar as suas comunicações, destacando a data de call for papers que acontece até 17 de março (apresentação de resumos que devem ter no máximo 300 palavras).
A participação carece de inscrição obrigatória através do envio de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., acompanhada do template de inscrição disponível aqui.
Consulte as normas de submissão dos artigos e dos resumos aqui.
- Detalhes
- Categoria: Eventos
- Visualizações: 373
Clique no botão abaixo para entrar no webinar.
Senha de acesso: 544699
Assista Aqui