Oradores

speaker

Luís Mendes

08 Janeiro 2026 - 18h00 (PT) / 15h00 (BR)

Geógrafo, Professor Assistente Convidado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2012/…) e na Escola Superior de Educação de Lisboa (2009/…), e na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2005/2006). Desde 2003, exerce funções de Investigador Permanente no Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG/UL), onde tem desenvolvido investigação nos domínios dos Estudos Urbanos (nomeadamente na gentrificação, habitação e regeneração urbana) e da Didática da Geografia. Membro da Associação Portuguesa de Geógrafos, da Associação de Economia Política, da Associação de Professores de Geografia e da Associação dos Inquilinos Lisbonenses, integrando a direcção das últimas duas desde 2012 e 2018, respectivamente. É consultor técnico e científico em diversas instituições públicas e privadas, e em projectos de investigação nacionais e internacionais. Destaque para o Gabinete de Vereadores da Câmara Municipal de Lisboa e, ocasionalmente, na Assembleia da República. Comissário na Comissão Técnica de Habitação da Ordem dos Arquitectos. Conselheiro suplente no Conselho Municipal de Habitação de Lisboa.

É autor de mais de duas centenas e meia de diversos artigos, capítulos de livros, pareceres, comunicações, relatórios científicos, livros e outras publicações na área dos temas de investigação acima citados. Co-orientador de diversas teses de mestrado e relatórios de estágio. Membro de equipa de investigação de mais de uma dezena de projectos de investigação. Actual co-coordenador do Projecto financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. “Care(4)Housing – A care through design approach to address housing precarity in Portugal” (PTDC/ART-DAQ/0181/2021). Integra como revisor, avaliador e parecerista mais de duas dezenas de revistas científicas nacionais e internacionais na área da Geografia, Estudos Urbanos e Didáctica da Geografia, tais como: Urban Studies; Urban Geography; Housing Policy Debate; Housing Studies; Tijdschrift voor Economische en Sociale Geografie; European Urban and Regional Studies; Environment and Planning A; Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia; Didáctica Geográfica; Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, etc.

O seu trabalho tem sido reconhecido e citado nos meios de comunicação social nacionais e internacionais onde tem presença frequente. Foi ainda galardoado com o Prémio Amílcar Patrício 2005, pela Associação Portuguesa de Geógrafos. Recebeu o Diploma de Mérito, prémio de reconhecimento de actividades com relevância para a comunidade, relativo ao triénio de 2016/2017/2018 atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Mais recentemente laureado com o Prémio de Melhor Artigo Científico 2021 em Geografia Humana e Ordenamento do Território, atribuído pelo CEG-UL. É dirigente associativo há 25 anos. Desenvolveu também nos últimos seis anos trabalho como activista no movimento Morar em Lisboa.

Tema conferência

Gentrificação, crise de habitação e política pública

Assistir Sessão
O que será abordado?

A crise da habitação em Portugal tem raízes profundas nas dinâmicas do mercado imobiliário, na escassez de políticas públicas robustas e nas formas de gestão do território. Não é, portanto, um fenómeno recente, mas o culminar de décadas de desinvestimento, especulação e ausência de políticas estruturais. Esta conferência de abertura propõe um enquadramento histórico e político do problema habitacional, à luz das alterações recentes à Lei dos Solos, refletindo sobre como essas mudanças podem influenciar o planeamento urbano, o uso do solo e o acesso à habitação. Serão discutidas as potencialidades e limitações do novo quadro legal, com especial atenção às implicações para a regulação do mercado, a mobilização de solos para fins habitacionais e a resposta pública à crise. Concluirá com a identificação de um conjunto de recomendações políticas no sentido de se concretizar o direito à habitação de forma universal, incondicional e inalienável.