Docente Isabel Maria Palma Aleixo Cabrita
Maria Emilia da Silva Baltazar
Objetivos da Unidade Curricular
e Competências a Desenvolver

Objetivos:

  • Apresentar o estado-da-arte, impactes e progressos em novas conceções;
  • Transferir conhecimento em domínios dos novos combustíveis, da conversão energética, do armazenamento de energia e da integração tecnológica/processos;
  • Identificar barreiras e oportunidades em I&D, e da implementação de soluções tecnológicas disruptivas nacional e internacionalmente;
  • Potenciar a criatividade individual para geração de ideias sobre possíveis desenvolvimentos numa visão estratégica para um futuro tecnológico sem produção de emissões.

Competências: 

  1. Avaliar o grau de maturidade tecnológica de propostas de novas instalações que lhe venham a ser presentes;
  2. Identificar oportunidades de desenvolvimento e de demonstração, ou de implementação de novas tecnologias no mercado;
  3. Apresentar soluções inovadoras recorrendo a novas tecnologias e emergentes;
  4. Colaborar na conceção de projetos tecnológicos.
Conteúdos Programáticos

Estado-da-Arte
Looping Químico
Novos Combustíveis
Pilhas de Combustível
Tecnologia Solar de Alta Temperatura
Sistemas Híbridos
Armazenamento de Energia

 

Tecnologias Emergentes
Tendências Tecnológicas
Monitorização Energética e Ambiental em Tempo Real
Desafios na Distribuição de Energia
Pilhas Microbianas

 

Integração de Processos e Automatização
Sistemas Inteligentes
Integração Tecnológica
Integração de Processos para Otimização Energética e Ambiental
Exemplos e Aplicações

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Metodologias de ensino
e avaliação 

A metodologia de ensino inclui uma componente de interação com os alunos de forma a dinamizar a discussão sobre os temas apresentados. Os alunos são também estimulados a trabalhar em grupo, tendo que realizar um conjunto de trabalhos sobre temas específicos relacionados com as matérias tratadas em ambiente EAD.

Ao longo de 15 semanas serão disponibilizadas 4 aulas síncronas, onde as 3 primeiras (1 hora cada) serão vídeo aulas sobre os capítulos que constituem a UC e uma última (4 horas) para a apresentação dos trabalhos pelos alunos, as restantes 11 aulas serão assíncronas onde serão disponibilizados vídeos para visualização bem como documentos para leitura para reflexão e consolidação de conhecimentos por parte dos estudantes, fóruns de discussão e dúvidas construção de uma WIKI da UC e a realização de 3 webinars agregando a informação dos respetivos capítulos, a cada final de capítulo será realizado um Quizz da matéria.

A avaliação final resulta da realização de:

  1.  Duas provas online individuais (60%);
  2. Uma dissertação realizada em grupo com uma comunicação oral individual e discussão temática sobre o âmbito do trabalho (30%) através dos recursos online onde pode postar vídeos com a apresentação e fóruns de discussão.
  3. Um conjunto de trabalhos realizados individualmente com uma comunicação oral sobre um dos trabalhos apresentados (10%), com data para submissão online atribuída.

 

Para obter aprovação a esta unidade curricular, os alunos deverão obter uma classificação superior a 9,5 valores na classificação final.

Bibliografia de consulta/
existência obrigatória
  • Ronald W. Breault (2019), Handbook of Chemical Looping Technology, Wiley, 473 pp., ISBN 978-3-527-80933-2.
  • Raghavendra Sangepu & Vijay Muni T (2015), Effect of Power Quality Issues in Power System and its Mitigation by Power Electronic Devices, Discovery, (28)105, 72-79.
  • Alfred Rufer (2018), Energy Storage: Systems and Components, CRC Press, 274 pp., ISBN 978-1-138-08262-5.
  • Fabrizio Scala (2013), Fluidised bed technologies for near-zero emission combustion and gasification, 1058 pp., Woodhead Publishing Limited, ISBN 978-0-85709-541-1
  • Bibliografia adicional publicada sobre tecnologias específicas e artigos científicos recentemente publicados em matérias específicas, disponibilizados durante o curso das aulas. Adicionalmente, com foco no hidrogénio e na tecnologia CCUS:
    DGEG (Ed.), 2019), Integração do Hidrogénio nas cadeias de valor: Sistemas energéticos integrados mais limpos e inteligentes,106 pp.,
    ISBN 978-972-8268-48-0.