13 Dezembro 2023 - 14h00(BR) / 17h00(PT)
É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde (UFRGS) e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (URI/FW.) Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Mestrado em Educação (PUC/RS); Doutorado em Educação (UFRGS) tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação (PUC/RJ). Trabalhou no Ministério da Educação (2005-2013), tendo coordenado a implantação do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado à Educação Profissional – PROEJA (2005 a 2007) e do Programa Mais Educação (2008 a 2013) como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil. Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma, atualmente presidente da Assembleia de Delegados. Agraciada com vários prêmios entre os quais o Prêmio Cora Coralina, pela contribuição à educação como inclusão social, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação; Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação: Categoria Ação Profissional, do Núcleo de Comunicação da Universidade de São Paulo; e a Comenda Porto do Sol e título de Cidadã de Porto Alegre da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS.
Retomando uma conversa necessária: a cidade que educa e se transforma.
Assistir SessãoA conferência colocará em pauta o papel das sociedades diante dos grandes desafios civilizatórios, em diferentes tempos e lugares, de buscarem modos de dar um passo adiante, de construir possibilidades de vida coletiva garantidora de segurança, sobrevivência e avanços culturais, econômicos, sociais. Precisamos refletir sobre como engendram-se as ideias, as forcas políticas e os ideais que mobilizem o aprender na cidade e o aprender a cidade, bem como, pensar a escola nesse conjunto de relações. Reaprender e reconstruir os territórios nos quais vivemos é uma possibilidade que depende de nossa disposição, individual e coletiva, para reescrevermos a história de nosso tempo.