Oradores

speaker

Adriana Bragagnolo

29 Novembro 2023 - 17:00 (PT)

É graduada em Pedagogia (1994), Mestre (2004) e Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2016), com estágio sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora de educação básica em redes públicas e privadas de ensino, especialmente na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. É professora titular da Universidade de Passo Fundo, com docência nas áreas da linguagem, práticas de ensino, estágio e infância. Coordenou o Curso de Pedagogia (2016-2018) e o curso de especialização: Currículo e Infância (2014-2018). Atua na formação continuada de professores nos municípios da região. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Infância e participa do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPALFA/UPF). Realiza estudos sobre as temáticas: interação verbal e aprendizagem com crianças de educação infantil e anos iniciais; curricularização da extensão; criança e cidade. Atua como professora colaboradora do PPGECM/UPF. É avaliadora de projetos de Educação Básica da SEB/MEC. É Diretora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UPF e Vice-Presidente Nacional do Fórum Nacional de Extensão das universidades comunitárias. Coordena o projeto UniverCidade Educadora: fazendo a lição de casa. É delegada e membro fundador da Cátedra Unesco - Rede Unitwin - A Cidade que Educa e Transforma.



speaker

Carla Vasconcellos

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou estância curta/período de estudos pós doutorais junto ao Departamento de Urbanística y Ordenación del Território da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Sevilha - Espanha (2017). Realizou Curso de Especialização em Territórios Colaborativos pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL (2018). Realizou período de estudos pós doutorais junto a Universidade Lusófona do Porto - Portugal (2020-2021). Arquiteta concursada do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, lotada na Secretaria de Habitação e Saneamento do Estado (2000-2014). Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo - UPF (2003-atual). Professora coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo - UPF. Participa do grupo de trabalh0 UPF: Cátedra Unesco “A cidade que educa e transforma”.



speaker

Rosana Farenzena

Fez graduação em Pedagogia, especialização em Alfabetização, Psicologia, Mestrado em Educação e Doutorado em Estudos da Criança, este último na Universidade do Minho, Portugal. Foi, por décadas, professora da rede pública estadual de educação do RGS. É professora titular do Instituto de Humanidades Ciências Educação e Criatividade (IHCEC), da Universidade de Passo Fundo, e integra o colegiado do Curso de Pedagogia. Dentre as principais disciplinas de atuação estão: Educação Lúdica e Corporeidade; Psicologia da Educação; Psicologia da Aprendizagem; Jogos e Brincadeiras; Educação e Infância; Educação de Zero a Três Anos, bem como a orientação e supervisão de estágios curriculares e orientação de trabalhos finais de curso. Lançou e coordenou o Observatório da Juventude e de Violências nas Escolas, resultante de parceria UPF e Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade. Foi representante institucional no Programa Interinstitucional de Integração da Universidade com a Educação Básica - PIEB, que congregou as IES associadas ao Consórcio de Universidades Comunitárias Gaúchas. Faz coordenação conjunta do Núcleo de Estudos em Infância do IHCEC/UPF, ainda coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas. Participa do Conselho Municipal de Educação, presta assessoria para redes municipais de educação e escolas. Desenvolveu e integrou pesquisas sobre o bullying escolar, transporte ativo para a escola e trata, com profundo interesse, das questões do brincar livre; criança e natureza; criança e cidade; espaços de recreio, escolas da floresta e escolas verdes. Mantém vívida a sua criança interior, reinventa-se como princípio e está no mundo com uma perspectiva sistêmica, o que considera aprendizados de valor. Participa do grupo de trabalho UPF: Cátedra Unesco “A cidade que educa e transforma”.

Tema conferência

A criança como protagonista de um projeto de cidade.

Assistir Sessão
O que será abordado?

A conferência objetiva discutir o conceito de criança e de cidade por uma abordagem que compreende a construção de processos coletivos permeados pela escuta, pela participação e protagonismo, como princípios. Pelas pesquisas nas áreas da pedagogia e da arquitetura e urbanismo o debate trata de contribuir para uma cidade que educa e transforma.